Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
lpa.baiano

Qualidade de áudio em diferentes tipos de transmissão

Recommended Posts

Postado (editado)

E aí, pessoal. Meu primeiro tópico aqui no Clube do Hardware.

 

Uma dúvida que tenho há bastante tempo, e nunca consegui achar respostas claras.

 

Vou dar o exemplo do som do meu carro, mas acredito que essa dúvida valha para qualquer outro tipo de sistema.

 

Tenho um CD Pioneer que apresenta, como quase todos os aparelhos do mercado, conexão Bluetooth (sem protocolo aptx), entrada P2 e o recente suporte AOA (Android Open Accessory). Como prezo por uma certa qualidade de áudio, gostaria de saber qual dessas formas de transmissão apresenta a melhor qualidade de áudio?

 

O que sempre li é que a conexão bluetooth apresenta uma "largura de banda estreita" que limita e diminui a qualidade do áudio transmitido. No caso, a música é comprimida e enviada com a qualidade inferior a da original. E que por isso desenvolveram o protocolo aptx, que conseguiria transmitir em uma largura de banda maior, e consequentemente uma melhor qualidade de áudio. Isso é verdade? (*meu aparelho não tem protocolo aptx, mas gostaria de saber por curiosidade).

 

No caso da entrada P2, li que pode haver perda de qualidade dependendo do cabo utilizado. Tem que ser de boa qualidade e de preferência blindando e curto. Mas tem a questão também da corrente da saída P2 do smartphone. Confesso que não tenho conhecimento necessário, estou pesquisando sobre o assunto. Mas vejo muita gente reclamando desse tipo de transmissão, principalmente que o som fica baixo. Mas em termos de qualidade, é melhor ou pior que o Bluetooth?

 

Sobre suporte AOA (Android Open Accessory), li na página do Android que ele consegue fazer a transmissão que pode chegar à qualidade de CD. Precisa ter um cabo bom, pois qualquer folga pode ocasionar a interrupção da transmissão (óbvio, acontece com qualquer conexão USB) mas que tem de positivo o carregamento do smartphone ou tablet simultaneamente. (*tem a questão do cabo ficar no meio do painel do carro, que esteticamente não fica legal, e que pode "bater a mão" e quebrar a porta USB do som, mas não é o dos maiores problemas).

 

A grande questão que eu percebi é que dessas 3 formas de transmissão citadas, em todas quem faz a conversão do áudio é o DAC do smartphone (ou tablet), que geralmente não é bom nos aparelhos intermediários ou de entrada.

Óbvio que eu sei que CD e pendrive (principalmente utilizando arquivo FLAC ou superior) tem qualidade superior já que quem faz a conversão é o DAC do som.

 

Mas gostaria de saber. Qual a melhor transmissão? Qual tem a melhor qualidade de áudio? E com relação aos smartphones com DAC Hi Res, tem muita diferença entre essas 3? Conexão P2 em um smartphone Hi Res realmente teria uma qualidade muito maior? Quaisa vantagens e desvantagens de cada uma?

 

Bluetooth x Cabo P2 x AOA (Cabo USB) ???

Bluetooth x Cabo P2 x AOA (Cabo USB) * Smartphones com DAC Hi Res ???

 

E qual a taxa de bits na transmissão via Bluetooth (sem e com aptx)?

 

Desde já agradeço

Editado por lpa.baiano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que você esta confundindo as coisas, tanto o Android open acessory via USB quanto o bluetooth via radio são meios de transmissão digital logo sera o cd player que fara a tarefa final de converter o áudio digital em audio analógico, o DAC usado sera o interno do cd player independente do smartphone ter um CODEC de áudio top de linha ou básico...

 

O A2DP é o profile bluetooth usado pra streaming de áudio, ele usa um codec de audio proprietário conhecido como SBC (sub band codec) pra comprimir/descomprimir o fluxo de áudio antes de enviar e suporta áudio ate 48 khz 198 kbit/s mono ou ate 48khz 345kbit/s estéreo, opcionalmente se o arquivo a ser transmitido já tiver o áudio codificado em mp3, mp4, AAC ou ATRAC ele pode ser transmitido diretamente sem conversão (streaming direto), desde que o dispositivo que for receber o áudio suporte decodificar esses formatos, do contrario ele sera convertido no smartphone para o formato SBC ou aptX (se suportado) podendo haver perdas de qualidade...

 

O  aptX é um codec de audio proprietário da Qualcomm que pode ser usado no lugar do SBC desde que o fabricante o aparelho o licencie, sendo supostamente superior ao SBC embora o aptX também seja um codec de compressão com perdas.

 

 

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×