Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Logo quando comprei a inicialização no primeiro mês era em questão de segundos e hoje, depois de alguns meses de uso, percebi que estava demorando demais pra iniciar. Resolvi fazer o teste e demorou 3 fukings minutos para ligar, sendo que demorava no máximo 25 segundos. 

-Fiz a varredura de vírus, tirei todos os programas que inicializavam (inclusive no msconfig), desinstalei programas desnecessários, limpei arquivos temporários e não surtiu efeito algum. Preciso de um help. 

Postado

É importante citar não a configuração, mas a marca e a capacidade do ssd, quanto tem de espaço usado e livre  se tem outro hd instalado no pc. Também afirmo que 25 segundos é uma eternidade para iniciar, meu pc inicia bem menos do que isso, porque tem muita coisa instalada e além dele, tem ainda mais 6 hds mecânicos, e estão quase todos cheios, já o notebook que tem apenas o ssd instalado, mas salvo tudo em hd externo, leva perto de 10 segundos para iniciar. Meus ssds são da Samsung, de 250 Gb e só é utilizado para o sistema operacional e programas.

SMGe8FL.jpg

• Curtir 1
Postado

Uso o SSD de entrada da kingston de 120gb e outro HD da seagate de 1TB. Os 25 segundos era o máximo, por que geralmente eu usava alguns poucos programas para iniciar junto com o Windows. Mas já faz alguns dias que cortei e agora fui perceber que está demorando demais pra inicializar. E eu tô só a 3 meses com o SSD. 

Tô fazendo uma verificação com o sfc /scannow, será que posso usar também o chkdsk em SSD? 

catss.jpg

Postado

Qual o modelo/marca do seu SSD amigo? Baixe o CrystalDiskInfo e veja  a saúde do mesmo, pode que ele esteja com problemas e você tenha que acionar a garantia.

Abraço, boa sorte!

Postado
14 horas atrás, misterjohn disse:

Você não deve desfragmentar o ssd, o resto pode; pode ter ocorrido com você o que diz o link abaixo:

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/kingston-vendendo-gato-por-lebre-ssd-v300-120gb.508753/

Sim, de fato a desfragmentação não é o caminho. Quanto a discussão, creio que seja antiga já e a numeração dessas versões não são mais comercializadas. O meu é a nova leva que saiu esse ano (se não me engano) que é a A400. Tem até um artigo aqui no fórum. 

5 horas atrás, simforoso disse:

Qual o modelo/marca do seu SSD amigo? Baixe o CrystalDiskInfo e veja  a saúde do mesmo, pode que ele esteja com problemas e você tenha que acionar a garantia.

Abraço, boa sorte!

Aparentemente está tudo normal, não teve tanto desgaste até por que é recente. Como não surgiu nenhuma alternativa até o final do dia estarei fazendo a formatação do sistema para ver como vai se sair. Caso não tenha efeito estarei acionando a garantia. 

catsadatr.jpg

• Coordenador
Postado

Essa história de que não pode desfragmentar SSD é lenda. O Facebook e Google já divulgaram artigos mostrando que a desfragmentação do SSD é recomendável se ele estiver muito fragmentado. 

Eis alguns vídeos que podem ajudar você:

• Obrigado 1
Postado

No dia de ontem formatei o computador de forma limpa e o SSD está perfeito e voando. Por sorte não era nenhum problema no SSD e sim no sistema. A partir de agora tentarei deixá-lo o mais limpo possível para que isso não ocorra tão frequentemente. Contudo, obrigado pelas respostas.

Postado

Não sou ninguém para dizer sim ou não, mas pela lógica dos fatos, porque ocorre a necessidade de desfragmentar? Dizen que por desinstalar ou deletar arquivos, espaços vagos vão ficando; e também como os hds mecânicos giram rápído, os arquivos vão se espalhando devido as forças que agem nessas circunstâncias, dai a necessidade de desfragmentar ou agrupar os arquivos, como SSD não gira, sobra as desistalações e arquivos apagados gerando local livre.

Se isso é verdade, danifica o SSD, então deve servir para pendrive, cartões, etc.

Obs: O ideal seria ouvir a palavra da Samsung, Sandisk e outros fabricantes.

• Curtir 2
Postado
27 minutos atrás, misterjohn disse:

Não sou ninguém para dizer sim ou não, mas pela lógica dos fatos, porque ocorre a necessidade de desfragmentar? Dizen que por desinstalar ou deletar arquivos, espaços vagos vão ficando; e também como os hds mecânicos giram rápído, os arquivos vão se espalhando devido as forças que agem nessas circunstâncias, dai a necessidade de desfragmentar ou agrupar os arquivos, como ssd não gira, sobra as desistalações e arquivos apagados gerando local livre.

Se isso é verdade, danifica o ssd, então deve servir para pendrive, cartões, etc.

Obs: O ideal seria ouvir a palavra da Samsung, Sandisk e outros fabricantes.

eu tb nunca ouvi falar de desfragmentar ssd nao, até porque é questao logica.. o HD sim, no uso, deixa tudo fragmentado e espalhado e essa bagunca feita prejudica a velocidade que já nao é das melhores..

tanto é verdade q se você instalar um desfragmentador de arquivos e tiver uma unidade ssd, ela nunca é marcada como padrão

sobre o baboo, achei esse artigo: https://www.baboo.com.br/arquivo/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-de-ssd-no-baboo/

porém como ele frisa, a desfragmentacao feita nesses casos é para casos EXTREMOS... que convenhamos, tá longe de ser algo particular, cotidiano..

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu tb nunca ouvi falar de desfragmentar ssd nao, até porque é questao logica.. o HD sim, no uso, deixa tudo fragmentado e espalhado e essa bagunca feita prejudica a velocidade que já nao é das melhores..

tanto é verdade q se você instalar um desfragmentador de arquivos e tiver uma unidade ssd, ela nunca é marcada como padrão

sobre o baboo, achei esse artigo: https://www.baboo.com.br/arquivo/hardware/o-curioso-caso-da-desfragmentacao-de-ssd-no-baboo/

porém como ele frisa, a desfragmentacao feita nesses casos é para casos EXTREMOS... que convenhamos, tá longe de ser algo particular, cotidiano..

O que eu me refiro, por ouvir falar, por ler, não que eu esteja afirmando, mesmo porque nem capacidade eu tenho para tal, é sobre a diminuição da vida útil do ssd devido a várias subscrições de arquivos, não sobre aumento de performance, de qualquer modo, faz muito tempo que uso o windows separado seja partição ou disco inteiro, então eu opto por instalar tudo periodicamente ou quando surgir necessidade, quanto ao ganho de desempenho, eu creio na materia linkada acima, só em casos muito específico é que será notada alteração com a desfragmentação.

Acho 120 Gb pouco para um disco C onde será instalado o windows e programas, mas por hora 250 Gb é o ideal, porém com o gigantismo dos programas talvez em breve precise alterar para mais, mas sempre usando a mesma função, sistema e programas apenas, isso quando não uso os programas portáteis ou sem necessidade de instalação, deixo onde eles estão (nos outros discos) e crio um atalho na área de trabalho.

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, misterjohn disse:

eu creio na materia linkada acima, só em casos muito específico é que será notada alteração com a desfragmentação.

exatamente.. ele fez nos ssd's do servidor q como ele mesmo disse, recebe uma dose cavalar de dados diariamente

mas pro uso comum, nao tem nem sentido..

• Coordenador
Postado

Não falei que era pra desfragmentar todo mês. Nada impede que mesmo um SSD doméstico fique fragmentado a ponto de atrapalhar o desempenho.

Quanto à vida útil, a quantidade de dados gravados numa desfragmentação é ínfima perto do TWB da maioria dos modelos. Testes mostraram que a maioria das marcas coloca um valor de TWB de segurança, mas na prática chegam a aguentar quase o dobro - alguns da Samsung chegaram a pifar somente depois de mais de um petabyte de dados gravados. 

Edit: segue link da matéria sobre vida útil do SSD: https://techreport.com/review/26523/the-SSD-endurance-experiment-casualties-on-the-way-to-a-petabyte

Postado

Essas coisas acabam se transformando em "neuras" pelo povo, é como o desempenho de um computador, talvez para a NASA ou para Medicina ou outras aplicações sofisticadas, a performance é vital, agora para nós mortais comum, não é tão perceptível assim.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...