Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem PC + Explicações de escolha.


Posts recomendados

Boa noite galera ! 

 

Venho aqui pedir a opinião de vocês sobre a montagem de um computador para trabalhos em 3D e renderização e também para jogos.

O orçamento para isso me varia entre R$ 5000 e 7000 para a máquina, o que me resta encontrar uma tela e periféricos com um preço bacana.

Após algumas pesquisas sobre a funcionalidade de cada peça no conjunto do computador para ele funcionar como um todo, me veio algumas dúvidas específicas...

Adianto as desculpas pelo tamanho do Post ! Foi a única maneira de ser o mais direto sobre minhas dúvidas.... xD

O Set-Up seria em  :

 

- Processador da série AMD (pela quantidade de núcleos e threads):

       > AMD Ryzen 7 2700 

       > AMD Ryzen 7 2700X        

       > AMD Ryzen 7 1800X   

       > AMD Ryzen 7 1700X

        - > DÚVIDAS : os processadores da linha Ryzen 7 acima são relativos iguais, apresentando algumas diferenças entre adaptatividade com a placa-mãe e o clock. o que realmente difere cada um ? (além do preço, é claro hehe)                      

       > AMD Threadripper 1900X

        - > DÚVIDAS : Eu sei que a linha Threadripper é a mais potente porém a 1900X é equivalente as Ryzen 7,então a diferença está na Placa-Mãe que ela recebe por ter um socket TR4 ? o que poderia me proporcionar em relação as Ryzen ? Os demais Threadripper são muito mais caros, valem a pena ? 

 

        - * A linha Xeon Octa Core (equivalente financeiramente aos AMD acima) entraria na disputa mesmo com o clock abaixo ? 

        - * Estou ciente que os processadores precisaram de cooler/water cooler, colocarei junto ao tópico FONTES.

        - * Também li algumas coisas sobre dois processadores em um único sistema, qual seria o ganho por isso ? Vale a pena ? 

 

 - Placa-Mãe

       - > Aqui que ficou minha maior dúvida durante a montagem do Set-Up, as placas para socket AM4 são em sua grande maioria de iguais suportando até 64GB de RAM, com 4 Slots de memória (optarei por 2 pentes para Dual Channel) e de formato ATX. Li aqui no fórum a preferência das placas a320, b350 e x370 para os Ryzen da linha 2000, porém elas se aplicam as outras AMD também ? E qual o segmento que devo seguir para escolher a ideal ? Achei também algo a respeito de Overclocks para os processadores pelas placas que disponibilizam uma "facilidade" para o controle. Aqui está algumas que achei que encaixariam com os processadores : 

    > Asus ROG STRIX B350-F GAMING

    > Asus PRIME X370-A

   

    -* As Placas-Mãe MSI entrariam em qual conceito de escolha ?

 

 -  Memória RAM

       - >  A memória RAM na qual entendi ser a saciável para trabalhos de 3D e renderização é no mínimo 16GB e melhor aproveitado se for em 2 pentes de 8GB cada para ativar a função Dual Channel. Porém as placas-mãe de maneira geral (para o set-up) apresentam 4 Slots de memória, assim qual seria a diferença de usar uma memória única, uma de 2 pentes ( 2x8GB) ou uma de 4 pentes (4x4GB) ? Ocupando os 4 Slots seria apenas disponível para uma placa-mãe que suporte Quad Channel ?. Seria melhor optar por alguma Memória RAM de 32GB com 2 pentes ou 2 de 16GB usando os 4 slots ? Aqui está 2 Memórias que encaixei ao set-up:

    >  Corsair Vengeance RGB 16GB

    >  Kingston HyperX Fury Black Series 16GB 

 

    -* As memórias adaptáveis a AMD segue algum padrão de clock ? Ambas são 2666Mhz então superiores não seriam tão efetivas quanto ?

 

Memória Armazenamento / SSD

       - >  A memória de armazenamento para o set-up encontrada é de 2TB, porém me deparei com inúmeras marcas e preços e com quase a mesma descrição apresentando a diferença somente no RPM de cada memória. Assim qual é melhor optar ? 

    >  Seagate HDD FireCuda 2TB 3.5" 7200RPM

       - >  A memória SSD  após algumas pesquisas seria de no mínimo de 240GB, porém ela também se encaixa na mesma descrição da memória de armazenamento.....vários modelos e preços. As memórias SSD M.2. são tão caras em relação as demais ? Seria uma diferença a se revelar pela escolha ? 

    >  SanDisk SSD 240GB 2.5"

 

 - Placa de Vídeo 

       - >  Sei que renderização se cabe ao processador porém li a respeito da renderização de GPU integrado com o processador, assim se tornando um ponto importante também além da finalidade dos jogos. Entretanto assim que me aprofundei nas pesquisas achei dois Chipset "distintos", os da GeForce e Radeon e tentando colocar dentro dos parâmetros do set-up selecionei placas de vídeo com o mínimo de 4GB ao máximo de 8GB. 

 

       - >  DÚVIDA : qual é a diferença mais gritante entre a Radeon e Geforce ? Listei algumas placas interessantes ao set-up : 

       > Gigabyte Radeon RX 580 8GB AORUS

       > GALAX GeForce GTX 1070 Ti 8GB EXOC Sniper

       > Asus Radeon RX 570 4GB ROG Strix

       > EVGA GeForce GTX 1050 Ti 4GB GeForce 1000 Series

 

    -*  As placas de vídeo Quadro são relevantes visando que também irei jogar e usar a placa em si ? 

 

 - Fontes / Cooler

        - > A fonte por visto em alguns lugares indicaram ela por volta de 500-600W, existe alguma dica a se atentar para escolher uma ? Qual seria a diferença entre uma Modular e uma Não Modular ? Achei esta fonte bem equivalente porém existe alguma tão satisfatória quanto ? 

       > Corsair TX550M 550W Certificado 80+ Gold Modular ATX12V / EPS12V

 

        - > O Cooler em função do processador é importante já que o mesmo não o possui, certo ? Porém minha duvida é em relação ao air cooler / water cooler, qual escolher ? Aqui está um para o set-up, escolhi um water:

       > Corsair Hydro Series H60

 

O Gabinete será qualquer um q compacte as peças em si, já os periféricos e as telas comprarei em promoções ou usadas....creio que seja tudo meus caros ! 

 

Bom, quem conseguiu captar minha linha de raciocínio e minha dúvidas estão de parabéns e sintam meu imenso obrigado ! São dúvidas nas quais não achei em posts aqui no fórum, enfim....OBRIGADO ! 

Caso tenha algum outro set-up que atenda o que eu gostaria de ter (e que no qual descrevi) fique a vontade para compartilhar !

 

 

P.S.: Vale a pena procurar algo para linha Intel ? Vi que não era a melhor opção para meu desejo.....

 

 

MUITO OBRIGADO ! (:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thales Cestari Vamos em partes, irei também no que eu entendo, então posso não cobrir todo o assunto do tópico.

 

Citação

 > AMD Ryzen 7 2700 

       > AMD Ryzen 7 2700X        

       > AMD Ryzen 7 1800X   

       > AMD Ryzen 7 1700X

        - > DÚVIDAS : os processadores da linha Ryzen 7 acima são relativos iguais, apresentando algumas diferenças entre adaptatividade com a placa-mãe e o clock. o que realmente difere cada um ? (além do preço, é claro hehe)  

Além do preço alguns tem algumas melhorias que outros não tem, além disso o 2700 e 2700X creio eu que são mais superiores em comparação ao 1800X e 1700X.

 

Uma boa ai é que mesmo pegando o 2700 padrão já para fazer um overclock sem ter necessidade de comprar um cooler a parte.

 

Citação

 - Placa-Mãe

       - > Aqui que ficou minha maior dúvida durante a montagem do Set-Up, as placas para socket AM4 são em sua grande maioria de iguais suportando até 64GB de RAM, com 4 Slots de memória (optarei por 2 pentes para Dual Channel) e de formato ATX. Li aqui no fórum a preferência das placas a320, b350 e x370 para os Ryzen da linha 2000, porém elas se aplicam as outras AMD também ? E qual o segmento que devo seguir para escolher a ideal ? Achei também algo a respeito de Overclocks para os processadores pelas placas que disponibilizam uma "facilidade" para o controle. Aqui está algumas que achei que encaixariam com os processadores : 

    > Asus ROG STRIX B350-F GAMING

    > Asus PRIME X370-A

   

    -* As Placas-Mãe MSI entrariam em qual conceito de escolha ?

As placas a320 e b350 já eram usadas em outros processadores mais baixos da linha ryzen, como por exemplo um ryzen 5 1500.

 

As placas msi são uma boa escolha, mas se está um pouco apertado as vezes você encontra uma gigabyte que também é boa e com as mesmas tecnologias.

 

Citação

-  Memória RAM

       - >  A memória RAM na qual entendi ser a saciável para trabalhos de 3D e renderização é no mínimo 16GB e melhor aproveitado se for em 2 pentes de 8GB cada para ativar a função Dual Channel. Porém as placas-mãe de maneira geral (para o set-up) apresentam 4 Slots de memória, assim qual seria a diferença de usar uma memória única, uma de 2 pentes ( 2x8GB) ou uma de 4 pentes (4x4GB) ? Ocupando os 4 Slots seria apenas disponível para uma placa-mãe que suporte Quad Channel ?. Seria melhor optar por alguma Memória RAM de 32GB com 2 pentes ou 2 de 16GB usando os 4 slots ? Aqui está 2 Memórias que encaixei ao set-up:

    >  Corsair Vengeance RGB 16GB

    >  Kingston HyperX Fury Black Series 16GB 

Se não pretende mexer nisso no futuro pode colocar 4x4gb, mas creio que seria uma boa opção colocar de começo 2x8gb e depois mais 2x8gb.

 

Quad Channel só funcionaria em mobo com 4 slotes de ram.

 

Citação

-  Memória Armazenamento / SSD

       - >  A memória de armazenamento para o set-up encontrada é de 2TB, porém me deparei com inúmeras marcas e preços e com quase a mesma descrição apresentando a diferença somente no RPM de cada memória. Assim qual é melhor optar ? 

    >  Seagate HDD FireCuda 2TB 3.5" 7200RPM

       - >  A memória SSD  após algumas pesquisas seria de no mínimo de 240GB, porém ela também se encaixa na mesma descrição da memória de armazenamento.....vários modelos e preços. As memórias SSD M.2. são tão caras em relação as demais ? Seria uma diferença a se revelar pela escolha ? 

    >  SanDisk SSD 240GB 2.5"

Para hd pegue um com 2TB e 7200rpm que irá lhe servir bem.

 

SSD um de 240gb é uma, se não quiser deixar só o windows no ssd pode colocar algum programa pesado, mas deixar só o windows irá ajudar no carregamento do pc.

 

SSD M.2 vi dizer uma vez que o M.2 melhoraria o desempenho de carregamento, não sei se é verídico.

 

Citação

- Placa de Vídeo 

       - >  Sei que renderização se cabe ao processador porém li a respeito da renderização de GPU integrado com o processador, assim se tornando um ponto importante também além da finalidade dos jogos. Entretanto assim que me aprofundei nas pesquisas achei dois Chipset "distintos", os da GeForce e Radeon e tentando colocar dentro dos parâmetros do set-up selecionei placas de vídeo com o mínimo de 4GB ao máximo de 8GB. 

 

       - >  DÚVIDA : qual é a diferença mais gritante entre a Radeon e Geforce ? Listei algumas placas interessantes ao set-up : 

       > Gigabyte Radeon RX 580 8GB AORUS

       > GALAX GeForce GTX 1070 Ti 8GB EXOC Sniper

       > Asus Radeon RX 570 4GB ROG Strix

       > EVGA GeForce GTX 1050 Ti 4GB GeForce 1000 Series

Para você que pretende renderizar é melhor pegar a 1070 de 8gb que será uma boa, além disso é bom lembrar que o Ryzen não tem vídeo integrado.

 

PS: não entendo nada de placa de vídeo, as vezes dou uma riscada no assunto, mas não é algo que eu saiba muito.

 

Citação

- Fontes / Cooler

        - > A fonte por visto em alguns lugares indicaram ela por volta de 500-600W, existe alguma dica a se atentar para escolher uma ? Qual seria a diferença entre uma Modular e uma Não Modular ? Achei esta fonte bem equivalente porém existe alguma tão satisfatória quanto ? 

       > Corsair TX550M 550W Certificado 80+ Gold Modular ATX12V / EPS12V

 

        - > O Cooler em função do processador é importante já que o mesmo não o possui, certo ? Porém minha duvida é em relação ao air cooler / water cooler, qual escolher ? Aqui está um para o set-up, escolhi um water:

       > Corsair Hydro Series H60

Fonte: As vezes as recomendações que dão é muito alta e o pc não gasta tudo, então é preciso ficar atento nessa parte, por exemplo, é provável que uma CX550 já suporte a configuração, mas claro é provável que eu esteja enganado, mas que uma CX650 será melhor.

 

O ideal de fonte é pegar uma bem dimensionada e que não falte energia, mas que também supra a necessidade do pc e que esteja de fato de acordo com o gasto total das peças.

 

A diferença de fonte modular e não modular é o cabeamento, por exemplo, se você procurar na internet a CX550 que citei a pouco, irá encontrar uma que os cabos sai todos dela, mas se procurar a CX550M vai ver que sai no máximo 2 cabos direto da fonte e o resto é encaixado.

 

Cooler: Cooler é importante comprar outro quando o processador não possui, por exemplo, o Ryzen 7 2700 ele deve vir com cooler de fábrica que já suporta até um overclock que não exija muito, já o Ryzen 7 2700X se no anuncio estiver dizendo "Com Wraith Cooler" significa que ele virá com o cooler box, se não tiver nada então é hora de se preocupar com um cooler a parte.

 

Ryzen não esquenta tanto, mas se for de fato necessário pegar um water cooler, esteja ciente que o gabinete vai suportar, por isso é bom pesquisar o gabinete e ver se ele suporte e depois voltar a pesquisar o processador e water cooler.

 

Citação

O Gabinete será qualquer um q compacte as peças em si(...)

Gabinete é muito a gosto, mas esteja ciente de procurar um gabinete que a fonte vá em baixo e que tenha entrada de ar separada para fonte para que ela não fique com o fan dela virado para dentro e puxando o ar que deveria refrigerar as peças internas do pc.

 

PS: Antes que eu me esqueça, fator fonte, não ligue em estabilizador, módulo isolador ou nobreak vagabundo, pois irá danificar o pc, ai será outro gasto extra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!