Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu estou com dificuldade de explicar sobre as diferentes interfaces que o linux para um colega meu que até hoje só usou Windows .Vocês poderiam fazer u texto curto e simples para falar sobre essas interfaces e o quanto consomem de RAM?  

Postado

Interfaces Graficas que você esta falando? Se sim, mostre as mais de 50 que ha por ae (conhecidas ou nao)

E fora os gostos, ele pode pegar qq linux (difícil de mexer ou nao) e experimentar ate se identificar com uma, foi assim que eu fiz

As interfaces graficas podem ser instalado em quase toda distribuicao linux, pois a maioria das interfaces sao universal para linux (as graficas)

As mais faceis para um usuario novato sao: Ubuntu, Debian (qq um se acostuma), Linux Mint (inclusive essa nova versao que lancou , a 19, agora esta com visual excelente, pelo menos na interface grafica Cinnamon)

Tem Xubuntu (mesma coisa que ubuntu com a interface XFCE)

Lubuntu (com interface LXDE) so que mais simplificado

e o Kubuntu (com KDE), mas e meio pesadinho

e os mais dificeis de mexer, pois exigem certa experiencia sao (algumas):

Debian tmb

Red Hat (super distro, muito usada em servidores, e e paga)

Slackware (distro incrivel, super leve, estão leve que ela nao passa dos 500mb de consumo de memoria, isso ela enxuto, e essa e pra quem realmente quer bater cabeca com linux)

O linux em si (o proprio kernel), nao consome mais de 300~500 de ram, pois o linux em si (pelado e enxuto e sem programas) e so em modo texto.

O consumo de ram dos linux (de modo geral), varia com quantos programas você instalou nele, se o sistema esta atualizado, com kernel atualizado, se ele esta com um ambiente grafico (interface grafica) leve (XFCE, LXDE, FLUXBOX, BLACKBOX, e etc....) ou uma pesada (sim, a interface em si consome muita ram), como KDE principalmente, CINNAMON, MATE, e etc.....as mais bonitas consideradas por muitos usuarios geralmente sao as mais pesadas, as mais leves que eu citei acima, sao a maioria manual, que nao vem nem com o "menu iniciar" como FLUXBOX E BLACKBOX.

Fora que o linux tmb por si proprio e bastante seguro e leve, fora que ainda tem firewall proprio, navegadores que nao tem pra windows, mobilidade, manuseio, e a sensacao de segurança que ha nas distros, fora que ainda da pra rodar programas e jogos do windows no linux (dependendo do hardware).

Essas sao apenas algumas coisas de um Linux

(desculpe pela falta de acentos, pois meu teclado e americano, e ta configurado completamente em americano)

• Curtir 1
Postado

Só complentando o que o @Lordstark  disse: a grande maioria dos programas disponiveis para o linux são gratuito (se não forem quase todos), não tendo que correr o risco de pegar algum malware com algum crack, outra coisa é que embora o linux possa pergar virus (quase impossivel) a criação de um virus para linux é muito mais complicada se comparado com o windows por que a segurança no linux é incrivel.

Nota: Uso linux desde 2015 e até hoje nunca peguei um virus, já no meu windows todo dia aparece um...

• Curtir 1
Postado

Seja o mais objetivo e sintético possível.

Existem as distribuições principais: Slackware, Arch, Fedora, Debian, Suse, Red Hat, Gentoo...

Existem as dezenas de distribuições derivadas das principais, que geralmente visam facilitar o uso:  Mint, Zorin, Ubuntu, Manjaro, MX, CentOS, Kali, Deepin, etc.
Cada qual usa uma interface gráfica: Xfce, Gnome, KDE, Mate, Cinnamon, etc., da mesma maneira como a interface do Windows muda do XP para o Vista, do Vista para o 7, do 7 para o 10, etc. 

Linux faz uso de software geralmente livre e de código aberto, como por exemplo LibreOffice no lugar do MS-Office, Gimp no lugar do Photoshop, etc, embora também haja programas multiplataforma (para Linux e Windows) e também programas comerciais, principalmente jogos.

Abaixo a interface Xfce do meu Mint 19.

android.thumb.png.7d8ea6425a8dfdadc8362eb2b721c73a.png

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado
Em 06/07/2018 às 19:01, José Nildo de M. Pereira disse:

Só complentando o que o @Lordstark  disse: a grande maioria dos programas disponiveis para o linux são gratuito (se não forem quase todos), não tendo que correr o risco de pegar algum malware com algum crack, outra coisa é que embora o linux possa pergar virus (quase impossivel) a criação de um virus para linux é muito mais complicada se comparado com o windows por que a segurança no linux é incrivel.

Nota: Uso linux desde 2015 e até hoje nunca peguei um virus, já no meu windows todo dia aparece um...

Olá colegas!

Quem abandona o Windows por Linux, geralmente não volta atrás. O fato de ser gratuito, e milhares de vezes mais seguro do que Windows, foi o fator determinante para eu usar Ubuntu. Mas precisamos ser realistas, Linux é um desafio até para usuários experientes.

images.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...