Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conectar FANs corretamente? | Fan Hubs


Posts recomendados

Bom pessoal, tenho um gabinete simples mas com alguns espaços pra FAN, ele já feio com um basicão e recentemente comprei mais 2 Sickleflow da CM, porém minha placa-mãe é uma H81M-S2PH e além do CPU_FAN só tem mais 1 conector 4 pinos SYS_FAN.

 

Conectei o fan que ja veio com o gabinete no SYS_FAN e os 2 Sickleflow coloquei direto na fonte, nos molex.

 

Pesquisando eu encontrei adaptadores pra conectar varios FANs num único conector da placa-mãe, além dos 3 fans extra que ja tenho pretendo colocar +1 no cooler que é o Hyper T4 ficando um 'push and pull' bacana, achei este Fan Hub aqui justamente como eu precisava: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811857634-hub-multi-fan-cooler-4x-4-pinos-controle-pwm-sleeved-cpu-_JM

 

Li nas declarações dos compradores deste produto que tem que se atentar à corrente deste HUB se o conector da placa-mãe suportaria para não queimar, então fiquei com essa dúvida, não consegui encontrar a informação correta em canto algum.

 

Então minhas perguntas são:

1 - Minha placa-mãe suportará (referente corrente citada acima) este hub caso eu compre e use os 4 conectores dele?

2 - Devo ligar este hub no CPU_FAN ou SYS_FAN ? Ou o funcionamento será o mesmo nos 2?

3 - No hub diz "CPU - FAN1 - FAN2 - FAN3" devo obedecer certo essas legendas? Conectar FAN do cooler no CPU e os FANs extra nos FAN 1-3? 

4 - Como falei mais acima desejo comprar mais 1 fan pra colocar no cooler do CPU ficando assim 2 no 'push and pull', como seria o modo de conectar corretamente no hub/placa-mãe para os 2 fans do cooler trabalharem igual?

 

Se alguem que usa um hub desse puder me explicar como ele funciona certinho

 

Pode ser meio complicado, inclusive peço desculpas se é pedir demais as informações acima, é que quero fazer tudo certo para não estar gastando dinheiro à toa e nem dar problema com meu equipamento!

 

Desde já, obrigado por vossa atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, JoabeHK disse:

Então minhas perguntas são:

1 - Minha placa-mãe suportará (referente corrente citada acima) este hub caso eu compre e use os 4 conectores dele?

2 - Devo ligar este hub no CPU_FAN ou SYS_FAN ? Ou o funcionamento será o mesmo nos 2?

3 - No hub diz "CPU - FAN1 - FAN2 - FAN3" devo obedecer certo essas legendas? Conectar FAN do cooler no CPU e os FANs extra nos FAN 1-3? 

No manual dela, deve ter o limite de corrente que essas saídas suportam.. Dá uma conferida..

 

Tem outro tipo de cabo assim, que usa o controle da placa-mãe, mas alimenta as fans pela fonte.. Acho que seria uma melhor solução..

 

 

55 minutos atrás, JoabeHK disse:

4 - Como falei mais acima desejo comprar mais 1 fan pra colocar no cooler do CPU ficando assim 2 no 'push and pull', como seria o modo de conectar corretamente no hub/placa-mãe para os 2 fans do cooler trabalharem igual?

Tinha um cabo splitter, que era pra essa finalidade.. AQUI... Mas, esse arranjo no cooler é bem dispensável.. Já que não quer gastar grana à toa, essa é uma forma, pois o ganho será ínfimo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, RS Faria disse:

No manual dela, deve ter o limite de corrente que essas saídas suportam.. Dá uma conferida..

 

Tem outro tipo de cabo assim, que usa o controle da placa-mãe, mas alimenta as fans pela fonte.. Acho que seria uma melhor solução..

 

 

Tinha um cabo splitter, que era pra essa finalidade.. AQUI... Mas, esse arranjo no cooler é bem dispensável.. Já que não quer gastar grana à toa, essa é uma forma, pois o ganho será ínfimo..

 

Na descrição do Hub que eu postei o link, mostra que ele tem tensão de 12V e no manual da placa +12V é o CPU FAN, o SYS FAN é +5V, então deve-se conectar esse HUB no CPU FAN que é 12, correto?

 

Sobre corrente, diz que o Hub aguenta até 2A, isso é a soma do consumo dos FANs conectados nele, isso? Sendo 2A o maximo que aguenta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, JoabeHK disse:

No manual não falava sobre corrente, só esse 5V no SYS_FAN e 12V no CPU_FAN

como saberei?

Bom, sejamos safos então: como sua placa-mãe é mais básica, eu não arriscaria nada mais que 500mA ou 0,5A, somando todas as entradas. O Sickleflow tem 0,35A de corrente máxima..

 

A opção seria esse tipo de cabo

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-958752952-ak-cb002-cabo-splitter-multi-cooler-pwm-molex-3x4-pinos-_JM

 

Note que ele tem um conector que vai na placa-mãe e outros três, pra conectar fans.. Além disso, tem uma conexão Molex, pra ligar na fonte.. As fans seriam controladas pela placa-mãe, mas alimentadas pela fonte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RS Faria disse:

Bom, sejamos safos então: como sua placa-mãe é mais básica, eu não arriscaria nada mais que 500mA ou 0,5A, somando todas as entradas. O Sickleflow tem 0,35A de corrente máxima..

 

A opção seria esse tipo de cabo

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-958752952-ak-cb002-cabo-splitter-multi-cooler-pwm-molex-3x4-pinos-_JM

 

Note que ele tem um conector que vai na placa-mãe e outros três, pra conectar fans.. Além disso, tem uma conexão Molex, pra ligar na fonte.. As fans seriam controladas pela placa-mãe, mas alimentadas pela fonte..

Pronto, era isso que queria saber

 

Muito obrigado pela sua ajuda, Faria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!