Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travado/congelando. Problema na GPU?


Posts recomendados

SPECS

placa-mãe: MSI Z270 Sli Plus

VGA: Gtx 1060 3Gb Zotac

CPU: i5-6400

Fonte: 500w evga

RAM: 2x4Gb HyperX DDR4 2400Mhz

Sistema Operacional: Windows 10

1Tb HDD Western Digital e 120Gb SSD Corsair 

Boa noite, 

Há um tempo atrás, o meu computador começou a apresentar problemas para ligar. No entanto, não parecia nada sério, limpei as memórias RAM e ele voltou a funcionar normalmente. Um tempo depois, ele começou a travar após um certo tempo ligado. O travamento vinha realmente do nada. Realizei outra limpeza na memória RAM, e a situação se estabilizou por algum tempo. Até que a minha placa-mãe queimou (usava uma Asus H110-m). Comprei uma MSI Z270 Sli Plus. Logo quando voltei a usar o pc, os travamentos voltaram. Desconfiando que fosse a RAM, limpei-as, porém o problema persistiu. E mesmo antes do jogo começar a travar, era notável um desempenho um pouco inferior a o que era antes. Atualizei os drivers da placa de vídeo, o que resolveu o problema. Por um tempo. Notei que os travamentos/congelamentos (esclarecendo, geralmente começa travando, até que a imagem simplesmente congela) eram seguidos de um alto uso da CPU. Desconfiando que fosse algum vírus, ou incompatibilidade, formatei o PC e passei um anti-virus. Quando formatei o PC, o desempenho melhorou um pouco, mas começava a travar depois de um tempo. Desconfiando que o problema estivesse no HDD, desconectei o mesmo e fiquei usando apenas o SSD. O desempenho melhorou, mas o erro mesmo assim aparecia de vez em quando. Uma nota é que o erro agora não era mais seguido de um alto uso de CPU. Desconfiei então que o problema fosse da GPU. Removi-a do PC, fiz uma limpeza, e a montei de volta (nota: esqueci de trocar a placa térmica, e acabei deixando o PC algumas horas ligado antes de trocá-la). O desempenho melhorou um pouco, o tempo de boot ficou menor. Porém, o problema persistiu e eu não sei o que fazer (nota: o desempenho do PC sem a VGA foi bom, acho que o problema não persistiria sem ela). Desconfio que o problema está na VGA, mas não faço ideia do que fazer. Já agradeço previamente por lerem até aqui e por responder o tópico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...