Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Javascript como fazer com que a último dado lido apareça no topo da página?


Posts recomendados

  • Moderador

@Ana Júlia Silva Olá, seja bem vinda em nosso Clube do Hardware.

 

Creio que não seja somente por javascript. basicamente você precisa que as mensagens novas(não lidas) tenham um status e quando leem mudam este status.

 

E você vai controlar isso pelo banco de dados.

 

Vamos a  um exemplo hipotético:

Imagine uma tabela com o seguinte cenário:

ID subject              mensagem                            from             data       lido
1  Teste de mensagem    Olá.  Esta é uma mensagem de teste. [email protected] 2018-09-19  0 

 

Temos aqui uma tabela onde há o subject, a mensagem, de quem enviou, a data e o status dele. 

O status zero significa que é novo, não foi lido.   O uso do zero e um no banco de dados, será pelo tipo de campo Tinyint. Seria o mesmo que valores booleanos de true ou false.

 

Este é primeiro passo.  

O segundo é: alterar o status depois que abrir a mensagem. No caso, você faria um update (tabela) set lido = 1 where ID = 1

Este é o básico.

 

Agora como mover? 

Você pode usar o javascript para fazer requisições assíncronas, de forma que altere esse status.

Ainda neste código, você pode fazer com que a mensagem exibida no topo suma, e seja inserida em outro lugar da página.

Vai ser muito mais fácil se poder utilizar o jQuery.

 

PS: Você pode limitar a consulta puxando somente os últimos novos e  uma outra consulta retornando os outros.

Sim, você pode fazer duas consultas diferentes da mesma tabela no mesmo arquivo php

 

O que eu faço sempre no meus projetos, é um esboço de como será o resultado final, definindo valores fixos. Depois que eu visualizo como vai ficar, eu troco pelos valores do banco de dados.

 

Por enquanto é só o que eu posso falar. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!