Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, boa tarde!

Gostaria de sanar uma dúvida simples.

Entrei num apartamento novo agora (padrão monofásico 110v - 70a) e quando minha esposa foi ligar o secador dela no banheiro (potência 1900W), o disjuntor desarmou.

Fui até a caixa de distribuição e descobri que colocaram apenas um disjuntor de 10A para as tomadas do banheiro + 2 quartos (iluminação 10A e chuveiro 50A são separados), conforme foto abaixo.

Pretendo substituir esse disjuntor por um de 20A, para ele não desarmar com o secador. Mas fiquei com dúvida se a fiação suporta essa corrente sem riscos.

A fiação da tomada é de 2,5mm e ela está bem próxima da caixa de distribuição (menos de 4 metros).

Então, a dúvida: posso instalar o de 20A tranquilamente na fiação de 2,5mm, sem riscos?  Até me falaram no disjuntor de 16A, mas acho que a margem ficaria muito pequena pro secador, mesmo não tendo muitas outras coisas ligadas nos quartos (só TV, notebook e carregador do celular)...

Agradeço a quem puder ajudar!

222.jpg

Postado
4 minutos atrás, dwatashi disse:

O cabo "até" suporta 20A, mas precisaria verificar como é o neutro da instalação.

Para ajudar tem uma tabela da SIL que indica valores de referência.

Já pedindo desculpas pela ignorância (sou leigo mesmo nessa área), o que eu devo verificar em relação ao neutro da instalação?

Postado

A instalação é 110 volts ou 127 volts? Para mudar o disjuntor para 20A tem que ter certeza de que todos os fios desse circuito são 2,5 mm2 inclusive neutro e retorno de iluminação.

Se o apartamento é novo e em garantia o mais indicado seria acionar a construtora e pedir para colocar uma tomada exclusiva no banheiro visto que a instalação como está é insuficiente.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Ricardov disse:

A instalação é 110 volts ou 127 volts? Para mudar o disjuntor para 20A tem que ter certeza de que todos os fios desse circuito são 2,5 mm2 inclusive neutro e retorno de iluminação.

Se o apartamento é novo e em garantia o mais indicado seria acionar a construtora e pedir para colocar uma tomada exclusiva no banheiro visto que a instalação como está é insuficiente.

Primeiramente, obrigado pela resposta, amigo!

Conferi o que você falou e descobri o seguinte:

Instalação: 127 volts

Circuito: todo com fios de 2,5mm, inclusive neutro e retorno de iluminação.

O problema dessa questão da construtora é que aparentemente não entraria na garantia, já que não é um "defeito" propriamente dito, mas uma característica do projeto elétrico, que é bem subdimensionado.

Se essa fiação aguentar e ficar protegida com o disjuntor de 20A, consigo resolver de forma mais simples. Eu vi aqui que 2,5mm sustenta até 21A, mas fico com medo de confiar apenas na informação "seca" na internet!

Postado

@allanaraujo bem, existem normas para projeto e elas deveriam ser seguidas pela construtora, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.  Mas enfim se todo o circuito é 2,5 pode instalar o disjuntor 16A, classe C, conhecido como C16 que vai resolver seu problema.

Por curiosidade, essa instalação tem aterramento?

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Ricardov disse:

@allanaraujo bem, existem normas para projeto e elas deveriam ser seguidas pela construtora, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.  Mas enfim se todo o circuito é 2,5 pode instalar o disjuntor 16A, classe C, conhecido como C16 que vai resolver seu problema.

Por curiosidade, essa instalação tem aterramento?

Entendi, amigo. Então esse de 16A "aguentaria" o secador de 1900W, certo?

Será que tem alguma Norma Técnica que obrigue a instalarem fiação com maior diâmetro para as tomadas domésticas, usando um disjuntor de maior corrente?

Postado
54 minutos atrás, allanaraujo disse:

Entendi, amigo. Então esse de 16A "aguentaria" o secador de 1900W, certo?

Sim.

55 minutos atrás, allanaraujo disse:

Será que tem alguma Norma Técnica que obrigue a instalarem fiação com maior diâmetro para as tomadas domésticas, usando um disjuntor de maior corrente?

A norma de instalações é a NBR-5410. Determina condutor de 2,5 mm2 para tomadas, evidentemente com disjuntor compatível. O que fizeram aí a princípio é discutível, mas sem examinar projeto e memorial descritivo da obra não se pode falar mais nada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...