Ir ao conteúdo

Excel excel-fazer varias comparações logicas (se ou if) na mesma celula.

Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal!

Estou tentando fazer um tipo de comparação usando (se) no excel para escrever numa celula varias coisas, conforme os resultados mas o sistema não aceita. As vezes da erro e as vezes o escreve coisas que eu nem digitei tal como "falso".  Por ex. se na celula  C3  tem o valor 10 então na celula C5 eu escreveria excelente; se o valor é 9 eu escreveria bom; se o valor é 8 eu escreveria regular e assim por diante.  Ja tentei assim  =se(c3=10;"excelente");=se(c3=9;"bom");=se(c3=8;"regular");"insuficiente". A unica forma que foi aceita, mas da como resultado falso.

Alguem sabe fazer isso. Copiei a instrução de um curso e so substituí as celulas mas também não funcionou.

Agradecimentos antecipados.

Postado

Ola Henrique!

Muito obrigado pela resposta. Mas aconteceu o seguinte: em duas celulas que eu fiz funcionou. Numa terceira da como resultado "falso", como ja tinha dado anteriormente. Eu copiei o que você digitou e so troquei o numero da celula C3 para a outra celula que eu tenho  os  numeros.

Postado
9 minutos atrás, JOAO BATISTA DEJANO disse:

Numa terceira da como resultado "falso", como ja tinha dado anteriormente.

Amigo, isto aconteceu porque você tem um valor diferente de 10, 9 ou 8. No caso, ou você cria uma condição para todos os números que você tem, ou, se você pode considerar números diferentes de 10, 9 e 8 como "insuficientes", basta adicionar a palavra "insuficientes" no final da fórmula, como o @Patropi comentou abaixo do meu primeiro comentário. O problema é que desta forma, valores acima de 10 também serão considerados insuficientes.

Ai, precisa ver o que deseja fazer rsrs

Postado

Mais duas formas de fazer, só pra não perder a viagem rsrsrs:

1)

=ÍNDICE({"insuficiente";"regular";"bom";"excelente"};1+SOMARPRODUTO(1*(C3>={8;9;10})))

Ou ...

2)

=ESCOLHER(1+SOMARPRODUTO(1*(C3>={8;9;10}));"insuficiente";"regular";"bom";"excelente")

• Curtir 2
Postado

Ola pessoal!!!

A formula do Patropi funcionou.  Na verdade enquanto eu estava respondendo o Henrique ele enviou a dele  e depois a net caiu aqui. As outras formulas vou testar agora e ver, pois estou começando com isso. Sou bem principiante, apesar de que eu programo pic da microchip para  alguns firmware.  So em assembler. Eu cheguei a colar umas instruçoes de um curso que eu vi na net mas não funcionava. Acho que vou precisar muito de vocês. Obrigado pelo apoio.

Joao Batista.

@Patropi

Postado

Ola Pessoal!!

Aproveitando a deixa, se eu tiver uma tabela com duas coluna, B e D e quiser formar uma terceira, F que seria o resultado de B x D eu faria assim:  =Blinha*Dlinha . Na celula F teria o resultado. O que eu queria saber é se tem um jeito do programa subentender que a linha da multiplicação é a mesma do resultado e assim eu não precisar digitar uma a uma, apenas copiando e colando eu resolveria. Traria  menos trabalho para colunas grandes. Agradecimentos antecipados.

• Membro VIP
Postado

Boa tarde @JOAO BATISTA DEJANO

Acho que não entendi o que você deseja, por isso o ideal é sempre anexar uma planilha demonstrando manualmente o resultado esperado.

Se o que você deseja é apenas travar a linha ou a coluna ou as duas juntas basta usar o cifrão.

Veja um tutorial sobre o assunto:

https://www.funcaoexcel.com.br/congelar-intervalos-com/

[]s

• Curtir 1
Postado

Ola amigo!! veja:

Na coluna L esta aparecendo a multiplicação de E4*F4, por isso os resultados são iguais. Isto é as colunas E e F seriam as mesmas mas as linhas deveriam mudar. como eu não mudei, o resultado ficou igual. Eu queria saber se existe uma maneira do sistema saber que a linha a qual eu vou fazer a multiplicação é  a linha  da celula resultado. Assim eu so ia dando control V em cada linha da coluna L.

image.thumb.png.34b944849ca9ad6dc5b383dcb393f307.png

• Membro VIP
Postado

Boa noite @JOAO BATISTA DEJANO

Não precisa dar CTRL+ V, basta deixar o mouse na primeira célula que tem a formula, e arrastar com o mouse, no canto inferior do lado direito --> o mouse vai ficar em forma de sinal de +, daí é só arrastar para as demais linhas da coluna.

Só não vai atualizar o numero de linhas e colunas, se a configuração de cálculos da tua planilha estiver como manual.

No link abaixo tem um tutorial que ensina como fazer para arrastar a formula:

https://support.office.com/pt-br/article/copiar-uma-fórmula-arrastando-a-alça-de-preenchimento-no-excel-para-mac-dd928259-622b-473f-9a33-83aa1a63e218

Se foi útil, clique em Curtir.

[]s

• Curtir 1
Postado

Meu caro amigo!

Tanto voce como os outros membros desse forum estão sendo muito util para mim. Mesmo que a resposta não serve para aquilo que eu estou fazendo agora, está me ensinando coisas que eu não sabia.

Fico muito grato a todos......

Postado

Olá Pessoal!!

Em primeiro lugar, obrigado a todos. As dicas de vocês fez os meus trabalhos funcionarem direitinho até agora. O trabalho que eu estou fazendo é tentar fazer uma planilha para cálculo do salário benefício do INSS. Eles têm essa planilha, inclusive disponível na net. Ocorre que nessa planilha você tem que digitar mês a mês todos os salários. Não se pode copiar e colar. Não é por preguiça não, é que a gente erra muito.  E se de repente o trem trava, pronto, já foi tudo pro saco....Assim, a minha ideia é fazer uma planilha onde a gente pode copiar e colar . A minha pretensão é a seguinte:

1 - Criar uma coluna numérica para servir de referência caso precise.

2 - Criar uma coluna com os valores do  salários que foram oficialmente recebidos.

3 - Criar uma coluna com os salários tetos do inss

4 - Criar uma coluna que é o resultado de comparação da coluna 2 com a coluna 3. Se maior ou igual, fica o valor teto. Se

menor fica o valor do salário.

5 - Criar uma coluna com os valores dos índices de atualização dos salários desde 1994 disponível todo mês na net.

6 - Criar uma coluna que é resultado da correção aplicada pela coluna dos índices (5)

7 - Fazer a coluna 6 ou criar uma nova disposta em ordem decrescente de valores. ( isso eu ainda não sei fazer a não ser com

a classificação),

8 - Fazer uma coluna que dá a somatória a cada linha dos valores da coluna 7.

Bem, depois disso, o restante poderia ser embutido na planilha ou feito separado. Basta você calcular 80% do números de salários contribuídos e pegar o valor da somatória na linha correspondente  aos 80% e dividir pelo número de salários que foram usados na somatória. Essa média é  valor do salário benefício sem o fator previdenciário e que servirá de referência para bastante coisas.

Bem, a minha pergunta é a seguinte: Eu devo  abrir um tópico para cada dúvida que eu tiver, ou podemos continuar nesse mesmo aqui ou uma outra sugestão. É claro que com a permissão devida.

Obs. Isso eu estou fazendo para eu estudar e aprender e também para ajudar os amigos que necessitam de informações. Não trabalho em área administrativa e nem jurídica. Sou técnico em eletrônica e trabalho para a Universidade de São Paulo há 33 anos. Quem quiser certificar é só acionar o portal da transparência, ou pelo próprio www.usp.br

Abraço a todos

João Batista Dejano

• Membro VIP
Postado

Bom dia@JOAO BATISTA DEJANO

Sim, para manter a organização do fórum, deve criar um novo tópico para cada dúvida e o titulo deve ser um resumo da dúvida, para facilitar a utilização da ferramenta de pesquisa do fórum.

Sempre anexe uma planilha de exemplo, mesmo que seja um esboço com as devidas explicações, ois um exemplo, vale mais que mil palavras.

[]s

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...