Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiro Upgrade, Vale a Pena?


Posts recomendados

Boa noite Amigos do CdH!!

 

Tenho um PC da Qbex Core i3 2100, com placa-mãe qbex placa-mãe h61h2-m2, 4 Gb de Ram e fonte qbex ky-500 atx (150W).

 

Ele está meio defasado, mas é meu companheiro de vários anos. Então nesse primeiro upgrade, queria dar uma turbinada nele e já comprar uns itens que posso usar para meu futuro computador.

 

Primeiro comparei o Gabinete Aero 500, a Fonte Corsair 550W e queria por mais um cache de memória de 4 Gb para ele ficar com 8 Gb.

 

Agora vem as minhas perguntas:

 

1° - Essa minha placa-mãe tem arquitetura que aceita Dual Channel? Se sim compensa comprar 02 dessa Memória de 4 Gb, senão comprar essa Memória de 8 Gb? E ele aceita essas memórias de 1866 Mhz ou melhor uma com menos Mhz (1600 ou 1333 Mhz)?

 

2° - Tem problema sair de uma fonte com 150W para uma com 550W?

 

3° - Compensa colocar alguma placa de vídeo dedica ou juntar e comprar logo um Ryzen 3 2200G?

 

Muito Obrigado pela atenção de Todos!! Forte Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @gledson augusto !!!

 

Estou com algo em torno de 1k para esse 1° Upgrade.

 

Sim, como disse anteriormente, irei comprar o gabinete Aero 500 e uma Fonte Corsair 550W (Link deles estão no início do tópico), depois comprar uma B350 ou B450, um Ryzen 3 2200g e memórias DDR4.

 

Fica ainda minhas dúvidas:

1° - Essa minha placa-mãe tem arquitetura que aceita Dual Channel? Se sim compensa comprar 02 dessa Memória de 4 Gb, senão comprar essa Memória de 8 Gb? E ele aceita essas memórias de 1866 Mhz ou melhor uma com menos Mhz (1600 ou 1333 Mhz)?

 

2° - Tem problema sair de uma fonte com 150W para uma com 550W?

 

3° - Compensa colocar alguma placa de vídeo dedica ou juntar e comprar logo um Ryzen 3 2200G?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1°  a B350 aguenta memorias de ate  2666/2400/2133 MHz  e mais q isso so q com overclock e quando for comprar a memória compra 2x4 que tem um desempenho melhor em jogos

2° - uma cx corsair 430w ja deve ser o suficiente , como voce não tem muita grana te recomendo ela

3° dependendo de como voce gosta de jogar o ryzen pode satisfazer suas necessidades , pois ele roda ou todos ou quase todos os jogos no minimo apenas com a gpu integrada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gledson augusto  Você não está entendendo muito bem minhas dúvidas kkkkkkk...

 

29 minutos atrás, gledson augusto disse:

1°  a B350 aguenta memorias de ate  2666/2400/2133 MHz  e mais q isso so q com overclock e quando for comprar a memória compra 2x4 que tem um desempenho melhor em jogos

A minha pergunta é sobre a placa-mãe atual, placa-mãe qbex placa-mãe h61h2-m2, ela tem arquitetura que aceita Dual Channel? Se sim compensa comprar 02 Memória de 4 Gb, senão comprar uma Memória de 8 Gb? E ele aceita essas memórias de 1866 Mhz ou melhor uma com menos Mhz (1600 ou 1333 Mhz)?

 

30 minutos atrás, gledson augusto disse:

2° - uma cx corsair 430w ja deve ser o suficiente , como voce não tem muita grana te recomendo ela

Já quero uma Corsair CX 550w para aguentar uma RX 580 8 Gb e um processador Ryzen 5 2600x, já compra uma 550 para não ter que trocar depois. Agora tem problema eu usar uma fonte 550w na minha configuração atual? Minha fonte atual tem somente 150W.

 

32 minutos atrás, gledson augusto disse:

3° dependendo de como voce gosta de jogar o ryzen pode satisfazer suas necessidades , pois ele roda ou todos ou quase todos os jogos no minimo apenas com a gpu integrada

Sim, vou subindo de pouco em pouco, depois compro uma placa de vídeo e já consigo rodar tudo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Alex H Cruz disse:

A minha pergunta é sobre a placa-mãe atual, placa-mãe qbex placa-mãe h61h2-m2, ela tem arquitetura que aceita Dual Channel? Se sim compensa comprar 02 Memória de 4 Gb, senão comprar uma Memória de 8 Gb? E ele aceita essas memórias de 1866 Mhz ou melhor uma com menos Mhz (1600 ou 1333 Mhz)?

"Dual-channel DDR3 Memory architecture

Supports DDR3 1600/1333/1066 non-ECC, Un-buffered SDRAM Memory"

7 minutos atrás, Alex H Cruz disse:

Agora tem problema eu usar uma fonte 550w na minha configuração atual? Minha fonte atual tem somente 150W.

Não tem problema algum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

11 horas atrás, Alex H Cruz disse:

1° - Essa minha placa-mãe tem arquitetura que aceita Dual Channel? Se sim compensa comprar 02 dessa Memória de 4 Gb, senão comprar essa Memória de 8 Gb? E ele aceita essas memórias de 1866 Mhz ou melhor uma com menos Mhz (1600 ou 1333 Mhz)?

 

2° - Tem problema sair de uma fonte com 150W para uma com 550W?

 

3° - Compensa colocar alguma placa de vídeo dedica ou juntar e comprar logo um Ryzen 3 2200G?

 

Muito Obrigado pela atenção de Todos!! Forte Abraço!!

 

1) Aceita dual channel sim. Fique atento, pois sua placa só tem dois slots para memória e ela só aguenta frequência até 1600.

 

2) Nenhum.

 

3) Como o amigo acima citou, depende do jogo que quer jogar e com qual poder gráfico...

 

 

@Alex H Cruz, pelo o que entendi você quer fazer upgrade em mais de um momento. Acredito que poderíamos opinar melhor se você nos dissesse:

 

- Quais os objetivos do PC?

- Quando pretende fazer seus upgrades? 

- Quais os orçamentos dos upgrades?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado @rusty1  e @Silver Storm !! 

 

9 horas atrás, Silver Storm disse:

- Quais os objetivos do PC?

- Quando pretende fazer seus upgrades? 

- Quais os orçamentos dos upgrades?

Quero no fim um PC que rode Fortnite e LoL, além das tarefas do dia a dia.

 

Estou com essa minha configuração atual a uns 05 anos e ele está me deixando um pouco na mão no momento, penso em ir comprando e montando um PC de pouco em pouco, gastar em torno de uns R$ 500 ~ R$ 1000 a cada 02 meses.

 

Começar com a fonte e um gabinete, depois um ryzen 3 2200g, uma B350 (para futuros upgrades) e duas memórias DDR4.

 

Depois uma RX 580 8 Gb (mesmo sabendo que vou ter gargalo).

 

Depois um monitor melhor. E por fim um processador melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @gledson augusto @rusty1 @Silver Storm

 

Tem um cara na minha cidade vendendo um I5 3450, vi que é compatível com minha configuração atual (Soquete LGA 1155), ele está pedindo R$ 200,00.

 

Vale a pena essa troca por esse valor? 

Qual programa vocês me indicam para saber se o processador está tudo certo?

Compensa investir nesse processador? (Comprar alguma placa de vídeo e ficar com ele por mais tempo?)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @Alex H Cruz .

 

Pelo o que entendi, você não tem especificamente um limite de orçamento. você tem um objetivo a ser atingido: Fortnite e LoL.

 

O preço do i5 3450 está bom, mas para saber se vale a pena ou não pegar este processador, depende de outras questões. Vamos analisar o seu planejamento anterior e este novo com o i5 3450:

 

Em 06/08/2018 às 20:40, Alex H Cruz disse:

gastar em torno de uns R$ 500 ~ R$ 1000 a cada 02 meses.

 

Começar com a fonte e um gabinete, depois um ryzen 3 2200g, uma B350 (para futuros upgrades) e duas memórias DDR4.

 

Depois uma RX 580 8 Gb (mesmo sabendo que vou ter gargalo).

 

Depois um monitor melhor. E por fim um processador melhor.

 

Planejamento 1:

 

1º Compra:

Fonte Corsair 550w - R$ 270

Gabinete - R$ 210

Total: 480

 

2º Compra:

Ryzen 3 2200g - R$ 500

placa-mãe AB350m Gaming 3 - R$ 530

Memória 8gb DDR4 - R$ 450

Total: R$ 1.480

 

3º Compra:

RX 580 8 Gb - R$ 1450

 

4º Compra:

Monitor...  - ?  Qual monitor?

 

5º Compra:

Processador melhor - ? Qual processador? Vou supor, neste caso, que seja um Ryzen 5 2600:

Ryzen 5 2600 - R$ 850

 

Total de gastos: R$ 4.260 + monitor (- possível venda Ryzen 3 2200g)

-------------------------------------------

 

Planejamento 2:

 

1º Compra:

i5 3450 - R$ 200

Fonte Corsair 550w - R$ 270

Gabinete - R$ 210

Total: R$ 680

 

2º Compra:

RX 580 8 Gb - R$ 1450

 

3º Compra:

Monitor...  - ?  Qual monitor?

 

4º Compra:

Ryzen 5 2600 - R$ 850

placa-mãe AB350m Gaming 3 - R$ 530

Memória 8gb DDR4 - R$ 450

Total: 1830

 

Total de gastos: R$ 3.960 + monitor (- possível venda i5 3450)

 

--------------------------

 

Analisando do ponto de vista de hoje, sem termos certeza dos preços futuros ou do surgimento de peças novas, chego aos seguintes pensamentos:

 

No planejamento 1 você só sentirá melhoria de PC a partir da segunda compra. Entretanto, ao efetuar a segunda compra, você terá uma plataforma inteira nova e mais potente e poderá esperar tranquilamente até a placa de vídeo da 3º compra, pois o vídeo integrado do Ryzen 3 2200g estará ok para os jogos que deseja. A 3º compra lhe fará rodar estes jogos numa ótima qualidade. A 4º compra e 5º compra serão "luxos" que melhorarão o PC (partindo do pré-suposto que seu atual monitor é funcional).

 

No planejamento 2 você sentirá uma pequena melhora já na primeira compra. Na segunda compra, ficará com boa imagem para os jogos, mas talvez não rode no máximo o Fortnite devido a limitações de processamento e memória. A 3º compra será upgrade do monitor. Só na 4º compra você melhorará o desempenho geral do pc e terá condições de rodar tudo no máximo.

 

A diferença total de ambos os planejamentos é de R$ 300.

 

Considero tb que no momento que você for vender um Ryzen 3 2200g consiga atrair mais compradores e até um preço melhor que o i5 3450.

 

Enfim, por toda esta comparação orçamentária, penso que o planejamento 1 é melhor, pois a melhoria da plataforma geral é grande e chega primeiro no planejamento 1 e o vídeo do Ryzen 3 já lhe trará melhorias. Tudo isso por 300 reais há mais e que você terá condições de diminuir essa diferença na hora de revender o processador.

 

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silver Storm  Muito obrigado por todo esse análise!!

 

Posso usar esse I5 3450 com uma RX 580? Minha placa-mãe suporta?

 

Se comprar o I5 3450 o bom era um Cooler Hyper T4, minha placa-mãe suporta? 

 

Meu processador final seria o Ryzen 7 2700x (a Fonte 550w é suficiente para ele e para a RX 580?)

 

Qual programa é bom para verificar o processador e saber se todos meus itens do computador estão com os drivers atualizados?

 

Muito obrigado novamente, forte abraço!!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!