Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Quero controlar a intensidade de potencia que vai para um motor AC, atraves de um triac acionado com os MOc´s... porém nao queria ter que ler a passagem por zero para determinar o momento do disparo.

É possivel fazer esse controle sem ter que ler a passagem por zero?

Postado

@rodrigocirilo ,

Acho que você não pensou direito na sua pergunta .....

Para ocorrer o controle de disparo por fase, você obrigatóriamente tem de saber o instante em que ocorre a passagem por zero, ou por exemplo uma medição da corrente instantânea.

O circuito precisa de algum tipo de sinal de controle. Poderia ser até uma medição da corrente, mas isso me parece mais complicado do que um sinal de passagem por zero....

Paulo

Postado

Paulo, ja usei a detecção de passagem por zero lendo com a interrupção de um pic, porém pesada bastante o processamento do uC, e agora vai envolver RF (HT6P20B) e talvez as chamadas  constantes da interrupção atrapalhem a decodificação do sinal.

Existe algumas placas de portão eletrônico, com uma caracteristica chamada "embreagem" por padrão as placas tem 2 reles, que direcionam o motor, e uma das fases passando por um triac que digamos controla a força/velocidade. e em todas tem somente o transistor que aciona o moc que por sua vez chaveia o triac. Então como elas fazem para controlar essa velocidade se nao tem nenhum outro foto-acoplador?

Em tempo, qual o principio dos dimmers? diac? seria possivel usar isso com um uC?

Postado

@rodrigocirilo ,

Bom .... os relés invertem o motor, entao ele deve ser DC e não AC.

Nesses casos usa-se um Mosfet, e não um tiristor ou triac. O Mosfet podemos controlar o tempo de condução sem nenhuma dificuldade, já o Triac nao temos como desligar uma vez acionado, temos de esperar a tensão cair a zero.

Mas pode ser que esse circuito do portão faça a amostragem após a saída do transformador que alimenta o circuito, em vez de amostrar a rede elétrica diretamente.

Quanto ao processamento.... não vejo nenhuma dificuldade em fazer essa interrupção, pois ela serve apenas como referência de instante no tempo.

Imagine que nesse instante da passagem por zero você apenas inicie uma contagem de um TImer, e ao final dessa contagem gere uma interrupção e nesse instante voce simplesmente aciona o MOC e sai.... te garanto que isso não atrapalha nada mesmo a 115 Kbauds !

Perceba que quanto menor a contagem do Timer, maior será a potência!

E vice-versa .... eu faria isso no Bascom com um pé nas costas kkkkk

Quanto ao principio dos controles de potência normais, eles se baseiam em um Diac, que nada mais é do que um tipo de diodo Zener em ambos os sentidos de condução... quando a tensão ultrapassa a tensão mínima, o Diac conduz e o Triac dispara.

Existe um circuito RC que defasa a tensão, assim quanto maior for o resistor,

mais tempo demora para a tensão atingir o disparo e menor será a potência na carga.

Para fazer com um microcontrolador, o princípio é o que te indiquei acima : controle o tempo em que você aciona o Triac usando um Timer, e pronto !

Paulo

Postado

@aphawk

Na verdade o motor e AC mesmo, é que o estator tem 3 fios, comum, direita e esquerda, então é assim que é controlado o sentido, os reles só direcionam o AC ora em um fio, ora em outro e o comum sempre com AC.

Bom, no caso das placas que tenho visto, então elas fazem essa detecção do zero depois do trafo, pois como falei, em nenhuma eu vi opto para isso.

Tambem, ler o zero da rede e disparar o triac no momento certo para obter niveis diferentes de potencia eu ja fiz (dimmer digital) o que eu queria mesmo era saber se é possivel controlar a carga sem ler o zero da rede, até por uma questão de não ter que adicionar mais componentes para isso. (enxugar a placa hehe).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!