Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MySQL Modelagem de banco de dados query sql


Posts recomendados

A ideia básica da PK é ser uma identidade de cada linha da tabela. Ou seja, numa tabela, não pode ter duas linhas com PK's iguais. A PK é o código único que vai identificar cada linha.


Por exemplo

Um cadastro de pessoas tem vários campos

Nome, nome da mae, data de nascimento, sexo (p, m ou g) , endereço, telefone, e por aí vai. É preciso um campo que identifique a pessoa. Pode acontecer de ter mais de uma pessoa com o mesmo nome, concorda ? Pode ter mais de uma pessoa com a mesma màe, sexo, data de nascimento ... Aí usamos o campo CPF que pode ser uma PK pois não existem duas pessoas com o mesmo CPF. Então o CPF é a PK da tabela de pessoas. Outros exemplos

Uma tabela de carros

ANo, modelo, fabricante, combustível, cor, tamanho do motor, e por aí vai. Mas o que é que cada carro, cada espécime tem que não tem dois iguais ? Que identifica o carro ? A placa!  A Placa é a PK da tabela de carros.

Quando criamos tabelas, as vezes a PK não é óbvia. Nos casos acima, ficou fácil. Mas as vezes não é tão simples assim. 
Imagine que você é dono de uma locadora de automóveis e quer criar uma tabela de locação. Quer registrar que pessoa locou qual veículo, quando foi que pegou o carro, quando o devolveu e quantos km rodou até a devolução. Qual é a PK dessa tabela ?  Nesse caso, gera-se um número único que irá identificar a locação. Pode ser o número do contrato. 
Então essa tabela de locação ficaria com os seguintes campos

contrato - PK

data de locação
data de devolução
km rodados

cpf do locador - FK da tabela de pessoas
placa do veículo - FK da tabela de carros


Observe, o número do contrato é único. Não vai ter dois contratos com o mesmo número. O controle dessa numeração pode ser feito via software (que conta cada contrato) ou de outra forma com formulários de contrato com os números pré-impressos na gráfica.

 

A FK (foreign keys) são campos da tabela de locação que identificam a pessoa que fez a locação e o carro que foi locado na ocasião. Isso permite que uma pessoa alugue n carros ao longo do tempo, desde que em contratos distintos. Cada nova locação, um novo contrato com número único. O mesmo acontece com os carros. O carro pode ser locado diversas vezes, desde que para contratos diferentes.

Esse foi um exemplo simplificado com fins didáticos e espero que tenha entendido. Se sua dúvida persistir, tente postar aqui mais detalhes sobre o problema que está tentando resolver e nós damos dicas adicionais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!