Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motores DC acionados com TRIACs na saída de uma Ponte H?


Posts recomendados

Olá a todos.


Estou com algumas dúvidas em relação ao circuito em anexo, que é uma simulação do MultiSim.

 

As chaves 'A' simulam a saída de uma ponte H 'invertendo os pólos' da fonte de 12V, esse dois pólos depois serão chaveados em até 4 motores DC de 12V com escova (estes giram nos dois sentidos), e será acionado somente 1 motor por vez. Para cada motor vai um TRIAC, pois este pode conduzir nos dois sentidos (o part number do TRIAC da simulação não é o que vai ser usado na prática, não escolhi o TRIAC ainda, pois os motores consomem 1A em funcionamento normal e tem pico de 6A na partida durante uns 50ms). A chave "S" abre o circuito para o TRIAC parar de conduzir e sua função é feita pela própria ponte H quando ela coloca todos os seus 4 transistores em corte. Então como mostra nos anexos, eu usei um par de transistores NPN, cada um aciona o TRIAC em um determinado sentido. As chaves 'Z' e 'C' são pra ser um par de pinos de um microcontrolador PIC, então se são 4 motores eu preciso de 8 pinos do microcontrolador.


Gostaria de uma opinião do pessoal com conhecimento mais técnico, se existe uma forma de fazer o circuito ter o mesmo comportamento usando apenas 1 pino do PIC para cada TRIAC/motor, em vez de um par como está no circuito atual. Até porque existe um condição proibida que é de os dois transistores conduzirem ao mesmo tempo (o par de pinos do PIC em nível '1'). E claro, se vocês acham que esse circuito vai funcionar na prática.

 

A ideia é que a ponte H possa mudar a polaridade da fonte (a ponte H é feita com um CI dedicado para essa finalidade), e os TRIACs acionem um motor DC por vez, e precisam ser 4 motores.

 

Jeferson.

a.png

b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Não funciona. Estude sobre o comportamento do triac, em especial a parte do desligamento.

Entendi que ele quer usar o triac justamente pelo efeito memória em CC. 

 

Pode funcionar, mas se tem um CI dedicado a fazer a função de ponte H o triac é totalmente inútil. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mestre88 disse:

Entendi que ele quer usar o triac justamente pelo efeito memória em CC. 

 

Pode funcionar, mas se tem um CI dedicado a fazer a função de ponte H o triac é totalmente inútil. 

Isto, usar o efeito memória em CC. Estranho é que na simulação funciona.
Vão ter 4 TRIACs, um por motor (são 4 motores), a ponte H define o sentido do giro, e os TRIACs definem qual motor será ligado (e este poderá girar nos dois sentidos, conforme estiver o acionamento da ponte H).

 

Vai ser acionado no máximo um motor/TRIAC por vez. Vamos supor que eu queira acionar no sentido horário o motor 1 por 4 segundos, e depois acionar no sentido anti-horário o motor 2 por 8 segundos, seria assim:

- ponte H = sentido horário, dispara TRIAC do motor 1, espera 4 segundos, desabilita ponte H (TRIAC 1 pára de conduzir).

- ponte H = sentido anti-horário, dispara TRIAC do motor 2, espera 8 segundos, desabilita ponte H (TRIAC 2 pára de conduzir).

 

O TRIAC é para parar de conduzir quando a ponte H abre, pois a corrente pára de circular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Jeferson Pehls disse:

O TRIAC é para parar de conduzir quando a ponte H abre, pois a corrente pára de circular.

Então porquê não faz o controle apenas pela ponte H? Tá esquisito esse interruptor extra, até porque a queda de tensão sobre o triac vai te dar uma ineficiência de 20% em 12V. Trabalhe com a lógica dos gates da ponte H e esqueça o triac. É irracional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...