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Windows 10 não inicializa após BSOD


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Boa tarde,

 

Tenho uma workstation com HDs em RAID1. Ontem de noite deu um erro de tela azul relacionado à "VIDEO MEMORY MANAGEMENT". Em seguida o computador reiniciou e logo no POST mostrou que o volume estava em "Verify".

 

O Windows (10, Pro, x64, inglês) não iniciava, então ele começa o Automatic Repair. Ele ficou dando vários boots, começava a reparar os discos, depois reiniciava, começava a inicialização do Windows e mostrava a tela azul com erro no "NTFS FILE SYSTEM", em seguida dava boot de novo e recomeçava a tentar reparar (ficava nesse loop).

Eu achei que o problema poderia estar no array sendo verificado, então eu inicializei manualmente com F8, carreguei o ambiente de recuperação (WinRE) e aguardei até a luz do HD parar de piscar. Dei um reboot, selecionei o WinRE e abri o prompt de comando.

 

Rodei o chkdsk, mas não resolveu. Então abri o DISKPART, select disk 0, list volume que retornou uma lista das partições na qual a partição do Windows apareceu com o file system como RAW.

 

Entretanto todos os arquivos da partição de sistema estão acessíveis, só não estou conseguindo dar boot (nem no modo de segurança).

Passei várias vezes o comando CHKDSK /F que corrigiu alguns erros mas sempre retornava a mensagem a seguir no início da verificação: "Deleted corrupt attribute list entry with type code B0 in file 0".

 

Tentei usar o System Restore mas ele diz que não restore points (o que é muito estranho, pois não tem muito tempo que fiz um manualmente).

Acho que danificou alguma coisa no boot sector, na tabela de partição, MFT, e/ou no tipo da partição de sistema.

 

Tentei então clonar o disco em RAID inteiro para um segundo HD avulso (sem RAID), para então fazer todos os testes sem medo de piorar a situação.

 

Usando um software de terceiros, como uma última tentativa eu apaguei a partição de sistema (Windows) desse HD avulso. Em seguida no mesmo software entrei no utilitário de recuperação de partições perdidas e a mesma foi recuperada. Dei boot pela flashdrive de instalação do Windows e a partição passou a aparecer como NTFS.

 

Mas isso foi com a cópia. Eu precisava que funcionasse nos HDs em RAID. Não tinha outro HD disponível, fiz então uma cópia do RAID para o HD avulso, sobrescrevendo o anterior (e perdendo a partição consertada)m para então ficar uma copia e poder fazer a mesma coisa na partição de trabalho na RAID 1. Só que dessa vez não funcionou e piorou. O chkdsk continua dando o mesmo erro no file 0, mas agora não consigo mais acessar os arquivos dela no prompt do WinRE. Por outros programas os arquivos ainda estão aparecendo. Eu devo ter feito alguma coisa na primeira vez que não resolveu na hora mas, ao excluir e em seguida recuperar a partição, deve ter contribuído para solucionar o problema. Para piorar, a partição clonada para o HD avulso passou a dar o mesmo problema de dar erro ao acessa-la pelo prompt de comando. O chkdsk pelo prompt continua reconhecendo os arquivos e dando os mesmo erros do início.

 

Eu deveria ter testado a cópia antes de começar a manipular as partições do disco em RAID. Ou ainda tentado  arrumar outro HD para poder copiar o disco em RAID novamente (ter um backup sem ter sido mexido), depois de copiado ter verificado a cópia, e só então copiar as partições do HD avulso (que chegou a dar boot) para o RAID 1, sobrescrevendo-o.

 

Acabei piorando a situação. Só que agora não tem como voltar no tempo.

 

Alguém tem alguma ideia de como resolver? Estou há dias nisso, usando todos os programas q encontro para tentar reparar as partições, boot sector, MFT ou seja lá onde esteja o problema.

 

Desde já agradeço!

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Boa tarde.

 

Como você pelo menos tem um terceiro HD com os dados em espelho, deixe-o de lado por enquanto, de preferência sem contato com o PC.

 

1 - Desfaça o RAID na BIOS.

2 - Acesse cada um dos HDs e delete as partições.

3 - Reative o RAID1 na BIOS.

4 - Inicie a instalação do Windows e instale-o normalmente.

5 - Verifique através de ferramenta de detecção, como Crystaldiskinfo, como está o estado de saúde dos HDs.

 

Para o terceiro HD, há alguns métodos de conversão do formato RAW para NTFS, porém o interessante é rodar de imediato ferramentas de recuperação de dados para reave-los, como a MiniTool Power Data Recovery por exemplo.

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@ciro-mota

Os HDs estão sem erro, pelo menos no CrystalDiskInfo.

 

Eu não queria reinstalar o Windows, queria conseguir consertar e fazer o Windows bootar, já que eu consegui fazer isso, mas no HD clonado, antes de estupidamente sobrescrever os dados do HD avulso.
 

Rodei o MiniTool Power Data Recovery e ele consegue acessar todos os dados. O problema é que não tenho um quarto HD para gravar esses dados.

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RESOLVI!!!!!

 

Já nem sei dizer exatamente o que eu fiz, considerando a variedade de programas que usei para tentar reparar.

 

Minha tentativa mais recente foi dar boot pelo flashdrive com um Windows PE (Gandalf's Win PE x64). Rodei mais uma vez o chkdsk na partição do Windows. Já tinha feito isso dezenas de vezes, seja bootando com F8, midia de instalação, utilitários diversos pelo flashdrive. Já tinha excluído a partição do Windows e recuperado-a com vários programas, mas o problema persistia. Este Gandalf's Win PE não carregava nenhum dos programas, então abri o prompt e tentei um chkdsk de novo. Ah, e tinha batido o desespero e não fiquei mais tentando reparar o HD clonado (avulso, sem RAID), agora estava mexendo no volume RAID.

 

Desta vez a mensagem no início do chkdsk foi um pouco diferente: "Deleted corrupt attribute list entry with type code 176 [em vez de B0] in file 0", e em seguida a partição voltou a ficar acessível pelo WExplorer e os arquivos ficaram visíveis. Não sei o que aconteceu, pois eu ja tinha perdido a conta de qtas vezes tinha rodado o chkdsk. Enfim, isso não resolveu o boot, continuava com tela azul (mas não BSOD) dizendo que o Windows não conseguia iniciar do disco, e o Automatic Repair não conseguia reparar. Abri o prompt, excluí todas as letras de unidades pelo DISKPART e rodei o BOOTREC.EXE /RebuildBCD.  E resolveu.  Já dei boot e estava tudo funcionando normalmente.

 

Só não faço ideia do que fiz de diferente neste último chkdsk que resolveu...

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