Ir ao conteúdo

Ajuda Urgente!

rickg

Posts recomendados

Postado

Eu tenho uma placa-mãe MSI K7N2 Delta ILSR com um processador Athlon XP2800. Pois bem, hoje fui fazer um teste de overclock e coloquei no setup da motherboard o FSB de 200 (antes estava 166 pois o XP 2800 funciona a 333 DDR).

Apos o reset a maquina travou e não deu mais boot.

Tentei resetar a BIOS dando o curto no jumper, mas nem isto funcionou.

Pensei ter sido o processador ai coloquei um XP2600 de outra maquina que tenho (esta da qual estou escrevendo) e ele tb não funcionou. Coloquei o XP2800 nesta maquina e funcionou perfeitamente, bem como em uma maquina que estou arrumando que tinha um XP2200.

então o processador não esta danificado.

Acredito que não tenha problema com as memorias pois são Samsung DDR400

Fico imaginando como uma placa-mãe dita boa para overclock poderia se danificar apenas ao trocar o FSB de 166 para 200.

Gostaria de alguma indicacao do que eu poderia fazer a mais para não condenar esta placa.

Ja estou vendo outros modelos, tb aceito sugestoes de modelos de placa-mãe bons para um XP2800, de preferência que tenha RAID, suporte a SATA.

DEsde ja agradeco a qualquer ajuda. Valeu

Postado

CARO AMIGO

você N DETONOU SUA PLACA não

FICA sossegado :-BEER

LEIA NO MANUAL OS JUMPERS DE freqüênciaS DAS MEMOS

E TROQUE MANUALMENTE ELE... QUE DEVE ESTAR EM 133 (DEFAULT)

PARA 100MHZ

A PLACA VAI INICIAR NORMAL

TU ENTRA NA BIOS... E DA UM LOAD SETTINGS

OU TIRA O QUE você FEZ ANTES.....

aí SALVA TUDO

DESLIGA

E MUDA O JUMPER PARA O 133 (QUE ESTAVA ANTERIORMENTE)

falou.....

obs: VEJA NO MANUAL.... PAG. 2-31

BYE

Postado

Olá, fiz o que tu indicou, tem dois jumpers, um é o J10 e outro o J11.

Diz para deixar o jumper J11 short (curto) se a FSB da CPU é 133/166 FSB o que é o caso do Xp2800 (166).

No caso fiz com o Jumper J10 o que diz no manual deixei em curto os pinos 2-3, e ela ressuscitou, porém se eu deixar o Jumper J11 em curto como diz que deve ser paar CPU's que sejam 133/166 FSB, o computador simplesmente não inicializa.

Deveria inicializar, pois diz que para ajustar para 200 Mhz a FSB tem que deixar este Jumper em curto para então ajustar na BIOS o valor para 200 MHZ.

Achei estranho, mas nem vou esquentar muito, eu queria testar esses XP288 em overclock, porém se não dá nem vou me preocupar.

Só achei estranho que uma placa que foi comentada ser boa para overclock tropeçar num overclock simples assim só subir um pouco a FSB.

Postado

Na verdade você deve subir o FSB aos poucos e não como tu fez

você primeiramente deve colocar em MANUAL logo depois... você deve subir o FSB de 2 em 2 mhz... e a culpa não é da plca

pode ser memoria que você esta utilizando.. que não aguenta... bem como pode ser processador TRAVADO

a placa em sí é otima basta saber usá-la corretamente.....

outra coisa... sete na BIOS o FSB 166

quando você estiver na freqüência 100 mhz

aí tu salva

e muda a frenquencia la na pl mae... para 166

e pronto... está OK!

Postado

Na verdade você deve subir o FSB aos poucos e não como tu fez

você primeiramente deve colocar em MANUAL logo depois... você deve subir o FSB de 2 em 2 mhz... e a culpa não é da plca

pode ser memoria que você esta utilizando.. que não aguenta... bem como pode ser processador TRAVADO

a placa em sí é otima basta saber usá-la corretamente.....

outra coisa... sete na BIOS o FSB 166

quando você estiver na freqüência 100 mhz

aí tu salva

e muda a frenquencia la na pl mae... para 166

e pronto... está OK!

Postado

Pois é amigo, essa placa não tem nada de especial no quesito overclock.

Quando você alterou o FSB, deixou o multiplicador como estava ou alterou também?

Postado

Eu baixei o multiplicador para 12X, visto que o Athlon 3200 funciona a 12X e FSB 200 MHz DDR.

As memórias que uso são Samsung, 2 módulos de 512 MHz DDR 400, se fossem de menor velocidade até entenderia heheheh

Mas o que importa é que está funcionando e o Windows tb detecta que é um Athlon2800.

Valeu mesmo.

Postado
Postado Originalmente por rickg@11 set 2004, 15:05

Eu baixei o multiplicador para 12X, visto que o Athlon 3200 funciona a 12X e FSB 200 MHz DDR.

As memórias que uso são Samsung, 2 módulos de 512 MHz DDR 400, se fossem de menor velocidade até entenderia heheheh

Mas o que importa é que está funcionando e o Windows tb detecta que é um Athlon2800.

Valeu mesmo.

Errado, o multiplicador do Athlon XP 3200+ é 11x, logo, 11 x 200 = 2200 MHz.

Você deixando o multiplicador em 12x e o FSB em 200, resultou em um clock de 2400 MHz, ou seja, um overclock bem agressivo para um Athlon XP.

Você chegou a aumentar o VCORE?

Postado

Não, não mexi na tensão, pois mal ajustei o FSB em 200 e o computador nem reiniciou. Talvez porque o processador seja travado como falou o colega na mensagem anterior.

Postado
Postado Originalmente por rickg@11 set 2004, 18:00

Não, não mexi na tensão, pois mal ajustei o FSB em 200 e o computador nem reiniciou. Talvez porque o processador seja travado como falou o colega na mensagem anterior.

Pois é rapaz, foi o que eu disse no post anterior, você fez um overclock muito agressivo, isso deve ser feito aos poucos, sempre checando a estabilidade do sistema.

Um aumento de VCORE é necessário na maioria dos casos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...