Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Dual Channel possui regras?


Lnhzz

Posts recomendados

Olá pessoal, minhas RAMs estavam numa situação crítica e preciso comprar novas. Eu tinha 12GB, era uma mistura louca de frequências e tamanhos. Logo todas foram dando problema. Enfim... Tenho uma mobo M5A88-V EVO, ela tem essa estrutura dual channel e 4 slots de ram, to querendo comprar pelo menos 2x4GB, mas queria mesmo era continuar com 12GB... Minha dúvida é a seguinte:

Sou obrigado a usar apenas duas memórias por causa da arquitetura canal duplo? Eu poderia usar 3 de 4GB ou sou obrigado a fazer sempre dual channel? Posso misturar memória de 8gb com De 4GB ou 2GB?

obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, thallesaguiar disse:

@Lnhzz  Ou você compra 4x 4gb ou compra 4x 8gb etc. Eu não recomendaria misturar memorias diferentes.

 

Vê se acha memorias semi-novas no ML ou OLX. Não vale a pena investir em configuração DDR3.

Obrigado. Eu sei que não vale a pena investir, é temporário porque minhas rams foram pro saco muito rápido. Final do mês voltarei a dar upgrade nesse PC, o que vai incluir a mudança pra ddr4.

 

4 horas atrás, Evandro disse:

 

Não se recomenda nem fazer esse esquema 4x4 com memórias iguais..

Foi o que imaginei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso específico, como sua MB é de boa qualidade e tem 4 slots não é necessário o dual channel, embora fosse  interessante ter. Seria bom você dizer qual o clock delas e de preferência o modelo e marca, pelo q você fala quer usar 4GB em dois canais, seria então 2X2GB e mais 2x4GB DDR3. Teve um estudo mostrando sobre o efeito do dual channel:

Aé vai depender de seu orçamento a meu ver.

adicionado 3 minutos depois

OBS: o preço de DDR3 está muito bom e uma configuração nova não sairá por menos que 4K, então se a config não está com gargalo não vale a pena pensar em upgrade nesse momento que AMD e Intel estão em transição de famílias de processadores.

adicionado 4 minutos depois

Até a RAM entrará em transição até o fim do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, PedraX disse:

Nesse caso específico, como sua MB é de boa qualidade e tem 4 slots não é necessário o dual channel, embora fosse  interessante ter. Seria bom você dizer qual o clock delas e de preferência o modelo e marca, pelo q você fala quer usar 4GB em dois canais, seria então 2X2GB e mais 2x4GB DDR3. Teve um estudo mostrando sobre o efeito do dual channel:

Aé vai depender de seu orçamento a meu ver.

adicionado 3 minutos depois

OBS: o preço de DDR3 está muito bom e uma configuração nova não sairá por menos que 4K, então se a config não está com gargalo não vale a pena pensar em upgrade nesse momento que AMD e Intel estão em transição de famílias de processadores.

adicionado 4 minutos depois

Até a RAM entrará em transição até o fim do ano.

No caso eu conseguiria usar 3x4GB de boa? Sei que existe uma "melhora" quando se usa o dual channel.

Eu devo comprar 2x4GB de 1333 ou 1600 da Kingston. Vi o par a 300 golpinhos, unidade saindo entre 130~170. Realmente não ta caro.

Eu to fazendo upgrade do meu PC aos poucos, agora cheguei no momento que vou trocar as pelas finais e mais importantes, e que estão ligadas: mobo/processador/RAM ddr4.

Ainda estou analisando qual mobo comprar, e por ser uma compra maior e a parte mais cara do upgrade é que deixei ppr último.

Só tenho 4GB de RAM agora e ela também não tá lá nos seus 100%, então vou comprar uns 2 pentes de 4GB pra aguentar até final do mês que é quando meu cartão vira.

Eu devo ficar nos 2x4gb mesmo que é mais seguro.

E vou pensar/analisar esse caso da transição, tenho lido algumas notícias sobre isso.

 

Ps:

Eu usava 2x4GB + 2x2gb, depois usei por um tempo 3x2gb + 1x4GB

Eu estava muito leigo acerca das rams. Por isso vim perguntar o que posso ou n fazer. Acho que o caminho mais seguro é 2x4gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver o clock de sua RAM atual(esse pente de 4GB). você deve ver o preço da RAM nova.

Por exemplo se a RAM atual for de 1333 não vai valer a pena comprar de 1600.

Mas veja bem o OC de RAM de sua MOBO vai até 2000 MHZ, vejo pela minha (que tem OC até 2133).

O desempenho dela-RAM (na minha MOBO) em 1600MHZ é superior a 1333(dá para sentir na performance ao abrir janelas).

Eu no seu lugar colocaria dual em 2X4GB mas compraria com mais clock que você puder e encostaria o pente adicional até sentir mesmo necessidade de mais RAM. Quando colocar ele o desempenho cairá até o clock menor(para igualar o clock interno)

Resumindo dual chanel não faz diferença, mas clock de RAM  sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, PedraX disse:

Tem que ver o clock de sua RAM atual(esse pente de 4GB). você deve ver o preço da RAM nova.

Por exemplo se a RAM atual for de 1333 não vai valer a pena comprar de 1600.

Mas veja bem o OC de RAM de sua MOBO vai até 2000 MHZ, vejo pela minha (que tem OC até 2133).

O desempenho dela-RAM (na minha MOBO) em 1600MHZ é superior a 1333(dá para sentir na performance ao abrir janelas).

Eu no seu lugar colocaria dual em 2X4GB mas compraria com mais clock que você puder e encostaria o pente adicional até sentir mesmo necessidade de mais RAM. Quando colocar ele o desempenho cairá até o clock menor(para igualar o clock interno)

Resumindo dual chanel não faz diferença, mas clock de RAM  sim.

A atual tem 1333, e eu não irei utilizar ela porque também está comprometida. Por isso a necessidade de memórias novas ddr3 pra ontem. Na verdade to indo na loja nesse exato momento. Comprarei de 1600. Kingston 2x4GB 1600mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...