Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de até R$ 3.000,00 para jogos e workstation


Posts recomendados

Olá, pessoal. Eu estou planejando um upgrade para o meu PC, mas estou um tanto confuso com a configuração que vai ser, e preciso de ajuda para decidir, ainda mais com os preços dos hardwares atualmente que acabam complicando. Eu tenho uma ideia de quais componentes, mas não estou decidido ainda. A minha configuração atual é antigona (Celeron, 2GB DDR2, HD SATA 2, sem placa de vídeo), então seja processador Intel ou AMD, seja geração atual ou passada, de qualquer jeito vou ter que trocar tudo (exceto o HD e o gabinete).

 

O uso pretendido é jogos AAA 2013-2019, resolução pelo menos HD (720), a pelo menos 45 FPS, com qualidade em torno do Médio (Low em um ou outro jogo não tem problema). Além de ser usado para jogar, também será usado como uma workstation para desenvolvimento em uma game engine 3D, programação no Visual Studio e para renders. Meu orçamento é de até R$ 3000. Dá pra conseguir uma configuração que se encaixe bem nesse propósito com esse orçamento?

 

Os componentes que já tenho ideia:

 

Processador: dei uma olhada nos AMDs e as possibilidades são o Ryzen 3 2200G (R$ 489), R5 2400G (R$ 755), R5 1400 (R$ 749), R5 1600 (R$ 837) e R5 1600X (R$ 1095).

Memória: 1x 8GB DDR4 2133MHz (R$ 339), 2400MHz (R$ 379), 2666MHz (R$ 485) ou 3000MHz (R$ 528). Futuramente penso em comprar mais uma se eu achar necessário, ou então já fazer um dual-channel com 2x 4GB 3000MHz (R$ 489).

SSD: 250gb M.2, podendo ser Crucial ~500MB/s leitura (R$ 408), Kingston A1000 NVMe ~1,5GB/s leitura (R$ 510), ou Samsung Evo 970 NVMe ~2GB/s leitura (R$ 650).

Placa de vídeo: sinceramente não sei, já que as placas boas estão custando quase um rim, e as mais em conta são fracas.

Placa-mãe: ainda não sei qual exatamente, mas teria que ser uma que tenha suporte a AM4, M.2 NVMe e preferencialmente que possibilite um overclock moderado.

Fonte: Corsair VS600 (R$ 278) (dizem que essa linha é a mais simples da Corsair, mas foi a mais barata que achei com PFC ativo). Os 600W seriam para dar folga pros prováveis upgrades previstos, o que inclui troca de componentes e adição de mais componentes, além de garantir um fornecimento suficiente para o sistema usar 100% do hardware por umas 14 horas por dia.

 

Apesar de eu não estar 100% fechado a isso, tenho uma grande preferência em ter gráficos onboard junto com a offboard, por uma questão de segurança e utilidade, pois assim, se der algum problema na offboard, não fico sem computador até que o problema seja resolvido. Além disso, com os altos preços das placas de vídeo, uma onboard seguraria muito bem até os preços abaixarem e eu poder comprar uma offboard boa. Mas se der pra pegar uma placa boa atualmente sem estourar o orçamento, como disse, possibilidade de onboard é uma preferência, não uma exigência.

 

Com isso, qual seria a configuração ideal dentre as opções que citei? Teriam sugestões de hardware que se encaixem melhor no meu propósito (desde que o total não ultrapasse o orçamento)? Teriam algumas correções, alertas ou recomendações para a configuração pretendida?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, KSP disse:

Os componentes que já tenho ideia:

 

Processador: dei uma olhada nos AMDs e as possibilidades são o Ryzen 3 2200G (R$ 489), R5 2400G (R$ 755), R5 1400 (R$ 749), R5 1600 (R$ 837) e R5 1600X (R$ 1095).

 

 

Se você quer o computador também para uma workstation, vai preferir o Ryzen, pois é melhor para isso.

 

Destes o melhor custo x beneficio é o Ryzen 5 1600 porém, se você deseja gráficos integrados, o melhor passa a ser o 2400g pois o R5 1600 não possui gráficos integrados não. O Ryzen 1600 possui 6 núcleos e 12 threads contra 4 núcleos e 8 threads do 2400g. O Ryzen 5 1600 é superior e seria minha recomendação mas fica a seu critério isso.

 

1 hora atrás, KSP disse:

Memória: 1x 8GB DDR4 2133MHz (R$ 339), 2400MHz (R$ 379), 2666MHz (R$ 485) ou 3000MHz (R$ 528). Futuramente penso em comprar mais uma se eu achar necessário, ou então já fazer um dual-channel com 2x 4GB 3000MHz (R$ 489).

 

 

Pode pegar uma de 2400MHz mesmo. A partir de 2666 já começa a ficar caro demais e não faz tanta diferença assim. O dual channel vai fazer uma diferença grande apenas se você usar gráficos integrados. Com uma placa de vídeo dedicada, não faz muita diferença não.

 

1 hora atrás, KSP disse:

Placa-mãe: ainda não sei qual exatamente, mas teria que ser uma que tenha suporte a AM4, M.2 NVMe e preferencialmente que possibilite um overclock moderado.

 

 

Vai querer uma B350 no caso. Só procurar uma que tenha slot M.2 e dissipador nos VRM's pra aguentar seus OC's. Essa aqui seria uma boa opção.

 

1 hora atrás, KSP disse:

Fonte: Corsair VS600 (R$ 278) (dizem que essa linha é a mais simples da Corsair, mas foi a mais barata que achei com PFC ativo). Os 600W seriam para dar folga pros prováveis upgrades previstos, o que inclui troca de componentes e adição de mais componentes, além de garantir um fornecimento suficiente para o sistema usar 100% do hardware por umas 14 horas por dia.

 

Pode ser uma de 550 ou 500 que já é bem tranquilo, mas se o preço estiver muito perto pode ser a de 600 mesma também.

 

1 hora atrás, KSP disse:

Placa de vídeo: sinceramente não sei, já que as placas boas estão custando quase um rim, e as mais em conta são fracas.

 

Creio que com esse orçamento você não vai conseguir nada além do que uma GTX 1050 Ti, mas que já cumpre suas expectativas, ela roda os jogos no médio 1080p a 60 FPS tranquilamente. Se quiser ou puder apertar um pouco o orçamento, essa RX 570 está com um preço muito bom e o desempenho dela se aproxima de uma GTX 1060 3gb.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!