Ir ao conteúdo

Como resetar a bios do notebook positivo motion q232a sem entrar nela?

Ir à solução Resolvido por domingos87,

Posts recomendados

Postado

Coloquei o xhci controller em disable e, ao reiniciar, a única tecla do teclado q funciona é a de ligar, portanto, não consigo entrar na bios para desfazer esse erro. Como reseto sem ter q entrar nela?

Postado

Já tentou usar um teclado USB normal plugado numa das portas?

O xhci não desabilita todas as USB, só algumas. Talvez alguma das portas ainda esteja funcionando e dê para entrar na BIOS pelo teclado externo.

Ainda, se você usa Windows mais recente ou até alguns Linux, pode entrar no painel de controle e pedir para o computador ser reiniciado para a UEFI.

Caso contrário, só vendo no manual e abrindo o laptop. Alguns deixam os pinos do clear CMOS completamente escondidos.

Postado

O note só tem duas portas usb e nenhuma funciona, abri ele e vi a estrutura interna como nesse vídeo https://youtu.be/8LI2IS2Tmls , desconectei a bateria por uns 15 minutos pra ver, mas nada. Talvez tenha outra bateria menor circular. Mas não vi.

Postado

Hum, então nessa BIOS sua por algum motivo o XHCI desabilita também as portas 2.0...

Muito mais fácil entrar pelo sistema operacional, como te falei. Se dentro da tela da BIOS você conseguir navegar com o mouse, tá resolvido. Vou ver se mostra alguma coisa no vídeo onde dê pra achar o clear CMOS, mas logo de cara é meio decepcionante ver que Positivo está usando bateria interna embutida :/.

Procure pelo manual técnico dele no Google. Muitos notebooks não mostram no manual normal esse procedimento. E tirar bateria não resolve mesmo, só zera o relógio.

Postado

O boot não continua sem o teclado?

No Windows vez ou outra as portas voltam a funcionar mesmo desabilitando parte delas na BIOS (se desabilitou total não).

Vi o vídeo. Nele em si não dá nem para tentar adivinhar onde está o jumper ou os pinos para isso, porque a placa está escondida pelo dissipador. Procure pelo manual técnico dele no Google ou pelo nome dele + resetar BIOS ou clear CMOS para ver se acha as instruções.

Se estiver em garantia é melhor pensar duas vezes, porque deve ter que desmontar o dissipador e talvez até remover a placa-mãe dele. Se você não montar direito de volta, pode dar problema.

Garantia também costuma não cobrar nada nesse tipo de coisa se você explicar o caso. Se ficar muito complicado de fazer por conta própria é uma alternativa.

Postado

Uso o fedora 28 lxde, fica na tela de login, pedindo senha. Ao instalar outro sistema, segundo o funcionário das americanas, invalidou a garantia. Acho q esse aí eu perdi mesmo. Nunca mais compro positivo!

Postado

Hum, Linux sem dar login/poder dar "sudo" realmente não teria como fazer o "restart to UEFI". Mas acredito que se você falar com a Positivo eles poderiam resolver seu problema. Instalar outro sistema não tira a garantia do hardware...

Ele ainda está naquela primeira semana da compra que você pode devolver? A Americanas teria que aceitá-lo, mas em devolução eles podem exigir que o aparelho esteja como original mesmo...

Postado

Um colega de trabalho q é técnico em informática conseguiu retirar a placa, mas não identificou nenhum botão de reset, nem bateria interna. Eu estava vendo, era só uma placa pequena. Não sei o q fazer.

• Solução
Postado

Quando não tem botão nem jumper é por pino ou contato que se reseta a BIOS. Isso é normal em vários laptops. Peça para o seu amigo olhar com atenção a placa, pois às vezes tem escrito "Clear CMOS" bem pequeno em algum lugar dela e haverão dois contatos ou pinos por perto de onde está escrito.

Aí é só dar curto com uma chave de fenda ou qualquer coisa metálica nesses pinos ou contatos, com a placa desligada é claro.

Porém um monte de notebook não tem nada mesmo escrito e você tem que ter o manual técnico para localizar o lugar, que nem sempre se encontra pela internet também...

• 3 semanas depois...
Postado

O tipo de placa é EM_H8316_216B_V2 está na foto anexa, é a mesma do multilaser legacy, a bios está num chip eprom, acho q a única forma é substituir esse chip, visto q não consegui encontrar um local para fechar circuito e fazer o clear cmos.

em_h8316_216b.jpeg

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Amigos, infelizmente eu tambem peguei um desses, estava funcionando normal até eu ativar a placa de som que estava desativada, ele resetou e não ligou mais. Acho que da pra regravar a eeprom através de um gravador, mais não consegui o arquivo original, se alguem tiver o firmware deste modelo por gentileza, entre em contato comigo, assim ajudará a muitos colegas que estão com problemas.

• mês depois...
Postado

Ola, a positivo fez o favor de colocar mais de 1 variação de placa-mãe nesse mesmo modelo, já encontrei esses 2 arquivos, só 1 fez o note ligar, mas está mal configurado e demora 1 minuto pra dar imagem, além de estar faltando opções dentro da bios na aba "Advanced" igual era o original do note que está aqui comigo... Vou postar esses 2 arquivos, vocês podem tentar, e quem tiver algum outro pra postar se puder nos ajudar, nós agradecemos.

Lembrando que esse chip bios é de 1.8v e deve ser usado com resistores pra aceitar a gravação (quem não sabe, procure na net...rsrsrs).

BIOS_CHT14B_POSITIVO_MOTION.rar

Bios positivo Q232A.rar

• 3 meses depois...
Postado

Passei pela mesma coisa: tentando resolver um problema com a porta usb desabilitei o xhci, ficando apenas com o botão de power funcionando(portas usb, teclado e touch sem funcionar), já triste e pronto pra acionar a garantia, eis que o liguei segurando o botao e na sequencia apertei varias vezes na sequencia e rapidamente o botao de power (umas 8-10 vezes ) e então apareceu a tela da bios. Ainda bem que não precisei fazer nada de mais drastico para recuperar o note, não testei novamente para confirmar pois fiquei com medo, mas de repente pode ser uma tentativa que funcione para mais alguém.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...