Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite a todos !

Meu nome é João Victor, moro em Coromandel-MG, sou mecânico automotivo.

Tenho um computador simples, mas que pretendo fazer upgrades, e com ele compartilhar minhas experiências.

Como gosto muito de carros antigos, reparação automotiva, uso ele para ver vídeos no YouTube, editar, e jogar as vezes (jogos leves)

Ele usa uma placa-mãe MSI, modelo G31M3-L V2.

Dois pentes de memória Ram DDR2 de 2GB (Um deu problemas, atualmente só com 2GB, mas logo compro outro pente de memória DDR2 2GB para recolocar).

Não tenho paca de vídeo (mas tenho em mente ter no mínimo uma GT1030 e no máximo uma GTX 1050)

Processador Pentium Dual Core E5400 2.7Ghz (logo dará espaço a um XEON 5460 3.16Ghz / 12M cache).

Fonte genérica de 300W (Logo virá uma Corsair 400W ou 500W dependendo da placa de vídeo usada).

Mais pra frente, precisarei adicionar microcodes no arquivo de atualização da Bios da minha MSi. Por isso mais pra frente criarei um tópico sobre isso.

Vai ser um bom upgrade, e a proposta é essa... montar um PC Gamer com peças antigas, que bata de frente com pc gamer's básicos com hardwares atuais.

Não entendo muito de informática não. Minha "praia" é mecânica automotiva mesmo. Mas preciso do PC para executar programas da Volks, Fiat que mostram peças, tenho vários PDF, e o computador faz muita falta. E também gosto de editar vídeos, jogar nos tempos livres. Ou seja... preciso de um PC que me atenda.

Abraço !:)

Postado

@João Victor AP opa cara! beleza? eu to com um projeto bem parecido com o seu... mas quase finalizado ( em partes ) 

Tenho a seguinte configuração 

P5kpl am ddr2  ( upgrade talvez impossivel, uma placa 4slot ddr2 que aceite meu xeon ou uma ddr3 pra por 8gb)

Xeon 5450 3.0 12mb

2x2gb ddr2 800

cooler blizzaard t2

radeon 6790 1gb gddr5 256bits

2 fontes dell 255w 80 plus, uma pra placa de video e outra pro resto ( proximo upgrade uma pcyes 430)

e sinceramente, da forma como esta, consigo rodar cs go em full hd e low a 70 ~100 fps ( depende do mapa )

The forest a 60+ em full hd e low

left 4 dead uns 150 fps

the sims 3 tudo no maximo a 60+fps

testei somente esses jogos por estar usando um hd de 160gb apenas

mas é show de bola, perde muito pouco pra meu setup atual que esta na assinatura, e sinceramente ( mineirei esse pc do lixo) 

placa-mãe e memorias ( troquei em 2 celulares quebrados em uma lojinha local de manutenção )

VGA ( ganhei de um amigo por estar com cooler defeituoso e não ter achado peça de reposição, fiz um furo no cooler, desmontei limpei lubrifiquei e esta zero )

fontes literalmente achei no lixo ( no local onde tem os catadores, paguei acho que 5 reais em cada )

xeon 5450 ( 65 reais no aliexpress com frete gratis )

hd retirado tb de uma maquina desse local dos catadores

cooler comprado na kabum por 56 reais.

resumindo em dinheiro gastei uns 150 reais... 

adicionado 2 minutos depois

@João Victor AP so compre a fonte e o cooler, antes do processador, o xeon esquenta e muito... 

Postado

Obrigado @Mallman420 !

Cara, eu já pensava que mesmo o Xeon com seus 120 de TDP ele era um processador que esquentava pouco, por ser usado em servidores ! Então quando se adapta um processador de socket 771 em placa 775, ele esquenta muito mesmo ????

Então pelo jeito é melhor usar um Core 2 Quad Q9650.

@Gabriel Torres Obrigado Gabriel :D ! Valeu !

• Curtir 1
Postado

@João Victor AP cara, ele ta batendo seus 93 graus aqui com o cooler box, mas ta vindo o t2 ai vamo ver se segura na casa dos 75...  ( mesmo nessa temperatura ele se mantem estável por incrível que pareça ), mas o recomendado acho que é 85, se não me engano, to usando ele de boas, so pra uns testes mesmo ate chegar o cooler, acho que essa semana ainda, ai te falo se vale a pena, pois o cooler ta 56 ( bem barato ) 

Postado

@Mallman420 

Opa colega ! Valeu mesmo pela atenção !

Eu tô achando que irei no Quad 2 Core mesmo, pois, quero fazer overclock bem leve, e como esse processador Xeon já esquenta "de natureza", acho que terei que fazer muitos up's na refrigeração mais pra frente cada vez que vou aumentando o clock.

Vou pegar o Q9650 que possui 3.0Ghz, 12M de cache, e minha meta é deixá-lo com 3.2Ghz, pra assim ficar igual a um QUAD 2 CORE EXTREME QX9770.

Mas, fazendo um overclock, mesmo que seja bem pouco, sempre acaba aumentando a frequência das memórias RAM né ????

Sempre observei isso !

Postado

@Mallman420 Obrigado colega ! Valeu por compartilhar sua experiência com esse cooler. Pelo jeito é um mega cooler.

Eu vou comprar um Core 2 Quad... mas estou em dúvida entre o Q9650 ou Q9550.

Q9650 custa 300 á 350 reais no ML, tem 3.00Ghz/12M cache.

Q9550 custa 200 á 220 reais no ML, tem 2.83Ghz/12M cache.

Qual você acha mais vantajoso em custo x benefício ????

Postado

@João Victor AP vish cara, o preço ta muito salgado por uma parada tipo bastante antiga, eu arrisquei no xeon e sinceramente, recomendo e muito, nunca usei nenhum deses quads ai, mas creio que seja parecido, o meu 5450 é 12mb e 3.0 e paguei 120, com frete gratis no ml...

Agora, se insiste em pegar um quad, eu iria no mais barato, compraria um cooler legal com o "troco" e faria um over ^^ 

Postado

@Mallman420 Ah, mas acho que vou no Quad mesmo, vou chorar o preço lá, ver se o vendedor abaixa pelo menos um pouquinho, para caber no meu orçamento. Depois eu vou montando eu vou postando aqui no fórum.

Obrigado por toda ajuda e atenção ! #TMJ

• 2 meses depois...
Postado

@Mallman420 Boa Trade !

Depois de muito tempo venho compartilhar com você minha experiência.

Comprei um Xeon mesmo, um L5420, 2,5Ghz e 12M Cache. Estava por R$100 com frete grátis, veio com pasta térmica de prata, e o vendedor ainda fez uma BIOS Mod para mim com os microcodes do Xeon para minha MSI.

Eu queria no mínimo um Xeon E5450, mas os processadores da Linha E e X esquentam bem mais, por causa do TDP de 80w e 120w. E um Xeon 5450 estava em torno de R$159. Então animei mais com o L5420, que tem TDP de 50W, e é mais barato.

Só atualizei a BIOS, desliguei o PC, montei o Xeon, liguei... e pronto ! A BIOS já reconheceu o Xeon, e o Windows 7 já detectou de cara os 4 núcleos do processador, não precisei mexer em nada.

Então... sobre temperaturas...

Meu Xeon trabalha em média nos seus 65°, com o PC ligado sem abrir nada, ele fica em torno de 60°~63°.

A máxima que ele chegou, usando o PC para renderizar vídeos, ele chegou em 73°, mas tem que deixar ele muito tempo com 100% de uso para chegar nisso.

O que você acha de temperaturas assim ???? Aceitável, Ok, beleza ???? Ou você acha que está alto ????

temperaturas_xeon.thumb.jpg.8c06d12af4e02e47c87127ff3c804ab2.jpg

Ainda penso em colocar um T2 também, ou um TX3. Um cooler na frente do gabinete, e um cooler na parte de trás, um empurrando o ar para a parte interna do gabinete e indo para o CPU cooler, e outro na frente retirando o ar quente. Acredito que assim caia para em torno de 50°.

Postado

@Mallman420 Valeu amigo !

Quando eu comprar meu cooler box novo, eu posto aqui os resultados !

Eu errei ao digitar ali em cima...

Vou na verdade usar o gabinete da parte de trás para retirar o ar quente que fica dentro do gabinete.

O cooler na parte frontal será para jogar ar para dentro do gabinete.

• 4 meses depois...
Postado

Voltando depois de um tempo.

Já tem 3 meses que instalei o Blizzard T2 em meu PC, ele é bem silencioso @Mallman420

Meu antigo CPU Cooler Box da Intel, eu coloquei na parte traseira do Gabinete, expulsando o ar quente.

E gostei do resultado, rtodando um Benchmark ele chegou no máximo em seus 65°, e com o PC parado sem executar nada, ele fica em seus 57° graus... gostei demais.

Com o cooler box, e com o PC parado, ele ficava em seus 63°, e no máááximo rodando Benchmark chegou aos 73°.

Melhorou bastante

CPU Cooler Box Intel = Sem uso = Mínima de 60° média de 63° / Em 100% = 73° Máxima

CPU Cooler Blizzard T2 = Sem uso = Mínima de 57° média de 60° / Em 100% = 65° Máxima.

2011835010_xeon57graus.thumb.jpg.5ac9d3639aba0619bdb61c32844623a1.jpg

Já deu uma diferença boa.

E depois que liguei o Cooler traseiro, notei que não abaixou as temperaturas, mas demora mais pra elevar as temperaturas do processador.

Quando eu ligo o PC sem o cooler traseiro, as temperaturas ficam variando em 57° e 59°. E com o cooler traseiro funcionando o PC ficando ali parado as temperaturas ficam apenas em 57°, mas não fica subindo e descendo como antes.

Lembrando que o Cooler Box, quando ficava com o PC ligado muito tempo, a média dele subia pra uns 65° com PC parado, parece que o Cooler não conseguia ir mantendo as temperaturas.

Agora com o Blizzard posso ficar com o PC ligado mais de 8 horas, que as médias de temperaturas não mudam, são sempre os mesmos valores.

Ele deu uma diferença de 7° no PC, mas também ele passa mais segurança, se eu usar ele em 100% ele manterá sempre seus 65° de máxima, e deixei ele em 100% e nem consegui fazer ele passar disso. Já com o Cooler Box, ele bateu seus 73° depois de muito tempo (uns 20 minutos), acredito que se deixar ele mais de 40 minutos, ou uma hora em 100%, com o cooler intel as temperaturas iam subir ainda mais. Diferente do Blizzard T2 que segura as temperaturas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!