Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela congelando randomicamente e quando ligo o computador.


Posts recomendados

Olá, meu computador a alguns dias atrás (3 ou 4) congelou a tela e eu tive que reinicia-lo, desde então ele sempre tem congelado a tela, as vezes quando só estou usando o browser, as vezes com jogos pesados, jogos leves, ele simplesmente congela a tela, algumas pessoas me disseram que poderia ser overheat e a fan estar com problema mas fiz alguns teste e não chegou a passar de 50 graus, bem, irei colocar os links aqui do CPU-Z, CrystalDisk e até um video que eu gravei fazendo stress test com o prime95 onde o pc travou, que creio que é onde vocês mais consigam ver o que está acontecendo, espero que me ajudem pois não estou em uma situação para levar o pc no técnico, desde já, agradeço.

 

CpuZ: https://imgur.com/a/m9xqDZz

CrystalDisk: https://imgur.com/a/NVwH9gg

 

Stress test: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste efetuado foi esse:image.thumb.png.33ce0011eaa6e3aefef166c621fc4114.png

adicionado 9 minutos depois

@domingos87 Por você ter dito que poderia ser ram, eu removi uma memoria (4gb) to rodando só com 4 de ram to executando o stress test aqui e ta de boa por enquanto, já foram 5min de stress processador no 100% e até agora nem sinal de travar, agora a minha duvida é, será que é a memoria ou o socket? tem como eu testar os sockets?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prime 95 é mais para testar temperatura hoje em dia. Levam-se muitas horas de teste para ver se a máquina está estável ou não - como você pode ver, sua máquina passou no teste e no entanto estava instável. IBT em menos de 30 minutos já dá um resultado muito confiável.

 

Sobre o socket, sim, é fácil: pegue esse stick de memória RAM que você tem agora que não está dando travamento na máquina e coloque ele no outro slot, continuando a deixar de fora esse que está suspeito.

 

Se passar a travar é porque é placa-mãe ou slot. Aí você pode tentar limpar com WD por exemplo ou realmente teria que refazer solda/substituir o slot ou algum componente.

 

Se não travar é porque quase certamente esse pente que você removeu estava ruim. Instale só ela na máquina e passe um memtest 86 no computador para confirmar que o pente apresenta erros.

 

Não esqueça que tem memória com garantia bem longa, talvez você ainda possa trocar esse pente via RMA com o fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 image.thumb.png.3cf80c112e2b31779a57be7d1a8b31fb.pngEntão meu amigo, eu havia tirado e deixado só uma memoria, mas então eu resolvi trocar as duas memorias de lugar, minha placa tem 4 sockets (não sei se realmente é assim que se chama as entradas da ram) as duas memorias de 4 estavam no socket 1&2 o que eu fiz foi colocar uma memoria no socket 3, e agora botei a outra memoria no socket 4, então eu fiz o memtest86 e pelo que parece está tudo normal e o problema era realmente a placa-mãe e não a ram em si. obrigado pela dica, nem tinha passado na cabeça ser a ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, você está em single channel então. Da BIOS, é fácil, só ir no site da Asus e pesquisar nos downloads do seu modelo de placa-mãe.

 

Aqui eu vi nesse link: https://www.asus.com/us/Motherboards/M5A97_LE_R20/HelpDesk_BIOS/ e parece que a sua já é a mais atual.

 

Tem muita coisa errada aí, no entanto. Pelo CPUZ e o memtest está TUDO errado nas suas configurações da memória. Seu controlador de memória está muito alto, com 2 GHz (original é 1,8) e suas memórias, além de estarem em single channel, estão com latência 7 quando cerca de 10 seria o correto.

 

Recomento que você entre na sua BIOS e faça as configurações manuais de todos esses parâmetros. Busque no site da Kingston os parâmetros certos para os seus pentes de memória. Como um deles é 1866 e o outro 1600, use os padrões indicados para 1600 e deixe a velocidade em 1600 em ambas, ok?

 

De repente nem é o slot da placa-mãe que está defeituoso e sim que está tudo muito fora do parâmetro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Bem, eu entrei na bios e meio que não entendi muita coisa, vou lhe mandar algumas prints e se possivel voce me oriente no que fazer, tinha uma frequencia que estava a 1033 e eu alterei para 1600 como você disse, não sei se era esse da qual voce estava se referindo.

Aqui estão as prints tiradas dentro da bios: https://imgur.com/a/0sJu0H1

adicionado 2 minutos depois

E creio que alterei algo que supostamente eu não deveria ter alterado pois tudo continua na mesma, tem como eu dizer para a bios que tem que ser dual channel invés de Single? obrigado por todo o suporte e ajuda que você tem me dado, tem me ajudado muito.

 image.png.f50563eb6483310ee2755465e4cd3d80.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, era aí mesmo! Já está certo no CPU-Z, por exemplo. Você deixou as latências altas agora, mas muito mais perto do correto. É isso mesmo que o AIDA ou o site da Kingston te indicam para 1600 MHz? Puxe a informação pelo módulo de 1600, que é o seu módulo "mais fraco". Você pode usar o perfil mais baixo para a tensão padrão de 1,5 volts, não precisa ser necessariamente o mais alto de todos.

 

O de 1866 também tem um perfil de latências para 1600, mas pode ser diferente ou mais baixo que o do módulo mais lento, então você usa o do mais lento para os dois.

 

Eu só mexeria em mais duas coisas que ficaram faltando: o controlador de memória é o CPU/NB Frequency. Tire do AUTO e coloque em 1800. Ainda aparece como 2000.

 

Tire do auto também o "Spread Spectrum", deixe eles desligados.

 

Sobre o dual channel, nessas telas não vi as opções dele também. Pode ser que você precise instalar os módulos em slots específicos, por exemplo 1 deles no 1º e o outro no 3º. Isso deve ter no manual da sua placa-mãe.

 

Às vezes o par de módulos tem que estar na mesma cor de slot para funcionar. Por exemplo, nos 2 azuis ou nos 2 pretos.

 

Seu processador também parece estar com a frequência errada (3,8 e não 4,0). Recomendo você ir tirando do AUTO na sua BIOS tudo aquilo que você puder e deixar nos parâmetros corretos, pois sua BIOS aparentemente está detectando um monte de coisa errada.

 

Pesquise os parâmetros que não souber pesquisando ou usando o AIDA como ajuda. Aqui você tem os parâmetros da sua CPU, incluindo voltagens e frequências: http://www.cpu-world.com/CPUs/Bulldozer/AMD-FX-Series FX-4300.html

 

Tente desativar também o Ai Overclocker, que pode estar atrapalhando também.

 

Faça isso, salve, reinicie etc. e depois me passe de novo os screenshots da BIOS, de preferência de todas as telas.

 

De qualquer forma, acho que já resolvemos de vez o problema da estabilidade!!!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Certo! fiz tudo isso na bios, mudei os valores irei lhe mandar as prints da bios em breve, voltei para te informar que acho que é impossivel fazer dual-channel, pelo que você falou eu compreendi como funciona e realmente tem dois sockets azuis e dois pretos, mas eu coloquei azul-azul e liguei o pc botei pra fazer o prime95 e pimba, travou, mudei coloquei preto-preto e mesma coisa prime95 e travou, agora eu mudei invés de ser ram1 azul1 eu botei ram2 azul1 pra ver se é o problema da ram com o socket, mas pelo que entendi os dois sockets estão "danificados" o azul1 e o preto1. 

 

(to testando ainda a ram2 no azul1, não sei se vai travar) 

 

Screenshot_8.png

adicionado 6 minutos depois

@domingos87 Bem, sobre qual a latencia recomendada para a 1600 eu não consegui achar nada pelo site da kingstom eu até tenho o AIDAEXTREME mas não sei onde que eu posso ver o que é o recomendado, se poder me auxiliar com isso também, ficarei agradecido

 

adicionado 22 minutos depois

@domingos87 Bem, sobre qual a latencia recomendada para a 1600 eu não consegui achar nada pelo site da kingstom eu até tenho o AIDAEXTREME mas não sei onde que eu posso ver o que é o recomendado, se poder me auxiliar com isso também, ficarei agradecido.

Travou o teste da RAM2 no Azul1, depois de 20min de prime95 ele travou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você testou dessa vez, já tinha mexido no controlador de memória? A propósito, a tensão dele é de 1,25 volts se não me engano, veja qual valor você tem atualmente.

 

O estranho é que, se estiver com frequência certa e tensão certa no controlador e nas memórias, então justamente a instabilidade vem com o dual channel. Dado que você tem placa de vídeo offboard isso não é realmente um problema, mas é estranho.

 

No AIDA, quanto às memórias, você tem alguma tela dele onde encontrará a informação sobre o SPD das memórias. Lá você vai ter uma lista de timings para várias frequências dos seus dois pentes de memória. Procure que você acha!

 

No site da Kingston, com seu número de memória eu também não estou achando nada. Só da C9, que é completamente outra coisa. Veja pelo AIDA mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo. Essas 2 linhas com 800 MHz são o que interessa. Você pode usar os timings 10-10-10, copiando todo o resto, se quando você ler essa linha inteira (inclusive o que está escondido) aparecer como 1,5 volts.

 

Pode me enviar MP se precisar, mas acho que no final o mais prático é por aqui mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!