Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung EVO 960 na H310?


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Opa amigos,

 

Tenho uma Asus Tuf H310, e quero colocar um SSD na entrada M2 dela.

 

Achei de cara esse Samsung EVO 960, que está na moda. Vi que ele é bem veloz, queria saber o seguinte, se eu conectar ele na entrada M2, ele já vai funcionar aproveitando o máximo que oferece?

 

Sei que M2 é o conector, SATA e NVMe são protocolos, e PCI Express são os slots da placa-mãe.

 

Fiquei confuso com o seguinte: Esse SSD tem conexão M2, mas a interface é PCIe 3.0 x4 e NVMe 1.2.

 

Então plugando ele na M2, eu ainda posso escolher entre modo SATA ou PCI Express? Se sim, e usar PCIe, vou perder pistas pra placa de vídeo???

 

Já li e reli vários artigos, e ainda estou confuso com tudo isso.

 

Obrigado a quem puder ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Andril disse:

Vi que ele é bem veloz, queria saber o seguinte, se eu conectar ele na entrada M2, ele já vai funcionar aproveitando o máximo que oferece?

 

em tese, sim..

 

9 minutos atrás, Andril disse:

Então plugando ele na M2, eu ainda posso escolher entre modo SATA ou PCI Express?

 

nao.. os ssd's apesarem de compartilhar o mesmo slot, M.2, os protocolos sao diferentes.. há m.2 do tipo sata, que terao a mesma velocidade dos ssd's comuns e os m.2 nvme que sao os que usam as pistas pci-e e portanto sao bem mais velozes..

 

alguns slots m.2 so aceitam nvme.. outros apenas sata, e alguns sao retrocompativeis.. mas o protocolo a ser usado nao é escolhido a esmo.. antes de comprar você tem q saber qual é o ssd q quer comprar e se a placa-mãe tem o suporte necessario, seja sata, nvme ou os 2

 

12 minutos atrás, Andril disse:

Se sim, e usar PCIe, vou perder pistas pra placa de vídeo???

 

em tese novamente, sim.. agora há algumas placas ou chipsets, nao sei bem agora, que disponibilizam linhas pci-e para esses dispostivos e assim nao usa os do processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado,

 

Dúvida novamente, então existem modelos que são conectados no M2, mas que utilizam pistas PCIe, e modelos que são M2 mas que se conectam no plug PCIe com aquele adaptador??? Vi um modelo da Intel assim!

 

Eu tenho uma Asus TUF, nas características diz:

 

Slots de Expansão:
Intel® H310 Chipset 
1 x PCIe 3.0/2.0 x16 (x16 mode)  
2 x PCIe 2.0 x1

 

e

 

Armazenamento:
1 x M.2 Soquete 3, com suporte para dispositivos de armazenamento 2242/2260/2280 Key M, tipo (ambos os modos PCIE 2.0 x4 e SATA) * 1
4 portas SATA 6Gb / s,

 

Esse Samsung EVO 960 pede PCIe 3.0 x4 e NVMe 1.2, então, não é compatível porque a placa-mãe não possui protocolo NVMe?

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Andril disse:

Dúvida novamente, então existem modelos que são conectados no M2, mas que utilizam pistas PCIe

 

sao os nvme

 

1 hora atrás, Andril disse:

e modelos que são M2 mas que se conectam no plug PCIe com aquele adaptador??? Vi um modelo da Intel assim!

 

mesma coisa, os adaptadores existem para você conectar no caso nos slots pcie da placa-mãe.. mas em ambos os casos, sao pcie e vão consumir linhas pcie, agora como falei há chipsets q disponibilizam essas linhas para so esses dispositivos, sendo assim você nao perde as do processador q sao para as placas de video

 

1 hora atrás, Andril disse:

1 x M.2 Soquete 3, com suporte para dispositivos de armazenamento 2242/2260/2280 Key M, tipo (ambos os modos PCIE 2.0 x4 e SATA) * 1

 

compativel é, tanto os m.2 nvme como os m.2 sata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas ainda tenho outras dúvidas 😑

 

A M2 da minha placa aceita PCIe 2.0 x4, e esse Samsung EVO pede PCIe 3.0 x4, então nesse caso ele ficaria capado pelo limite 2.0 da placa-mãe?

 

Mas e agora, você sabe me dizer se um chipset básico como o H310 aceita um M2 PCIe + uma placa de vídeo em PCIe 16x???

 

A minha situação é a seguinte, iria colocar um M2 SATA de cara, desses baratinhos da WD, mas, se essa placa tem suporte a um SSD NVMe, vou colocar um SSD SATA básico por enquanto, e mais tarde invisto num NVMe pra colocar o sistema e deixo o SSD SATA pra outros dados.

 

Mas, se a placa não aceitar um NVMe + placa de vídeo pelo limite de pistas PCIe, vou partir direto pra um M2 SATA básico.

 

Obrigado amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Andril disse:

A M2 da minha placa aceita PCIe 2.0 x4, e esse Samsung EVO pede PCIe 3.0 x4, então nesse caso ele ficaria capado pelo limite 2.0 da placa-mãe?

 

 

nao muda nada.. esse pcie 2.0/3.0 nao fez diferenca alguma até hj com as placas de video, q dirá ssd.. so seria capado se a velocidade suportada fosse x2.. como é x4, nao vai capar nada..

 

10 minutos atrás, Andril disse:

Mas e agora, você sabe me dizer se um chipset básico como o H310 aceita um M2 PCIe + uma placa de vídeo em PCIe 16x???

 

 

se tá na placa-mãe, entao deve aceitar de boas.. nao acredito q iriam colocar recursos q nao fossem realmente possiveis de uso pleno numa placa-mãe.. so se você fosse tentar usar por meio de gambiarras 2 ssds desse nvme, ou 2 placas de video, ai agente sabe que em placas mais simples com processadores mais simples nao é possivel levar tudo isso sem comprometer o desempenho final que se espera..

 

12 minutos atrás, Andril disse:

A minha situação é a seguinte, iria colocar um M2 SATA de cara, desses baratinhos da WD, mas, se essa placa tem suporte a um SSD NVMe, vou colocar um SSD SATA básico por enquanto, e mais tarde invisto num NVMe pra colocar o sistema e deixo o SSD SATA pra outros dados.

 

 

é um opcao

 

12 minutos atrás, Andril disse:

Mas, se a placa não aceitar um NVMe + placa de vídeo pelo limite de pistas PCIe, vou partir direto pra um M2 SATA básico.

 

 

acho q aceita como ja falei antes e volto a repetir, o chipset tem linhas extras para justamente dispositivos q usem o pcie nao ocupe as do processador q sao voltadas para a placa de video

 

acredito q so comeria as linhas disponiveis se você fosse colocar mais de um nvme usando aqueles adaptadores nos slots da placa-mãe, ai com 2 nvme e uma placa de video, se a placa-mãe nativamente so suporta 1 ssd nvme, é obvio q algo ai vai ser sacrificado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andril Só uma dúvida, você trabalha com edição de vídeo 4k, ou com alguma coisa q use arquivos gigantes, tipo +20gb num arquivo único? porque essa é a única justificativa pra um SSD Nvme hoje. Em qualquer outra situação (tempo de boot do windows, loading dos jogos, programas, etc) você n vai ver diferença entre um SSD SATA e um Nvme. Isso porque hoje os SSD SATA comuns não são gargalo do sistema, então usar um Nvme, a n ser q seja nesse caso q te falei, constante movimentação de arquivos gigantes, você n vai ver diferença nenhuma q seja perceptível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Opa, não amigo, nem de perto arquivos de 20GB, e edição de vídeo apenas full hd recreativo!!! 😁

Na verdade a minha escolha pelo NVMe seria apenas pra aproveitar a interface, se é pra investir, investiria num componente que iria oferecer o desempenho máximo que a minha placa-mãe suporta.

 

Porém, ontem vi alguns artigos do Tom's Hardware, e fiquei sabendo que a limitação do PCIe 2.0 são 500MB\s por trilha, nesse caso o PCIe 2.0 x4 conseguiria empurrar até 2000MB\s, enquanto que o PCIe 3.0, empurra até 1000MB\s por trilha, totalizando no x4 até 4000MB\s. E como a minha placa-mãe só possui o PCIe 2.0 na 4x, não compensa investir num Samsung EVO com base no meu pensamento, pois ele chega a velocidades de 3200+MB\s, e com a interface que tenho disponível ele ficaria capado aos 2000MB\s.

 

Realmente, é um componente high-end entusiasta, e não é o propósito da minha máquina, estou escolhendo componentes de qualidade mas nada de recursos avançados. Fico impressionado mesmo é com a falta de informações das fabricantes, inclusive nos fóruns gringos o pessoal malhando as fabricantes por essa questão de compatibilidade.

 

Desde o início não estava muito entusiasmado com SSD's M2, pela quantidade de pessoas reclamando da alta temperatura que eles atingem, na minha opinião, não compensa utilizar um componente de ultra velocidade que é quase imperceptível para o usuário comum, e o mesmo torrando a 90 graus colado na placa-mãe. Mas como disse no início, era pra aproveitar a tecnologia disponível.

 

Mas enfim, se você tiver algum SSD M2 pra indicar, pode ser SATA ou PCIe no máximo 2.0, ainda tenho interesse em pesquisar, em último caso, vou partir pra um bom SSD SATA padrão.

 

Até mais! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andril Hehe então, mesmo n sendo Nvme, a outra vantagem do M2 é n ficar um monte de cabos. Sobre as temperaturas, o meu nunca chegou em 90º, sempre entre 68~70º, que é alto em relação aos HDD e SSD comuns, mas é normal dentro do padrão M2.


Eu n pesquisei mais modelos recentes, mas na época q peguei esse meu, era o melhor custo/benefício. Ao invés de você torrar $$$ em um Nvme q n vai te dar ganhos perceptíveis, seria muito melhor você investir esse $$ num M2 Sata mas de maior capacidade. Esse meu (Crucial MX300 525gb M2 Sata 2280) é cerca de 700~800 temers no ML (eu comprei nos EUA por 149 dólares e pedi pra um amigo trazer, na época q o dólar era 3 pouquinho, paguei +- 480 pila na época). Outra opção barata mas q eu n sei sobre o desempenho, são os WD Blue M2 Sata 500gb q saem tb na faixa dos 700 a 800 pila no ML.

Se você n liga pros cabos e quer um sata normal mesmo, recomendo fortemente o Kingston A400 480gb, q ta 500 conto na Kabum ou cerca de 420 pila de bons vendedores no ML. É um preção, o meu SSD Sata de 240gb eu paguei 380 pila há menos de 1 ano atrás... e agora por 420 poderia ter o dobro... Aproveita hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!