Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Thales Cestari

Montagem PC + Explicações de escolha.

Recommended Posts

Boa noite galera ! 

Venho aqui pedir a opinião de vocês sobre a montagem de um computador para trabalhos em 3D e renderização e também para jogos.

O orçamento para isso me varia entre R$ 5000 e 7000 para a máquina, o que me resta encontrar uma tela e periféricos com um preço bacana.

Após algumas pesquisas sobre a funcionalidade de cada peça no conjunto do computador para ele funcionar como um todo, me veio algumas dúvidas específicas...

Adianto as desculpas pelo tamanho do Post ! Foi a única maneira de ser o mais direto sobre minhas dúvidas.... xD

O Set-Up seria em  :

- Processador da série AMD (pela quantidade de núcleos e threads):

> AMD Ryzen 7 2700 

> AMD Ryzen 7 2700X        

> AMD Ryzen 7 1800X   

> AMD Ryzen 7 1700X

- > DÚVIDAS : os processadores da linha Ryzen 7 acima são relativos iguais, apresentando algumas diferenças entre adaptatividade com a placa-mãe e o clock. o que realmente difere cada um ? (além do preço, é claro hehe)                      

> AMD Threadripper 1900X

- > DÚVIDAS : Eu sei que a linha Threadripper é a mais potente porém a 1900X é equivalente as Ryzen 7,então a diferença está na Placa-Mãe que ela recebe por ter um socket TR4 ? o que poderia me proporcionar em relação as Ryzen ? Os demais Threadripper são muito mais caros, valem a pena ? 

- * A linha Xeon Octa Core (equivalente financeiramente aos AMD acima) entraria na disputa mesmo com o clock abaixo ? 

- * Estou ciente que os processadores precisaram de cooler/water cooler, colocarei junto ao tópico FONTES.

- * Também li algumas coisas sobre dois processadores em um único sistema, qual seria o ganho por isso ? Vale a pena ? 

- Placa-Mãe

- > Aqui que ficou minha maior dúvida durante a montagem do Set-Up, as placas para socket AM4 são em sua grande maioria de iguais suportando até 64GB de RAM, com 4 Slots de memória (optarei por 2 pentes para Dual Channel) e de formato ATX. Li aqui no fórum a preferência das placas a320, b350 e x370 para os Ryzen da linha 2000, porém elas se aplicam as outras AMD também ? E qual o segmento que devo seguir para escolher a ideal ? Achei também algo a respeito de Overclocks para os processadores pelas placas que disponibilizam uma "facilidade" para o controle. Aqui está algumas que achei que encaixariam com os processadores : 

> Asus ROG STRIX B350-F GAMING

> Asus PRIME X370-A

-* As Placas-Mãe MSI entrariam em qual conceito de escolha ?

-  Memória RAM

- >  A memória RAM na qual entendi ser a saciável para trabalhos de 3D e renderização é no mínimo 16GB e melhor aproveitado se for em 2 pentes de 8GB cada para ativar a função Dual Channel. Porém as placas-mãe de maneira geral (para o set-up) apresentam 4 Slots de memória, assim qual seria a diferença de usar uma memória única, uma de 2 pentes ( 2x8GB) ou uma de 4 pentes (4x4GB) ? Ocupando os 4 Slots seria apenas disponível para uma placa-mãe que suporte Quad Channel ?. Seria melhor optar por alguma Memória RAM de 32GB com 2 pentes ou 2 de 16GB usando os 4 slots ? Aqui está 2 Memórias que encaixei ao set-up:

>  Corsair Vengeance RGB 16GB

>  Kingston HyperX Fury Black Series 16GB 

-* As memórias adaptáveis a AMD segue algum padrão de clock ? Ambas são 2666Mhz então superiores não seriam tão efetivas quanto ?

Memória Armazenamento / SSD

- >  A memória de armazenamento para o set-up encontrada é de 2TB, porém me deparei com inúmeras marcas e preços e com quase a mesma descrição apresentando a diferença somente no RPM de cada memória. Assim qual é melhor optar ? 

>  Seagate HDD FireCuda 2TB 3.5" 7200RPM

- >  A memória SSD  após algumas pesquisas seria de no mínimo de 240GB, porém ela também se encaixa na mesma descrição da memória de armazenamento.....vários modelos e preços. As memórias SSD M.2. são tão caras em relação as demais ? Seria uma diferença a se revelar pela escolha ? 

>  SanDisk SSD 240GB 2.5"

- Placa de Vídeo 

- >  Sei que renderização se cabe ao processador porém li a respeito da renderização de GPU integrado com o processador, assim se tornando um ponto importante também além da finalidade dos jogos. Entretanto assim que me aprofundei nas pesquisas achei dois Chipset "distintos", os da GeForce e Radeon e tentando colocar dentro dos parâmetros do set-up selecionei placas de vídeo com o mínimo de 4GB ao máximo de 8GB. 

- >  DÚVIDA : qual é a diferença mais gritante entre a Radeon e Geforce ? Listei algumas placas interessantes ao set-up : 

> Gigabyte Radeon RX 580 8GB AORUS

> GALAX GeForce GTX 1070 Ti 8GB EXOC Sniper

> Asus Radeon RX 570 4GB ROG Strix

> EVGA GeForce GTX 1050 Ti 4GB GeForce 1000 Series

-*  As placas de vídeo Quadro são relevantes visando que também irei jogar e usar a placa em si ? 

- Fontes / Cooler

- > A fonte por visto em alguns lugares indicaram ela por volta de 500-600W, existe alguma dica a se atentar para escolher uma ? Qual seria a diferença entre uma Modular e uma Não Modular ? Achei esta fonte bem equivalente porém existe alguma tão satisfatória quanto ? 

> Corsair TX550M 550W Certificado 80+ Gold Modular ATX12V / EPS12V

- > O Cooler em função do processador é importante já que o mesmo não o possui, certo ? Porém minha duvida é em relação ao air cooler / water cooler, qual escolher ? Aqui está um para o set-up, escolhi um water:

> Corsair Hydro Series H60

O Gabinete será qualquer um q compacte as peças em si, já os periféricos e as telas comprarei em promoções ou usadas....creio que seja tudo meus caros ! 

Bom, quem conseguiu captar minha linha de raciocínio e minha dúvidas estão de parabéns e sintam meu imenso obrigado ! São dúvidas nas quais não achei em posts aqui no fórum, enfim....OBRIGADO ! 

Caso tenha algum outro set-up que atenda o que eu gostaria de ter (e que no qual descrevi) fique a vontade para compartilhar !

P.S.: Vale a pena procurar algo para linha Intel ? Vi que não era a melhor opção para meu desejo.....

MUITO OBRIGADO ! (:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Thales Cestari Vamos em partes, irei também no que eu entendo, então posso não cobrir todo o assunto do tópico.

Citação

> AMD Ryzen 7 2700 

> AMD Ryzen 7 2700X        

> AMD Ryzen 7 1800X   

> AMD Ryzen 7 1700X

- > DÚVIDAS : os processadores da linha Ryzen 7 acima são relativos iguais, apresentando algumas diferenças entre adaptatividade com a placa-mãe e o clock. o que realmente difere cada um ? (além do preço, é claro hehe)  

Além do preço alguns tem algumas melhorias que outros não tem, além disso o 2700 e 2700X creio eu que são mais superiores em comparação ao 1800X e 1700X.

Uma boa ai é que mesmo pegando o 2700 padrão já para fazer um overclock sem ter necessidade de comprar um cooler a parte.

Citação

- Placa-Mãe

- > Aqui que ficou minha maior dúvida durante a montagem do Set-Up, as placas para socket AM4 são em sua grande maioria de iguais suportando até 64GB de RAM, com 4 Slots de memória (optarei por 2 pentes para Dual Channel) e de formato ATX. Li aqui no fórum a preferência das placas a320, b350 e x370 para os Ryzen da linha 2000, porém elas se aplicam as outras AMD também ? E qual o segmento que devo seguir para escolher a ideal ? Achei também algo a respeito de Overclocks para os processadores pelas placas que disponibilizam uma "facilidade" para o controle. Aqui está algumas que achei que encaixariam com os processadores : 

> Asus ROG STRIX B350-F GAMING

> Asus PRIME X370-A

-* As Placas-Mãe MSI entrariam em qual conceito de escolha ?

As placas a320 e b350 já eram usadas em outros processadores mais baixos da linha ryzen, como por exemplo um ryzen 5 1500.

As placas msi são uma boa escolha, mas se está um pouco apertado as vezes você encontra uma gigabyte que também é boa e com as mesmas tecnologias.

Citação

-  Memória RAM

- >  A memória RAM na qual entendi ser a saciável para trabalhos de 3D e renderização é no mínimo 16GB e melhor aproveitado se for em 2 pentes de 8GB cada para ativar a função Dual Channel. Porém as placas-mãe de maneira geral (para o set-up) apresentam 4 Slots de memória, assim qual seria a diferença de usar uma memória única, uma de 2 pentes ( 2x8GB) ou uma de 4 pentes (4x4GB) ? Ocupando os 4 Slots seria apenas disponível para uma placa-mãe que suporte Quad Channel ?. Seria melhor optar por alguma Memória RAM de 32GB com 2 pentes ou 2 de 16GB usando os 4 slots ? Aqui está 2 Memórias que encaixei ao set-up:

>  Corsair Vengeance RGB 16GB

>  Kingston HyperX Fury Black Series 16GB 

Se não pretende mexer nisso no futuro pode colocar 4x4gb, mas creio que seria uma boa opção colocar de começo 2x8gb e depois mais 2x8gb.

Quad Channel só funcionaria em mobo com 4 slotes de ram.

Citação

-  Memória Armazenamento / SSD

- >  A memória de armazenamento para o set-up encontrada é de 2TB, porém me deparei com inúmeras marcas e preços e com quase a mesma descrição apresentando a diferença somente no RPM de cada memória. Assim qual é melhor optar ? 

>  Seagate HDD FireCuda 2TB 3.5" 7200RPM

- >  A memória SSD  após algumas pesquisas seria de no mínimo de 240GB, porém ela também se encaixa na mesma descrição da memória de armazenamento.....vários modelos e preços. As memórias SSD M.2. são tão caras em relação as demais ? Seria uma diferença a se revelar pela escolha ? 

>  SanDisk SSD 240GB 2.5"

Para hd pegue um com 2TB e 7200rpm que irá lhe servir bem.

SSD um de 240gb é uma, se não quiser deixar só o windows no ssd pode colocar algum programa pesado, mas deixar só o windows irá ajudar no carregamento do pc.

SSD M.2 vi dizer uma vez que o M.2 melhoraria o desempenho de carregamento, não sei se é verídico.

Citação

- Placa de Vídeo 

- >  Sei que renderização se cabe ao processador porém li a respeito da renderização de GPU integrado com o processador, assim se tornando um ponto importante também além da finalidade dos jogos. Entretanto assim que me aprofundei nas pesquisas achei dois Chipset "distintos", os da GeForce e Radeon e tentando colocar dentro dos parâmetros do set-up selecionei placas de vídeo com o mínimo de 4GB ao máximo de 8GB. 

- >  DÚVIDA : qual é a diferença mais gritante entre a Radeon e Geforce ? Listei algumas placas interessantes ao set-up : 

> Gigabyte Radeon RX 580 8GB AORUS

> GALAX GeForce GTX 1070 Ti 8GB EXOC Sniper

> Asus Radeon RX 570 4GB ROG Strix

> EVGA GeForce GTX 1050 Ti 4GB GeForce 1000 Series

Para você que pretende renderizar é melhor pegar a 1070 de 8gb que será uma boa, além disso é bom lembrar que o Ryzen não tem vídeo integrado.

PS: não entendo nada de placa de vídeo, as vezes dou uma riscada no assunto, mas não é algo que eu saiba muito.

Citação

- Fontes / Cooler

- > A fonte por visto em alguns lugares indicaram ela por volta de 500-600W, existe alguma dica a se atentar para escolher uma ? Qual seria a diferença entre uma Modular e uma Não Modular ? Achei esta fonte bem equivalente porém existe alguma tão satisfatória quanto ? 

> Corsair TX550M 550W Certificado 80+ Gold Modular ATX12V / EPS12V

- > O Cooler em função do processador é importante já que o mesmo não o possui, certo ? Porém minha duvida é em relação ao air cooler / water cooler, qual escolher ? Aqui está um para o set-up, escolhi um water:

> Corsair Hydro Series H60

Fonte: As vezes as recomendações que dão é muito alta e o pc não gasta tudo, então é preciso ficar atento nessa parte, por exemplo, é provável que uma CX550 já suporte a configuração, mas claro é provável que eu esteja enganado, mas que uma CX650 será melhor.

O ideal de fonte é pegar uma bem dimensionada e que não falte energia, mas que também supra a necessidade do pc e que esteja de fato de acordo com o gasto total das peças.

A diferença de fonte modular e não modular é o cabeamento, por exemplo, se você procurar na internet a CX550 que citei a pouco, irá encontrar uma que os cabos sai todos dela, mas se procurar a CX550M vai ver que sai no máximo 2 cabos direto da fonte e o resto é encaixado.

Cooler: Cooler é importante comprar outro quando o processador não possui, por exemplo, o Ryzen 7 2700 ele deve vir com cooler de fábrica que já suporta até um overclock que não exija muito, já o Ryzen 7 2700X se no anuncio estiver dizendo "Com Wraith Cooler" significa que ele virá com o cooler box, se não tiver nada então é hora de se preocupar com um cooler a parte.

Ryzen não esquenta tanto, mas se for de fato necessário pegar um water cooler, esteja ciente que o gabinete vai suportar, por isso é bom pesquisar o gabinete e ver se ele suporte e depois voltar a pesquisar o processador e water cooler.

Citação

O Gabinete será qualquer um q compacte as peças em si(...)

Gabinete é muito a gosto, mas esteja ciente de procurar um gabinete que a fonte vá em baixo e que tenha entrada de ar separada para fonte para que ela não fique com o fan dela virado para dentro e puxando o ar que deveria refrigerar as peças internas do pc.

PS: Antes que eu me esqueça, fator fonte, não ligue em estabilizador, módulo isolador ou nobreak vagabundo, pois irá danificar o pc, ai será outro gasto extra.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth valeu por responder meu caro ! e obrigado pelas dicas ! A parte do posicionamento da fonte eu desconhecia ! 

Vou da uma olhada melhor nas configurações em geral pra montar um set-up legal, estou no caminho certo então ! 

Valeu o apoio ! 

abraços

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais