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Yan Vinícius

HD Externo 2 TB Seagate Corrompido.

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Comprei em Outubro do ano passado um HD Externo da Seagate, modelo Expansion 2 TB. Desde então, ele vem apresentando muitos problemas. Praticamente eu nunca conseguia remover ele com segurança, por estar sendo usado por outro aplicativo etc. Só desligando o PC inteiro ou hibernando.

 

Algumas vezes, ao conectar no notebook, aparecia um pop-up dizendo que o Dispositivo USB não podia ser reconhecido. Comecei a ficar receoso e fiz um backup preventivo do HD há um mês. Recentemente, ao copiar dados para o HD, desplugando do meu PC de mesa e conectando no Notebook, notei que a cópia falhava. Simplesmente, ou o arquivo não estava mais lá mesmo ele aparecendo no HD antes de desplugar, ou os arquivos apareciam, mas todos com tamanho 0 bytes. Da última vez que usei, copiei uma série inteira para o HD e ao plugar no Home Theather, não havia nenhum episódio lá. Então, voltei com o HD pro PC e uma mensagem aparecia dizendo que a partição era inválida/estava corrompida. Ou seja, o conteúdo do HD foi pro saco. Minha sorte foi ter feito um Backup do conteúdo. Rodei o GetDataBacktoNTFS e consegui salvar o restante dos dados que não estavam no meu Backup. E olha que ainda assim, diversos arquivos estavam com 0 bytes.

 

Teoricamente, o HD está com algum defeito. Porém, rodando o HD Tune Pro 5.70 e o SeaTools, em nenhuma das duas ferramentas foi encontrado problemas no HD. Ele foi aprovado no Teste Genérico Completo e no Short Circuit.

 

Minha questão é, reformatando esse HD, é possível usá-lo com segurança? Pelos critérios estabelecidos pela Seagate, eu não tenho como pedir garantia de algo que não apresenta defeitos nos testes :/ Sequer faz 1 ano que comprei ele, mas comprei do ML sem Nota Fiscal, com 3 meses de garantia pelo vendedor. Neste caso, existe alguma forma de solicitar garantia ou o jeito é tentar confiar no HD após a reformatação?

 

OK 1.png

OK 2.png

OK 3.png

hd_externo_seagate_expansion_2tb_usb_3.0 (1).jpg

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Se não funciona a contento e tem garantia, acione a garantia. O fabricante é que tem que se preocupar se está funcionando ou não, não o cliente.

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