Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
BOREAL008

MySQL Modelagem de banco de dados query sql

Recommended Posts

https://prnt.sc/jboi17      , Galera estou fazendo uma atividade no sql e preciso da ajuda de vcs, porque não manjo mt de sql e queria saber como usar as PK e as  FK

 para relacionar as tabelas.... HELPP

 

ai a cima está o link da foto no brmodelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia básica da PK é ser uma identidade de cada linha da tabela. Ou seja, numa tabela, não pode ter duas linhas com PK's iguais. A PK é o código único que vai identificar cada linha.


Por exemplo

Um cadastro de pessoas tem vários campos

Nome, nome da mae, data de nascimento, sexo (p, m ou g) , endereço, telefone, e por aí vai. É preciso um campo que identifique a pessoa. Pode acontecer de ter mais de uma pessoa com o mesmo nome, concorda ? Pode ter mais de uma pessoa com a mesma màe, sexo, data de nascimento ... Aí usamos o campo CPF que pode ser uma PK pois não existem duas pessoas com o mesmo CPF. Então o CPF é a PK da tabela de pessoas. Outros exemplos

Uma tabela de carros

ANo, modelo, fabricante, combustível, cor, tamanho do motor, e por aí vai. Mas o que é que cada carro, cada espécime tem que não tem dois iguais ? Que identifica o carro ? A placa!  A Placa é a PK da tabela de carros.

Quando criamos tabelas, as vezes a PK não é óbvia. Nos casos acima, ficou fácil. Mas as vezes não é tão simples assim. 
Imagine que você é dono de uma locadora de automóveis e quer criar uma tabela de locação. Quer registrar que pessoa locou qual veículo, quando foi que pegou o carro, quando o devolveu e quantos km rodou até a devolução. Qual é a PK dessa tabela ?  Nesse caso, gera-se um número único que irá identificar a locação. Pode ser o número do contrato. 
Então essa tabela de locação ficaria com os seguintes campos

contrato - PK

data de locação
data de devolução
km rodados

cpf do locador - FK da tabela de pessoas
placa do veículo - FK da tabela de carros


Observe, o número do contrato é único. Não vai ter dois contratos com o mesmo número. O controle dessa numeração pode ser feito via software (que conta cada contrato) ou de outra forma com formulários de contrato com os números pré-impressos na gráfica.

 

A FK (foreign keys) são campos da tabela de locação que identificam a pessoa que fez a locação e o carro que foi locado na ocasião. Isso permite que uma pessoa alugue n carros ao longo do tempo, desde que em contratos distintos. Cada nova locação, um novo contrato com número único. O mesmo acontece com os carros. O carro pode ser locado diversas vezes, desde que para contratos diferentes.

Esse foi um exemplo simplificado com fins didáticos e espero que tenha entendido. Se sua dúvida persistir, tente postar aqui mais detalhes sobre o problema que está tentando resolver e nós damos dicas adicionais.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×