Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acelerômetro MEMS + Software


Posts recomendados

Olá pessoal,

Eu sou engenheiro mecânico e não tenho conhecimento algum sobre eletrônica e gostaria da ajuda de vocês!

Quero medir a vibração de um equipamento e visualizar alguns gráficos de acordo com o explicado abaixo:

 

Pelo o que eu entendo, eu teria que dividir esse projeto em 03 "áreas", sendo o sensor, "placa de aquisição" e software:

Sensor - pelo o que pesquisei os acelerômetros MEMS são baratos e atendem minhas especificações técnicas (amplitude, frequência, temperatura, etc). Entretanto estou confuso em qual acelerômetro selecionar....por exemplo, o acelerômetro ADXL356 e ADXL345 atendem minhas especificações, sendo que o 356 possui saída analógica e o 345 possui saída I²C, SPI....não sei o que isso significa e nem como decidir qual comprar.

"Placa de Aquisição" - minha maior dúvida está em como "ler" os dados do acelerômetro e "transferir" para o software de processamento de sinais. Como eu poderia fazer isso?

Software - vocês sabem se já existe algum software pré definido para eu fazer o processamento de sinal do sinal de vibração? O processamento de sinal que eu tenho que fazer é o seguinte:

     - Gráfico --> Aceleração vs Tempo

    - Gráfico --> Aceleração vs Frequência (é necessário fazer uma FFT)

    - Gráfico --> Velocidade vs Tempo (é necessário integrar o sinal de aceleração)

    - Gráfico --> Velocidade vs Frequência (é necessário fazer uma FFT)

 

Quem puder me dar um norte, eu agradeço!

 

Obrigado,

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saída analógica, como o próprio nome indica é uma tensão proporcional a amplitude do fenômeno. É mais fácil de se trabalhar, dá para fazer um amplificador simples com 2 pilhas e com o uso de um voltímetro se faz a leitura.