Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparador de janela com histerese


Posts recomendados

Olá, pessoal ! Com base em uma em um esquema que montei, andei pensando e elaborei algo mais complexo( pelo menos para mim) e gostaria de tirar umas dúvidas com a galera. Pensei em usar um comparador de janela com algumas modificações. Imaginei usar um lm358 e em um dos comparadores usar histerese para alterar o comportamento do comparador de janela. É o seguinte: a histerese traria modificações em "high limit" (de acordo com o gráfico do desenho). De acordo com que a tensão em "input" fosse aumentando, a saída do comparador de janela estaria sempre em nível alto pois a histerese de "high limit" estaria "cobrindo" a janela de nível baixo (tendo como base o comportamento de histerese). Quando a tensão em input fosse baixando, somente aí haveria uma janela de nível baixo. Resumindo: a minha ideia de usar histerese em um dos blocos comparadores era "bloquear" a janela de nível baixo em um dos sentidos e permiti-la somente no outro sentido. Será que isso poderia funcionar ? Obs: a região com a linha mais grossa se refere a região de histerese do comparador de cima do esquema. Qualquer comentário que possa ajudar será bem aceito. Obrigado.

Histerese.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para responder sua pergunta, vamos fazer uma análise isolada de cada uma das técnicas: janela e histerese.

Janela: oferece um sinal de saída (flag) indicando que o valor monitorado se encontra ou não entre os limites estabelecidos na janela.

Histerese: São muitas as aplicações de histerese entre elas:

   1 - Imunidade a ruídos (evitar que um sinal no limiar da comparação provoque oscilação de alta frequência e consequente instabilidade).

   2 - Método de controle: Num circuito CCM pode ser utilizado para estabilização de corrente num circuito boost ou buck, lembrando que a característica inerente dessas topologias é um formato de onda triangular.

Se fizer aplicação de histerese ambos os braços da janela terás estabilidade. Um cuidado óbvio é não permitir que o alcance da histerese cubra o limiar do braço oposto.

Quanto maior for a histerese maior a imunidade a ruídos e também  maior a degradação da exatidão, dependendo da finalidade do circuito pode te levar a instabilidade de baixa frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Para responder sua pergunta, vamos fazer uma análise isolada de cada uma das técnicas: janela e histerese.

Janela: oferece um sinal de saída (flag) indicando que o valor monitorado se encontra ou não entre os limites estabelecidos na janela.

Histerese: São muitas as aplicações de histerese entre elas:

   1 - Imunidade a ruídos (evitar que um sinal no limiar da comparação provoque oscilação de alta frequência e consequente instabilidade).

   2 - Método de controle: Num circuito CCM pode ser utilizado para estabilização de corrente num circuito boost ou buck, lembrando que a característica inerente dessas topologias é um formato de onda triangular.

Se fizer aplicação de histerese ambos os braços da janela terás estabilidade. Um cuidado óbvio é não permitir que o alcance da histerese cubra o limiar do braço oposto.

Quanto maior for a histerese maior a imunidade a ruídos e também  maior a degradação da exatidão, dependendo da finalidade do circuito pode te levar a instabilidade de baixa frequência.

Cobrir o limiar de um dos "Braços" é o objetivo. Com isso (hipótese) eu conseguiria  sempre nivel alto em um sentido, e no outro sentido haveria a janela de nivel baixo por conta da histerese  de somente um dos blocos comparadores. Conseguindo isto, eu poderia introduzir tal principio em um circuito que desenvolvi a fim de fazer melhorias no mesmo.

adicionado 22 minutos depois

Ah, e o gráfico da histerese que desenhei está errado. Só percebi depois que enviei. rs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um favor pra nós 2: monte a curva de resposta que pretende ter nesse comparador de janela. A curva típica desse circuito é uma onda quadrada que pode ou não ter histerese em uma das bordas ou em ambas. Pelas suas respostas tenho dúvidas se estamos falando da mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconsidera a foto da postagem lá em cima. Nesta foto que estou postando agora, o gráfico A mostra como seria o sinal de saída do circuito caso não houver histerese no circuito. No gráfico B, o sinal referente à borda que possui histerese. Os gráficos C e D são as sobreposições de A e B. Figura C: há somente nível alto porque a histerese se sobrepõe à janela de nível baixo de acordo com que V input sai de zero e vai ate seu valor máximo. Gráfico D: de acordo com que V input decai de seu valor máximo até zero, há a janela de nível baixo. Tal comportamento seria obtido por conta da histerese usada em um dos bordos. O objetivo é que o circuito apresente o comportamento de comparador de janela somente quando V input apresentar comportamento decrescente.

IMG_20180612_021038.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algumas distrações graves no seu circuito:

- O resistor de saída tem que ser para o GND. Como está a saída será sempre alta.

- No operacional superior a entrada tem que ser não inversora e no inferior inversora. Do jeito que está a saída será sempre alta.

- O resistor de histerese tem que ser colocado no operacional inferior. Tem que ser calculado para que a transição para baixo na ida seja após a transição para o alto do operacional superior.

Definindo os valores:

A curva de retorno, onde temos a onda quadrada nos dará as referências para o cálculo.

1 -  A borda descendente do retorno corresponde ao setup (referência do divisor resistivo) do operacional superior.

2 - No inferior teremos 3 valores: de setup (referência do divisor resistivo), histerese negativa e histerese positiva. Essas histereses não serão iguais, leve em conta no cálculo que o operacional quando saturado no negativo, neste modelo vai a zero (mas isso não é verdade em todos os modelos) e quando saturado no positivo vai a Vcc - 1,5V (esse gap varia de modelo a modelo).

3 - Defina o valor no qual o operacional inferior terá sua saída para baixo. Esse valor tem que ser superior ao definido no item 1. Ao definir esse valor terá definido setup + histerese positiva. Lembre-se que o circuito só acusará o movimento de volta após esse valor ter sido superado.

4 - A borda ascendente do retorno corresponde  corresponde ao setup do operacional inferior - histerese negativa.

5 - Entre o divisor resistivo e a entrada do operacional inferior coloque um resistor => 10X o valor dos resistores usados no divisor resistivo. Dessa forma diminuirá a influência da histerese no setup do operacional superior.

Dica: Por razões óbvias o setup do operacional inferior estará entre os limites da histerese, mas não ao centro desta. Caso esteja muito difícil a calibração, pode cortar caminho da seguinte forma: escolha um setup +- centralizado ao delta histerese. Com o uso de diodos em série ao resistor de realimentação positiva, conseguirás ter calibragem  individualizada para cada ramo do histerese.

Boa sorte.

Poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok ! Entendi o que você disse !Fico muito agradecido pela imensa ajuda e sei que aprendi algumas coisas com esse conhecimento que foi repassado. Fico de postar os resultados aqui. Só mais uma dúvida: Se eu usar um lm339, a fim de eliminar a necessidade dos diodos nas saídas dos comparadores, haverá algum problema ao circuito ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fizeste uma opção com lógica positiva, a saída do circuito é determinada por quem estiver com a saída alta. O comparador (LM339) possui uma saída de coletor aberto. Pode fazer essa alteração, o resistor de saída passará a ser pull-up (ligado ao Vcc) e toda a lógica de entrada terá que ser repensada para a nova condição onde a saída passa a ser determinada por quem estiver com a saída baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente vou concluir esse circuito que discutimos aqui. Depois disso, vou testar meus conhecimentos e capacidades para para fazer as modificações necessárias para o uso do lm339. Essa é a parte boa da eletrônica, ir aprendendo com a prática rsrs Muito obrigado ! Fico imensamente agradecido !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo sua intenção, mas nessa visualização AC não se consegue mensurar corretamente os valores de transição, é muito boa para circuitos de áudio, RF e afins, não é o seu caso. Esse circuito é de tensão DC, os valores não são desacoplados. Na próxima simulação altere as chaves do scope para DC, vai visualizar muito melhor os valores e isso te ajudará e muito no tunning do projeto. Pode continuar colocando a tensão AC na entrada, me refiro à calibragem do scope.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sim. Não sabia. Vou testar do jeito que você disse ! Obrigado por ter explicado :) Eu não conhecia esse simulador (proteus). Somente depois que um colega me indicou que fui dar uma olhada. É muito mais pratico simular circuitos antes de testá-los na prática ! Assim que conseguir um tempo livre quero dar uma estudada mais aprofundada em coisas essenciais desse tipo pra evitar alguns "enganchos" como ja tive algumas vezes rss. Obrigado novamente pela ajuda !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bem melhor de visualizar colocando em DC. Nessa simulação da foto o circuito faz o contrário: Mostra uma janela de nível alto enquanto Vinput tem comportamento crescente haha. Ja treinei bastante nesses calculos kk Ainda faltam algumas coisas para eu elucidar sobre o tema mas vou aprendendo aos poucos rs. Na foto que eu tinha enviado no comentario anterior dava pra ver tipo um ruido no local que era pra ter uma janela de nivel 0V que foi suprimida pelo efeito de histerese. Consegui eliminar esse ruido usando um capacitor em paralelo ao resistor que está ligado diretamente ao GND.

IMG_20180615_160003.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...