Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, peguei no dia de ontem, uma caixa amplificada  LL lx-100 que está susposta a entregar 100rms, é de uma amiga que pediu pra eu dar uma olhada, alegando que o som sai baixo quando conectado ao cabo auxiliar. Pois bem, ja tinha uma ideia do problema pelo sintoma do som baixo, provavelmente mosfet. Abri, examinei e fiquei muito curioso com o fato de 6 transistores BC556 estarem queimados na placa, todos os BC556 presentes na placa estavam queimados, nenhum outro, o problema q eu suspeitava não era o mosfet, os outros transistores como o BC546 está perfeito, e ele se encontra do lado esquerdo  da placa, enquanto os BC556 estão do lado direito da placa, que é esta da foto. E percebi verniz derretido em varios pontos da placa, como potenciômetros e os próprios transistores e resitores, ja testei todos os componentes em volta dos queimados e estão todos bons. Bom, considerando estas informações, fiquei curioso com o que poderia ter causado essa queima em massa e apenas de um tipo de transistor. OBS: Na foto eu ja tinha tirado os 6 queimados. 

1533700780518968783466.jpg

15337008674381745734083.jpg

• Coordenador
Postado

Provavelmente ligaram a caixa no 220V com a chavinha para 110V, teste também os transistores de potência presos ao dissipador, eles devem estar queimados ou com fuga!....

• Obrigado 1
Postado

Obrigado pela resposta, eu testei continuidade com o multímetro os dois transistores de potência, ambos apresentam conditividade correta da base para o coletor e para o emissor, tem algum outro teste a ser feito neles?

• Coordenador
Postado

Você chegou a recolocar o transistor esquecido?

se sim o som voltou ao normal ou ficou ruim novamente...

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Esse transistor deve amplificar e entrada de microfone "MICLOW", pode deixar a caixa sem ele, não vai afetar o funcionamento do resto do amplificador...

• Curtir 1
Postado

Tem razão, testei essa entrada agora e não tem som, realmente resolveu, porém, ficaremos sem saber qual era o real problema, pois este transistor estava aparentemente perfeito, testando a base com emissor e base com coletor, como ele é um PNP, positivo na base

• Coordenador
Postado

O defeito pode estar no próprio plug P10 dessa entrada ou no potenciômetro de Mixer referente a essa entrada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...