Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade grande para trabalhos 3D


Posts recomendados

Oi pessoal,

 

Eu trabalho com animações 2D e 3D e meu sistema depende diretamente de placas de vídeo.

 

Atualmente essas são as minhas configurações:

- Placa-mãe: Asus Z87-K  (3 PCI, 2 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)
- Processador: Intel(R) Core(TM) i5-4570 CPU @ 3.20GHz, 3201 Mhz
- RAM: 16 GB (8x2) DDR3-1333 DDR3 SDRAM
- Placas de Vídeo (2): GeForce GTX 1070  (8 GB) + GeForce GTX 970  (4 GB)
- Fonte: Corsair CX750M
- Sistema: Windows 10 64bit Home Edition

Eu pretendo comprar mais uma placa de vídeo (os programas não trabalham em SLI), provavelmente uma GeForce GTX 1080 Ti. Pra isso, teria que conseguir uma placa-mãe com 3 slots, então minha ideia é aproveitar pra trocar a placa, processador e colocar uns 32GB de memória DDR4. Então gostaria de sugestões de marcas/modelos, além de precisar que vocês me tirem algumas dúvidas :)

Minhas maiores dúvidas são:

- O que significa exatamente se uma placa-mãe tem 3 slots de PCI-E, mas nem todos trabalham em x16? Não parece haver placa com 3 slots que trabalhem x16. Achei uma placa que tinha x16, x8 e x4. (https://www.fgtec.com.br/produto/1142890-placa-mãe-gigabyte-z370-aorus-gaming-7-rgb-led---lga1151 ou https://www.fgtec.com.br/produto/1049973-placa-mãe-gigabyte-z370-hd3---lga1151)

- A minha fonte de 750W suporta esse upgrade? Senão, qual seria o ideal, inclusive para não precisar comprar outra num futuro próximo.

 

- Trocando todos esses componentes, existe a possibilidade de haver incompatibilidade de sistema ou algo assim, ou é só trocar as peças, que terei o windows funcionando tudo igual como agora?

 

É isso, acho que não esqueci de nada. Agradeço a ajuda de vocês desde já! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pro que você quer, você teria que partir para a serie High End... Com um Core X e placa-mãe X299

 

Acho que o fato do PCI Ex estar trabalhando em 8X ou 4X deve ter pouco impacto no seu trabalho, mas o complicado vai ser achar uma placa-mãe com 3 PCI Express para placas de vídeo e que de para usar 3 placas Dual Slots. 

 

Quanto a fonte... segurar 3 placas de video dessas acho difícil.. 2 com certeza... mas 3.. acho que não

 

PS.. nenhuma das duas placas que você colocou caberia as 3 placas.. não tem espaço entre o 2 e 3 slot PCI 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@highfelder

- Placa-mãe: Asus Z87-K  (3 PCI, 2 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN) Para você achar uma MoBo para o que você quer é muito difícil e o custo não valeria  
- Processador: Intel(R) Core(TM) i5-4570 CPU @ 3.20GHz, 3201 Mhz - Esse processador esta limitando o seu trabalho E para colocar um Core i7-4790 (4c/8t) o Custo sairia alto e ainda não valeria a pena 
- RAM: 16 GB (8x2) DDR3-1333 DDR3 SDRAM
- Placas de Vídeo (2): GeForce GTX 1070  (8 GB) + GeForce GTX 970  (4 GB) - você realmente precisa dessas 3 placas ?  Eu partiria logo para uma Nvidia Quadro P4000 ou GTX 1080ti
- Fonte: Corsair CX750M - Para essa quantidade de GPU já é apertado  

 

O que eu recomendo você fazer é ir para uma plataforma nova 

Processador: Ryzen 7 1700,1800,2700 (8 Núcleos, 16 Threads )

Placa-mãe: B350,X370,X470 / Memória: DDR4 16gb

Placa de Vídeo: Nvidia Quadro P4000, GTX 1080ti

SSD: 240gb

Ficaria com a Fonte,HD,Gabinete 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente isso não vai me ajudar :/

 

Pro meu tipo de trabalho, quanto mais cuda cores disponíveis nas placas de vídeo, mais rápida a renderização, então sim, quanto mais placas melhor.

 

Claro que eu poderia trocar as minhas atuais e comprar duas 1080ti, mas de qualquer maneira teria que fazer o upgrade pra três daqui um tempo. (tem artistas que usam 3, 4, 6 placas de vídeo). Meu objetivo no momento é manter as placas que eu tenho e comprar mais uma.

 

Eu sei que é possível ter várias placas num sistema porque é algo comum na área de 3D, mas eu não sei como fazer ainda. Realmente eu to achando difícil de achar Mobo com 3 slots pra placa, mas algum jeito tem que ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@highfelder você ter dois computadores não melhoraria a sua produtividade (rodar dois trabalhos ao mesmo tempo)?

 

À partir de um certo valor, você paga muito caro pra ter um pouco a mais de desempenho, e, a meu ver, compensaria ter mais de uma máquina ou montar um computador em cluster, o chamado Beowulf (Cluster feito com micros "comuns").

 

A velocidade do PCI-E é algo que você não precisa se preocupar, sendo o PCI-E 3.0 e acima de 8x (4x vai afetar muito pouco o desempenho).

 

Placa com 3 slots PCI-E é como o @bngomes falou, tem que ser plataforma superior, e o problema vai ser a fonte (além do calor que esta máquina vai gerar)

 

Qual seu orçamento para a empreitada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o orçamento tá super aberto. Eu sei que eu vou ter que investir bastante grana, mas como é meu instrumento de trabalho e afeta diretamente no tempo que eu levo pra entregar os projetos, pra mim vale a pena.

 

Bom saber sobre a velocidade da PCI-E, fico mais tranquilo assim.

 

Não poderia ser dois computadores porque eu precisaria de uma segunda licença do software que eu uso pra poder renderizar em rede assim.

 

Mas já vi também casos de máquinas comuns com só uma placa de vídeo, mas conectadas a uma plataforma com várias placas. Não um computador de fato com processador, memória, etc, mas somente placas com uma fonte dedicada. Basicamente placas de vídeo externas ao computdor. Isso é possível? Como seria feita essa conexão?

 

De qualquer maneira, e como @Andros Santos falou, meu processador precisa de um upgrade e já queria aproveitar pra trocar a memória pra DDR4 e colocar 32 GB. Esse upgrade vai ter que ser feito de qualquer maneira. Cabe acertar agora essa parte da placa de vídeo, que achei que ia ser mais simples haha.

 

Brigadão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!