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Ligação de motor 220v


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

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Olá, tirei de uma lavadora de roupas, um motor da WEG, Modelo Iguazu, nas especificações diz ter 1640rpm e 1/3 de cavalo. Pela minha inexperiência na época, o motor ficou guardado em uma caixa por alguns meses (mais de 1 ano), ele tem 3 fios, 1 branco (provável comum), 1 amarelo e 1 azul. E possui outros dois fios que vão para aquele sensorzinho de velocidade dentro do motor. Eu sei que esse tipo de ligação é simples, mas queria só saber como achar o comum. E outra coisa, quando o capacitor carrega, para descarregá-lo, uso a boa e velha chave ou tem coisa melhor?

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Pra achar o comum com um teste de continuidade no multímetro encoste uma ponta no fio e a outra na lata, quanto a descarregar o capacitor você pode usar a chave de fenda ou se tiver um resistor com um led, na chave é mais rápido e mais simples 

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agora, Gu1426 disse:

@maicon.andrade Esse foi o resultado (na escala de resistência em 200R): Branco/Azul: 16.6 - Branco/Amarelo: 35.4 Azul/Amarelo: 17.4

O azul é o comum.

Nos outros dois você liga o capacitor.

Com um fio da tomada no comum e o outro numa das pontas, cada ponta faz o motor girar para um lado.

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23 minutos atrás, Gu1426 disse:

Depois que eu tiro da tomada o capacitor fica carregado por muito tempo? Ou ele descarrega em alguns minutos?

O capacitor se carrega melhor em corrente contínua, em AC a carga armazenada é pouca.

Quanto a duração, se você não mexer nele e energia fica lá por vários meses.

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@Mestre88 Eu posso usar aquelas chaves seletoras de 110/220 pra inverter a rotação, no caso o fio da tomada no pino do centro, e os outros dois fios do motor nos pinos das extremidade.

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2 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Eu posso usar aquelas chaves seletoras de 110/220 pra inverter a rotação, no caso o fio da tomada no pino do centro, e os outros dois fios do motor nos pinos das extremidade.

Pode.

A ligação tá correta.

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Mas porque você quer retirar essas pás, 

Pelo menos em motor de aspirador de pó você tem que ter um cuidado danado pra que não quebre tem tipo uma trava um anel, não sei o nome desse negócio, mas ele que segura as pás no eixo, mas o motor está funcionando normalmente 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
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Te aconselho a dar um jeito de travar elas aí porque as pás, estão aí pra cumprir sua função, se você tirar elas vai aquecer o seu motor e acabar com ele, do mesmo jeito que tirou tem um jeito de colocá-las no lugar vai com paciência que você consegue, mas não liga o motor sem elas não minha humilde opinião

adicionado 6 minutos depois

Se você não conseguir não estressa leva o motor onde os caras recondicionam o cara põe pra você

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@maicon.andrade Caa, não tem como, o negócio soltou e agora não encaixa mais, e pior que não tem um ser vivo perto de mim para ajudar a força-la para cima. Eu nem liguei o motor ainda, agora não tem como ligar.

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Pois o que indico pra você agora leve para esses caras que mexem com motor que recondicionam ou até mesmo um mecânico que o cara faz pra você que já está acostumado isso é dia a dia do cara não mexa mais para não piorar a situação

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@Mestre88 Liguei o motor na tomada, quase pulou da mesa kkkk, para descarregar por completo o capacitor, posso usar um fio normal e um alicate para curto circuitar o capacitor?  Não tenho risco de levar um choque fazendo isso?

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32 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Liguei o motor na tomada, quase pulou da mesa kkkk, para descarregar por completo o capacitor, posso usar um fio normal e um alicate para curto circuitar o capacitor?  Não tenho risco de levar um choque fazendo isso?

Sim, quando liga a arrancada é forte, tem que segurar ele quando for ligar. 

Quando desliga o motor o capacitor descarrega sozinho, através da bobina do motor. 

Não precisa se preocupar com isso. 

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Se tiver ligado lá no motor igual você mostrou na foto, no multímetro só vai aparecer o valor da resistência do motor, como você mesmo disse é 35,4 ohms. 

Essa resistência é pouca, suficiente pra descarregar o capacitor assim que o motor é retirado da tomada. 

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