Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente. Não tenho conhecimento de eletrônica e muito meno de funcionamento interno de baterias.

Deparei com uma situação muito estranha.

Coloquei uma bateria "nova" em um nobreak e o nobreak não ligou.

Medi com um  multímetro True RMS e a bateria estava com 9V aproximadamente.

Conectei uma ventoinha de fonte de alimentação e para meu espanto a bateria começou a ganhar carga. Foi até aos 12V.

Não deveria estar a perder carga ao invés de ganhar?

Pelo Nobreak ela não carrega.

Alguém me sabe dar uma explicação para o facto?

• Membro VIP
Postado

O que pode ter ocorrido é que como a bateria é nova, as "células" estarem dormentes, pela falta de uso e por isto apresentarem 9v. Ao colocar uma resistência, ativou as células e agora elas apresentam 12v, não houve carregamento.

Se não me engano é preciso verificar se a bateria realmente está OK, porque este comportamento ocorre quando a bateria ficou tempo sem uso ou então a mesma já entrou em uso e ficou parada algum tempo. Nas baterias chumbo-ácidas quando isto ocorre existe acumulo de sais nas placas e a capacidade é reduzida.

Depois de "carregar" a bateria foi aceita pelo no-break?

Postado
29 minutos atrás, dwatashi disse:

O que pode ter ocorrido é que como a bateria é nova, as "células" estarem dormentes, pela falta de uso e por isto apresentarem 9v. Ao colocar uma resistência, ativou as células e agora elas apresentam 12v, não houve carregamento.

Se não me engano é preciso verificar se a bateria realmente está OK, porque este comportamento ocorre quando a bateria ficou tempo sem uso ou então a mesma já entrou em uso e ficou parada algum tempo. Nas baterias chumbo-ácidas quando isto ocorre existe acumulo de sais nas placas e a capacidade é reduzida.

Depois de "carregar" a bateria foi aceita pelo no-break?

Sim, o nobreak aceitou mas não a carrega.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Certeza que não é carregamento, é ativação das células mesmo. É algo que ocorre nas baterias, por isto é comum não manter elas muito tempo paradas sem uso, nas baterias de automóvel que são do mesmo tipo, quando não usadas é comum elas serem enviadas para a fábrica ou então as lojas oferecem descontos pois elas perdem eficiência.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!