Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VisualG Como limitar poltronas e escrever= a poltrona não existe - visualg


Posts recomendados

Galera, estou precisando de uma ajuda com o código que estou desenvolvendo

# Preciso que o código abaixo que quando alguém digite um número diferente de 16, que ele escreva a seguinte resposta: Não temos esta poltrona. E preciso que logo depois que escreva isso: escolha uma opção valida.  E reapresente o mapa com as opções.

# Preciso de um menu que faça a troca de passagens também. Observação: ele tem que trocar a passagem escolhida por uma não escolhida da preferência do cliente

# Preciso que em cada opção ele repita o mapa, sem as opções.

var
polt : vetor [1..16] de real
menu : inteiro
i, j, cont : inteiro
inicio
para i de 1 ate 16 faca
     polt <- i
fimpara
   menu <- 0
   enquanto menu <> 3 faca
      escreval ("Escolha:")
      escreval (" 1 - Mapa de Poltronas")
      escreval (" 2 - Venda de Passagens")
      escreval (" 3 - Sair")
      leia (menu)
      limpatela
     se menu = 1 então
         cont <- 1
         para j de 1 ate 4 faca
            escreval (polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, "            ", polt[cont+2]:3, "   ", polt[cont+3]:3)
            cont <- cont+4
         fimpara
      senao
         se menu = 2 então
            escreva ("Qual a poltrona? ")
            leia (i)
            se polt = 0 então
               escreval ("Desculpe. Poltrona indisponivel. Verifique as disponiveis abaixo:")
               cont <- 1
               para j de 1 ate 4 faca
                  escreval (polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, "            ", polt[cont+2]:3, "   ", polt[cont+3]:3)
                  cont <- cont+4
               fimpara
            senao
               polt <- 0
               escreval ("Poltrona ", i, " vendida")
            fimse
         senao
            escreval ("Escolha uma opcao valida!!! ")
         fimse
      fimse
   fimenquanto
fimalgoritmo 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Fillipe    para postar seu código é melhor usar o botão   <>   que está lá na barra de ferramentas da janela de postar , pois senão seu código fica faltando alguns caracteres como o  [ i ]  que sumiram do se código , e de preferência não use a variável  i  dentro de colchetes  use o  j  .   e  para escrever a mensagem de poltrona indisponível e repetir você precisa colocar essa linhas  dentro de um repita assim  :

repita
  flag := 0
  cont <- 1
  para j de 1 ate 4 faca
    escreval (polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, "            ", polt[cont+2]:3, "   ", polt[cont+3]:3)
    cont <- cont+4
  fimpara  
  escreva ("Qual a poltrona? ")
  leia (i)
  se polt[i] = 0 ENTÃO
    escreval ("Desculpe. Poltrona indisponivel. Verifique as disponiveis abaixo:")
    flag=1
  fimse
ate flag=0;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@devair1010 , na verdade eu estou tentando fazer este código

 O código seria em matriz, no visualg.

Preciso de uma matriz com 15 números. Seria 5x3 Precisa conter os números de 1 a 15

Preciso que sejam inseridos os comandos:

1 -> Mostrar assentos

2 -> Comprar assento (tem que aparecer um menu pedindo pra ele confirmar compra, quando confirmar, o assento em questão deve aparecer isto "----") A pessoa não pode comprar o mesmo assento e ao tentar, deve aparecer: ERRO! A poltrona já foi reservada

3-> Trocar assento (Quando ela trocar, deve desaparecer o --- da poltrona antiga e aparecer o --- na poltrona nova. Não podendo trocar por uma poltrona ja ocupada)

4-> Cancelar assento (Ao cancelar o assento, deve sair o --- das poltronas)

5 -> Sair (A pessoa só pode sair quando digitar 5 ou quando se criar um menu perguntando: Algo mais? Se a resposta for não, saia.

Preciso que no final desse algoritmo ele me de o valor de assentos que a pessoa comprou. Cada passagem custa R$875,00

 

Faz parte de um desafio a qual o cara que esta ensinando pede isto. Ai tenho chegado no máximo ao que fiz ai

Consegue me ajudar nesse código?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Luis Fillipe, poste o enunciado oficial completo. Pois os detalhes da implementação devem seguir "rigorosamente" os critérios deste.

adicionado 55 minutos depois

Então, creio que você precisa criar um menu com as opções. Daí, implementar cada um dos recursos.

 

 

1#

Pelo que foi postado, segue um esboço:

//Preciso de uma matriz com 15 números. Seria 5x3
//Preciso que sejam inseridos os comandos:
//
//1 -> Mostrar assentos
//2 -> Comprar assento (tem que aparecer um menu pedindo pra ele confirmar
//     compra, quando confirmar, o assento em questão deve aparecer isto
//     "----") A pessoa não pode comprar o mesmo assento e ao tentar, deve
//     aparecer: ERRO! A poltrona já foi reservada
//3 -> Trocar assento (quando ela trocar, deve desaparecer o --- da poltrona
//     antiga e aparecer o --- na poltrona nova. Não podendo trocar por uma
//   poltrona ja ocupada)
//4 -> Cancelar assento (Ao cancelar o assento, deve sair o --- das poltronas)
//5 -> Sair (A pessoa só pode sair quando digitar 5 ou quando se criar um menu
//     perguntando: Algo mais? Se a resposta for não, saia.
//Preciso que no final desse algoritmo ele me de o valor de assentos que a
// pessoa comprou. Cada passagem custa R$875,00?

algoritmo "FCdH"
var
   poltronas  :vetor [1..5,1..3] de caractere
   opcao      :caractere
   i, j       :inteiro
   continuar  :caractere //usado para fazer o programa esperar um ENTER
inicio

//inicializa as poltronas com os seus respectivos números de assentos
para i de 1 ate 5 faca //para cada uma das fileiras
   para j de 1 ate 3 faca //para cada poltrona da fileira
      poltronas[i,j] <- numpcarac(i)+"."+numpcarac(j)
   fimPara
fimPara
escreval("Poltronas inicializadas com sucesso!")
escreval()
escreva ("Pressione ENTER para continuar...")
leia(continuar) //para aguardar um ENTER para continuar

repita
   limpaTela
   escreval(" MENU ")
   escreval()
   escreval(" 1- Mostrar assentos ")
   escreval(" 2- Comprar assento  ")
   escreval(" 3- Trocar assento   ")
   escreval(" 4- Cancelar assento ")
   escreval(" 5- SAIR             ")
   escreval()
   escreva (" ==> ")
   leia(opcao)
   limpaTela

   escolha (opcao)
      //MOSTRAR ASSENTOS
      caso "1"
         //exibe as lista de assentos disponíveis
         escreval("         ___         ")
         escreval("      /       \      ")
         escreval("    /           \    ")
         escreval("  /               \  ")
         escreval(" /                 \ ")
         escreval("|~~~~~~~~~~~~~~~~~~~|")
         para i de 1 ate 5 faca
            escreval("|                   |")
            para j de 1 ate 3 faca
               escreva ("| ",poltronas[i,j]," |")
            fimPara
            escreval()
         fimPara
         escreval("| ~~~~~~~~~~~~~~~~~~|")

      //COMPRAR ASSENTOS
      caso "2"
         escreval("EM CONSTRUÇÃO")

      //Trocar assento
      caso "3"
         escreval("EM CONSTRUÇÃO")
         
      //Cancelar assento
      caso "4"
         escreval("EM CONSTRUÇÃO")
         
       //SAIR
      caso "5"
         escreval("Foi tarde!!!")
         
   fimEscolha
   escreval()
   escreva ("Pressione ENTER para continuar...")
   leia(continuar) //para aguardar um ENTER para continuar

ate opcao="5"


fimAlgoritmo

 

 

 

2#

Sobre:

Em 01/07/2018 às 19:02, Luis Fillipe disse:

# Preciso que o código abaixo que quando alguém digite um número diferente de 16, que ele escreva a seguinte resposta: Não temos esta poltrona. E preciso que logo depois que escreva isso: escolha uma opção valida.  E reapresente o mapa com as opções.

# Preciso de um menu que faça a troca de passagens também. Observação: ele tem que trocar a passagem escolhida por uma não escolhida da preferência do cliente

# Preciso que em cada opção ele repita o mapa, sem as opções.

 

Não precisa se preocupar com isso agora. Por enquanto suponha que sempre serão digitados valores válidos.

Sugiro agora que implemente o item 2 do menu.

 

Obs.: mesma coisa, por enquanto não precisa se preocupar se já está ocupado ou não, suponha que serão sempre usados os dados corretor... reserve algumas poltronas e coloque para mostrar.. e posta o código aqui. Se tiver dúvidas sobre algo é só postar também.

 

obs.: para postar um código, utilize a tag CODE. Basta clicar no botão <> e colar o texto lá.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...