Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
QUEHOMEN

Como vocês explicariam Linux para um usuário de windows

Recommended Posts

Boa noite, eu estou com dificuldade de explicar sobre as diferentes interfaces que o linux para um colega meu que até hoje só usou Windows .Vocês poderiam fazer u texto curto e simples para falar sobre essas interfaces e o quanto consomem de RAM?  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interfaces Graficas que você esta falando? Se sim, mostre as mais de 50 que ha por ae (conhecidas ou nao)

E fora os gostos, ele pode pegar qq linux (difícil de mexer ou nao) e experimentar ate se identificar com uma, foi assim que eu fiz

As interfaces graficas podem ser instalado em quase toda distribuicao linux, pois a maioria das interfaces sao universal para linux (as graficas)

As mais faceis para um usuario novato sao: Ubuntu, Debian (qq um se acostuma), Linux Mint (inclusive essa nova versao que lancou , a 19, agora esta com visual excelente, pelo menos na interface grafica Cinnamon)

Tem Xubuntu (mesma coisa que ubuntu com a interface XFCE)

Lubuntu (com interface LXDE) so que mais simplificado

e o Kubuntu (com KDE), mas e meio pesadinho

e os mais dificeis de mexer, pois exigem certa experiencia sao (algumas):

Debian tmb

Red Hat (super distro, muito usada em servidores, e e paga)

Slackware (distro incrivel, super leve, estão leve que ela nao passa dos 500mb de consumo de memoria, isso ela enxuto, e essa e pra quem realmente quer bater cabeca com linux)

O linux em si (o proprio kernel), nao consome mais de 300~500 de ram, pois o linux em si (pelado e enxuto e sem programas) e so em modo texto.

O consumo de ram dos linux (de modo geral), varia com quantos programas você instalou nele, se o sistema esta atualizado, com kernel atualizado, se ele esta com um ambiente grafico (interface grafica) leve (XFCE, LXDE, FLUXBOX, BLACKBOX, e etc....) ou uma pesada (sim, a interface em si consome muita ram), como KDE principalmente, CINNAMON, MATE, e etc.....as mais bonitas consideradas por muitos usuarios geralmente sao as mais pesadas, as mais leves que eu citei acima, sao a maioria manual, que nao vem nem com o "menu iniciar" como FLUXBOX E BLACKBOX.

Fora que o linux tmb por si proprio e bastante seguro e leve, fora que ainda tem firewall proprio, navegadores que nao tem pra windows, mobilidade, manuseio, e a sensacao de segurança que ha nas distros, fora que ainda da pra rodar programas e jogos do windows no linux (dependendo do hardware).

Essas sao apenas algumas coisas de um Linux

(desculpe pela falta de acentos, pois meu teclado e americano, e ta configurado completamente em americano)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só complentando o que o @Lordstark  disse: a grande maioria dos programas disponiveis para o linux são gratuito (se não forem quase todos), não tendo que correr o risco de pegar algum malware com algum crack, outra coisa é que embora o linux possa pergar virus (quase impossivel) a criação de um virus para linux é muito mais complicada se comparado com o windows por que a segurança no linux é incrivel.

 

Nota: Uso linux desde 2015 e até hoje nunca peguei um virus, já no meu windows todo dia aparece um...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja o mais objetivo e sintético possível.

Existem as distribuições principais: Slackware, Arch, Fedora, Debian, Suse, Red Hat, Gentoo...

Existem as dezenas de distribuições derivadas das principais, que geralmente visam facilitar o uso:  Mint, Zorin, Ubuntu, Manjaro, MX, CentOS, Kali, Deepin, etc.
Cada qual usa uma interface gráfica: Xfce, Gnome, KDE, Mate, Cinnamon, etc., da mesma maneira como a interface do Windows muda do XP para o Vista, do Vista para o 7, do 7 para o 10, etc. 

Linux faz uso de software geralmente livre e de código aberto, como por exemplo LibreOffice no lugar do MS-Office, Gimp no lugar do Photoshop, etc, embora também haja programas multiplataforma (para Linux e Windows) e também programas comerciais, principalmente jogos.

Abaixo a interface Xfce do meu Mint 19.

android.thumb.png.7d8ea6425a8dfdadc8362eb2b721c73a.png

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E mais uma coisa, a interface KDE pode ser instalado no Windows.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×