Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Há mais ou menos um mês comprei um ventilador chamado "Ventisol Wind" de pás transparentes, ele é novo, em perfeito estado, porém, ao ligar pela primeira vez notei alguns problemas. Na primeira vez, ao ligar no modo exaustão o ventilador não tinha força suficiente para começar a girar, sabia que estava ligado pois dava pra ouvir um ruído do motor, mesmo parado. Também notei que quando empurrava as pás com a mão, ele começava a girar, por isso acredito que não tinha força suficiente para começar a rodar.

Com um tempo de uso, esse problema despareceu.

Mas mesmo assim continuo encanado com uma coisa: Ele gira muito mais rápido no modo ventilação do que exaustão. Até gravei um vídeo onde está significativamente visível a diferença entre as duas funções: (primeiro liguei no modo ventilação, depois desliguei, esperei parar e liguei no modo exaustão)

Gostaria de saber se a exaustão é realmente mais lenta em ventiladores de teto, ou se meu ventilador veio com defeito...

Att.

• Membro VIP
Postado

O meu é mais lento também. Meio que conformei pois parece que a gravidade faz provocar mais esforço mecânico no eixo. Esta conclusão foi intuitiva pessoal e transferível mas nada baseada na eletro-física-mecânica ok?... E parece que já vi este filme ... literalmente... e aqui no forum memo...

Pra se ter certeza meio que absoluta da causa, teria que desmontar e deixar girando sem hélice e medir a rotação com tacômetro em ambos as direções... Se achar que deve, faça-o.

adicionado 4 minutos depois

Ah e se estiver ligando em 127 mas com ligação para 220, receba um cóqui virtual...

Postado

Sua teoria faz sentido. Fiquei meio preocupado pois já tive problemas com o modo exaustão quando comecei a usar o ventilador (como citei acima)

O que me deixa intrigado é que tem um vídeo no youtube desse mesmo ventilador, igual ao meu, e nesse vídeo o ventilador começa a girar bem mais rápido que o meu, isso me deixou bem curioso :confused: Se quiser ver o link é: https://www.youtube.com/watch?v=lM3FkTboULg

• Coordenador
Postado

@Victor A Abra o controle do ventilador, (tomada) e se nele tiver dois resistores ligados a chave de reversão, corte esses resistores (remova eles desse circuito), acredito que vai melhorar, ou corrigir essa falha!.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!