Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,tenho um pc com as seguintes configurações : Intel Xeon W3530 2.80 GHZ,Memória Ram 6 gb,placa-mãe Dell Precision Workstation T3500,fonte 600 w (reais),Placa de video GTX 550 TI 1 GB EVGA,bom o problema é o seguinte,quando estou mexendo no computador ele funciona normalmente(as vezes desliga mas raramente),mas quando coloco qualquer jogo ele desliga em menos de 10 minutos jogados,estou levando a um técnico de confiança e ainda não descobrimos o problema,coisas já feitas(retirada do Dissipador e foi deixado ele resfriar para acostumar com a temperatura,pasta térmica nova,maisrefrigeração de maneira correta a saida e entrada de ar,memtest nenhum erro encontrado,desfragmentação do hd,hdd regenerator e hd tune(não encontra nenhum problema) para a procura de bad blocks(nada encontrado), comando CHdsk /f /r ,durante os jogos o processador fica em torno de 55 a 70 graus(teste no gta v ),e do nada ele desliga e volta a ligar sozinho,como é uma workstation tem 2 coolers simplesmente gigantes q parece um ventilador porém não é sempre que eles giram em uma boa velocidade,já que na bios não permite tal regulagem e no speedfan não mostra nada,pelo aida64 quando coloco em teste de estabilidade o pc desliga ao ligar as opções,mas principalmente ao ligar a opção  stress cache,ele desliga imediatamente,não utilizo estabilizador e ligo o pc direto na tomada,cooler da fonte girando ok,da placa de vídeo setei em 85% girando ok,cooler de led girando ok,cooler para retirar o ar do cpu girando ok,os 2 coolers gigantes girando ok .(foi colocado o de led e para retirar calor pois estava muito quente,chegando atingir 100 graus, a fonte tem energia suficiente para esses coolers),foi reinstalado o windows cerca de 3 a 4 vezes e em várias versões para ver se resolvia o problema e nada.Foi testada a placa de video em outro computador e funcionou corretamente,testei cada pente de memória separado e funcionou corretamente.

aa.png

aa2.png

aa3.png

aa4.png

aa5.png

aa6.png

aa7.png

Postado

@Daniel Lee Não sei o modelo da fonte(ela é toda preta não vejo nome nela,apenas a utilizo pra alimentar o pc e a placa de vídeo que necessita de alimentação ..) e não utilizo estabilizador,ligo direto na tomada.

Postado
2 minutos atrás, clubsocial22 disse:

@Daniel Lee uma fonte de 450w reais aguentaria a máquina ?com uma chave de teste(onde mostra medição direta e teste indutivo,tem como medir a energia que se passa na fonte? )

Pra medir o consumo teria que usar um wattímetro com o pc em full load porque a fonte só fornece a energia necessária. A calculadora do site da cooler master diz que seu pc consome cerca de 350w em uso intenso então uma fonte de 450w seria o ideal, desde que seja uma marca boa (corsair, evga, xfx, pcyes) tenha selo 80 plus, não compre essas fontes "reais" e "gamer" porque fontes boas nem vem escrito isso na caixa.

Postado

Ao trabalhar normal com o pc (as vezes desliga tambem se ficar mt tempo mexendo )fica cerca de 40 a 50 graus..ao jogar fica 60 graus em média. Não demora muito e o pc desliga..ele desliga de uma vez como se fosse falta de energia e liga sozinho também,não apresentando nenhuma tela azul ou erro

Postado

Ligar sozinho é sintoma de defeito no super IO ou oxidação na placa-mãe, já que você disse que ele também desliga sozinho mesmo sem nenhum programa pesado. Tem que trocar o chip IO ou testar outra placa-mãe, em último caso você pode lavar desde que tome os devidos cuidados.

Postado

@Daniel Lee entendi,mas o erro não teria algo a ver com esse cache do processador?já que assim que ativo o teste de estabilidade do aida 64 marcando apenas a opção stress cache o computador desliga,coisa que não ocorre com as outras opções..

Postado

@Daniel Lee Possivelmente encontrei o erro,mas pode me informar se isso pode ocasionar o desligamento?tirei todos os cabos e recoloquei eles e tirei um pente de 2 gb que tinha colocado,(estou trabalhando com 4 gb agora),rodei o aida 64 por incriveis 15 minutos com o teste de stress e tudo ligado,depois rodei so o de cache e nao desligou,logo em seguida joguei gta V por mais uns 10 minutos,nada de desligar(tirando o lag que senti,pois com 4 gb o sistema fica mt limitado usa 3500 de ram e dropa mt o fps),a temperatura no gta ficou em cerca de 65 graus a 65 graus,sem desligamento,as memórias eram diferentes tamanhos e diferentes marcas,e diferentes frequencias como mostra ali na imagem ,isso pode ter sido a causa do problema?ou só dei sorte do pc não desligar de novo?meu pc tem 6 slots de memoria ram,ja tinha trocado eles de lugar pra ver se era e continuava desligando,o memtest nao acusou nada,então é mesmo problema da frequencia delas?

Postado

Coloque só aquele pente de 2gb que você tirou e deixe o jogo rodando por pelo menos meia hora, se desligar o problema é o módulo de memória. Dificilmente a frequência causa problemas

adicionado 0 minutos depois

Coloque só aquele pente de 2gb que você tirou e deixe o jogo rodando por pelo menos meia hora, se desligar o problema é o módulo de memória. Dificilmente a frequência causa problemas

Postado

@Daniel Lee vou testar Daniel,mas a principio não sei o que pode ser rodei um pouco do aida 64 só com o pente de 2 gb e não desligou,rodei com os 2 dnv e não desligou,sabe aquelas espuminhas tipo uns mini rolinhos de papel higienico(nao sei o nome,capacitores eu acho kkk),tinham 2 um pouquinho tortos(bem pouco endireitei eles ,retirei os cabos da fonte na placa-mãe e recoloquei,agora tem que achar o erro ,pois o pc ainda não apresentou desligamento com o aida 64 ,coisa que antes só em de colocar em start no teste de estabilidade desligava,testar em jogos para ver se volta ocorrer o erro..tanto com 6 gbs como com 4 quanto com 2...Falei rápido demais rsrs,o pc tornou a desligar com 6 gbs no teste do aida64,vou editando e postando aqui.

adicionado 41 minutos depois

@Daniel Lee Fiz o que o técnico mandou,coloquei uma memória num slot branco e um no preto, o pc começou apitar igual uma ambulancia,inverti as memórias,deu um aviso de que trabalharia melhor nos slots de mesma cor mas o pc ligou,a diferença que notei é que no cpuz na aba memory ali na foto,estava como dual nos slots brancos, agora está como single.qual explicação plausível?Continuo com testes pra ver se o pc desliga,parece que a maior diminuiu pra igualar com a memoria de menor frequencia ou estou enganado?

Postado

Olhe os capacitores e veja se tem algum estufado, a parte de cima tem que estar reta, se estiver inchado pode ser a causa dos desligamentos. Pode ser alguma incompatibilidade com as memórias, eu falar pra atualizar a BIOS mas é perigoso desligar sozinho e complicar mais ainda.

Postado

@Daniel Lee resolvi parte do problema colocando uma memória no slot branco outro no preto porém surgiu outro problema a fabricante me disse que a placa-mãe so trabalha com memórias iguais ou seja,terei que trocar a de 2 gb por uma de 4..,agora surgiu outro problema..meus ventiladores frontais que são 2 muito grandes não estão girando numa velocidade boa (gira as vezes)na bios nao tem opção de aumentar,e no speedfan não aparece nenhum cooler..como proceder?sao ligados na placa-mãe. 

Postado

São fans de 3 ou 4 pinos? Os de 3 pinos não tem controle por pwm, ou seja, não dá pra controlar a rotação por nenhum programa. Tem uns adaptadores pra ligar o fan direto no molex da fonte, você pode tentar usar um desses.

Postado

São fans de 3 pinos mas eles são meio lerdos ..raramente pegam a velocidade total ,refrigerada muito bem,se eu jogo com o cpu  fechado ele fica quente e desliga, com o cpu  aberto ele segura a onda..tenho 2 coolers jogando pra dentro direto no dissipador do processador e 2 puxando ar e jogando pra fora..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...