Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho uma dúvida que logo vou precisar por em prática, me falta a certeza.

Numa rede simples, um barramento apenas sem domínio, mas alguns usuários serão convidados, por cabo ou wi-fi e esses terão acesso somente a internet. Um roteador mikrotik e switch gerenciável mais básico seriam suficiente, pondo em vpn separado esses convidados? o roteador precisa combinar com o switch, que determinadas portas estão em outro barramento?

• Membro VIP
Postado

A princípio não seria necessário o uso de um switch gerenciável, o próprio Mikrotik já conseguiria gerenciar essas redes separadas através de VLANs.

Como você pensa na topologia dessa rede?

Postado

um roteador vai ficar bem limitado a número de hosts...

to ligado que mktk tem vlans, mas com apenas 5 portas, fico limitado...

uma rede em que o concentrador daria os serviços básicos sem um servidor centralizando e sem domínio.

o roteador na net, um switch no roteador e nele ligado todos os hosts, inclusive wireless com APs distribuídos.

Postado

entáo eu gerencio cada host na rede pelo roteador...

ipoteticamente, por ele mesmo eu crio 2 VPNs e gerencio esses dois grupos sendo, um geral e outra VPN convidado, isso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!