Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@ilovepic ,

Claro !

Conforme você aumenta a corrente de base de um transistor, ele vai passar do corte para a ativa e finalmente para a saturação.

Eu faria isso criando um conversor D/A simples com um circuito RC e faria a modulação por PWM, assim vario a tensão sobre o capacitor, e deste partiria um resistor até a base do transistor.

Conforme o periodo do PWM aumenta, aumenta também a corrente de base.

Simples, bastam dois resistores e um capacitor, e claro, calculados a partir da frequência do PWM.

Paulo

• Curtir 1
Postado
Em 19/07/2018 às 16:55, aphawk disse:

@ilovepic ,

Eu faria isso criando um conversor D/A simples com um circuito RC e faria a modulação por PWM, assim vario a tensão sobre o capacitor, e deste partiria um resistor até a base do transistor.

Conforme o periodo do PWM aumenta, aumenta também a corrente de base.

Simples, bastam dois resistores e um capacitor, e claro, calculados a partir da frequência do PWM.

A ideia parece excelente, mas ainda me falta muito conhecimento para perceber como devo fazer isso! Pelo que percebo pela sua sugestão primeiro tenho que aprender a criar um pwm e um conversor D/A no PIC, apenas depois posso avançar no resto da matéria. Estou correcto?

O que sugere ler/pesquisar/tutoriais/livros para aprender a configurar bem o PIC? Comecei a ler o livro "Desbravando PIC" mas a curva de aprendizagem está bastante lenta. Pois o livro mete assembly. Estou a gostar, mas demora bastante. Existe algum livro que ensine através da linguagem C, onde me sinto melhor?

Valeu

Postado

@ilovepic Se você quer aprender rapidamente programação de PIC sugiro as vídeo aulas de Programação de PIC em linguagem C do canal do youtube WR Kits. Sugiro ainda mais você aprender estruturar programa de maneira a usar funções de configuração para que sua aprendizagem seja mais rápida.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, ilovepic disse:

A ideia parece excelente, mas ainda me falta muito conhecimento para perceber como devo fazer isso! Pelo que percebo pela sua sugestão primeiro tenho que aprender a criar um pwm e um conversor D/A no PIC, apenas depois posso avançar no resto da matéria. Estou correcto?

Sim, mas não é nada tão difícil como parece .... você tem de programar um dos Timers, pode ser de 8 bits mesmo, para gerar uma frequência que pode ser baixa , tipo 1 Khz , ou qualquer uma entre 1 Khz e 20 Khz,   num dos modos em que ele funcione como PWM. O conversor D/A é bem simples, basta apenas um resistor e um capacitor.

Ou se seu Pic tiver uma porta de 8 bits livre, pode usar o famoso conversor R-2R, e terá em sua saída valores entre 0 e 5V, em 256 níveis diferentes, ou seja, um step de 5/256 = 19,6 milivolts. é muito simples, e não depende de nenhuma programação, basta apenas escrever o valor na porta e pronto !

Não consigo te ajudar com a programação nos Pics , faz muito tempo que não uso eles....

Paulo

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!