Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
zGlatic

Instalação de fan cooler

Recommended Posts

Bom, não tenho nenhuma experiência com montagem, pretendo montar meu PC sozinho, com informações que adquiri na internet, porém há algo que não me sinto seguro, em relação aos coolers, aqueles que vão no gabinete.

 

Qual o processo de instalação? 
Onde ligo? placa-mãe? Fonte?

Caso eu queira um cooler RGB, como irá funcionar o sistema RGB, como mudar de cor? Processo de instalação diferente?

 

Gabinete que pretendo comprar: Mesh Gear Locana RGB (Vem com 3 fans RGB com controle)

 

Lembrando, não tenho muita experiência, se puder explicar o melhor possível eu agradeço.

Editado por zGlatic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@zGlatic

Qual o processo de instalação? 

Quatro parafusos em local específico do gabinete para eles. Os da frente na posição para puxar o ar pra dentro do gabinete e o de trás para fora. Geralmente tem uma seta na lateral do fan indicando o sentido do fluxo de ar nele.

 

image.png.5d6c7d89b9fe541397aff7914bf784c1.png

 

Tem fans que vão na fonte outros na placa-mãe. Depende do conector que vem nele (em alguns vem ambos).

Os mais simples vão na fonte direto, mas não há controle de rotação, assim o PC fica mais barulhento e junta mais poeira.

Esse conector da fonte se chama molex:

image.png.c855bfc9ff81eb5a8b6c995fe0b00d4b.png

 

O conector de placa-mãe é bem menor, há o de 3 e 4 pinos. O de 4 pinos é melhor porque tem PWM. Sua placa-mãe aceitará ambos.

image.png.fa8b743c64de15b2a45238119781717f.png

 

Quanto ao RGB, depende muito do fabricante e modelo.

Mas daí eles vem com um controlador próprio, tipo isto:

image.png.e0832d2ce95e5dbfb9c5d644bcc689ba.png

Daí vai conectando os fans aí. Mas no caso do controlador depende muito da marca, as vezes nem outro fan você consegue colocar nele pois o conector pode ser diferente.

 

RGB direto na placa-mãe só se ela tiver o recurso como o da Asus chamado Aura, e só as placas mãe mais caras tem. Gigabyte e MSI também tem este recurso dependendo da placa-mãe.

 

image.png

  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×