Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de video e o programa AIDA 64 - PROBLEMAS?


Posts recomendados

Olá,

 

Vendi um computador pelo mercado livre, em perfeito estado de conservação pois eu nunca efetuei nenhum tipo de overclock e sempre fui cuidadoso com as peças, apesar de não realizar limpeza dos componentes por não ter as ferramentas necessárias para tal. Esse computador sempre funcionou perfeitamente aqui em casa para rodar jogos, fazer lives, esse tipo de coisa.

 

Para resumir a história e ir direto ao ponto: Quando o computador chegou na casa do comprador, ele afirma que levou o PC numa loja de informática para a realização de limpeza e troca de pasta térmica em a minha autorização, e que após feito o serviço, ele decidiu rodar um programa chamado Aida64 que realiza testes de stress no equipamento.

 

Feito tudo isso ele me mandou uma mensagem falando que a placa de vídeo apresenta problemas de tela azul, super aquecendo quando roda LoL (um jogo leve) e que os fans dela ficam fazendo um barulho absurdo.

 

Obviamente o computador nunca apresentou esse tipo de problema aqui rodando jogos mais pesados como Witcher 3, Kingdom Come Deliverance, entre outros.

 

Existem 3 possiblidades nessa historia: 

 

1- o comprador usou de má fé e trocou a minha placa de vídeo (uma gtx 970) por outra de modelo igual, só que com defeito para obter vantagem

2- a loja que ele levou o computador pode ter danificado a placa ao efetuar a tal limpeza

3- danos durante o transporte do computador

 

Mas agora eu faço uma pergunta para os senhores, que são mais experientes do que eu nesse tipo de assunto e podem esclarecer a minha dúvida

 

É possível que o programa AIDA 64 que ele usou possa ter danificado a placa de vídeo durante esses testes de stress? Qual é a função desse programa? É possível que a má utilização desse programa possa ser capaz de danificar um componente como a placa de vídeo, por exemplo?

 

Desde já, obrigado pelas respostas :)

 

Obs: Eu não sei se aqui é o lugar certo para postar sobre isso. Se não for, eu peço que movam a postagem para o local adequado, por favor.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

É possível que o programa AIDA 64 que ele usou possa ter danificado a placa de vídeo durante esses testes de stress? Qual é a função desse programa? Ele pode danificar um componente?

 

 

nao, o aida64 é um programa q dá um relatorio geral do pc e tem algumas funcionalidades extras como essas de fazer testes de estress em alguns componentes como hd, memorias, processador, placa de video, etc.. o que pode ter acontecido é que a placa efetivamente pudesse ter um problema que so foi revelado fazendo tais testes.

 

alias, quando se compra placas de video usadas, o ideal de quem compra é sempre exigir um teste de estress da mesma.. e de quem vende tb é sempre bom fazer um teste geral para se respaldar que todo o conjunto foi vendido em pleno funcionamento

 

 

adicionado 6 minutos depois
12 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

Feito tudo isso ele me mandou uma mensagem falando que a placa de vídeo apresenta problemas de tela azul, super aquecendo quando roda LoL (um jogo leve) e que os fans dela ficam fazendo um barulho absurdo.

 

 

entretanto isso pode ser pasta termica da placa de video ressecada, se você nunca trocou, seria bom avisar que esse tipo de manutencao é necessaria depois de algum tempo, principalmente se a placa funcionava em ambientes muito quentes, secos, com poeira, etc.. pasta termica ressecada é uma das causas de superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

nao, o aida64 é um programa q dá um relatorio geral do pc e tem algumas funcionalidades extras como essas de fazer testes de estress em alguns componentes como hd, memorias, processador, placa de video, etc.. o que pode ter acontecido é que a placa efetivamente pudesse ter um problema que so foi revelado fazendo tais testes.

 

alias, quando se compra placas de video usadas, o ideal de quem compra é sempre exigir um teste de estress da mesma.. e de quem vende tb é sempre bom fazer um teste geral para se respaldar que todo o conjunto foi vendido em pleno funcionamento

 

 

adicionado 6 minutos depois

 

entretanto isso pode ser pasta termica da placa de video ressecada, se você nunca trocou, seria bom avisar que esse tipo de manutencao é necessaria depois de algum tempo, principalmente se a placa funcionava em ambientes muito quentes, secos, com poeira, etc.. pasta termica ressecada é uma das causas de superaquecimento.

 

Vamos lá,

 

Primeiramente eu esqueci de falar que eu nunca limpei o PC, mas que eu troquei a pasta térmica um pouco antes de vender, portanto ela estava nova. Assim que eu coloquei o PC para a venda, eu tinha testado ele durante uma semana para ver se não daria algum problema de aquecimento ou coisa parecida. O PC funcionou perfeitamente, da forma como sempre funcionou.

 

Rodei jogos pesados, fiz lives, deixei ligado, esse tipo de coisa.

 

Segundo: A minha placa de vídeo que foi nesse computador era nova. Era uma EVGA GTX 970 SSC que comprei da Terabyte no meio de 2016, portanto ela é nova e de único dono (eu), e nunca apresentou os defeitos que o comprador alega que ela está apresentando agora, que é tela azul ao rodar league of legends (o único jogo que ele diz ter testado) e emitir barulhos altíssimos nos fans ao rodar o jogo.

 

Eu li alguns artigos em inglês que o mau uso do AIDA 64 pode danificar alguns componentes nesses testes de stress. Isso procede?

 

De qualquer forma eu acho toda essa situação muito estranha e está me cheirando a golpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Zeratulcfg disse:

mas que eu troquei a pasta térmica um pouco antes de vender, portanto ela estava nova.

 

da placa de video? 

 

5 horas atrás, Zeratulcfg disse:

que é tela azul ao rodar league of legends (o único jogo que ele diz ter testado) e emitir barulhos altíssimos nos fans ao rodar o jogo.

 

tela azul pode ser uma infinidade de coisas, entretanto o barulho alto indica que a placa deve tá esquentando mais do que o normal!!!..

 

5 horas atrás, Zeratulcfg disse:

Eu li alguns artigos em inglês que o mau uso do AIDA 64 pode danificar alguns componentes nesses testes de stress. Isso procede?

 

 

nao tem como um software desse porte causar defeitos ou danos em absolutamente nada.. aliás, há outros programas de testes e estress que sao muito mais exigentes e ainda assim nao causam nada (passmark, prime95, heaven, 3dmark, etc, etc, etc).. já existem justamente para poder identificar tais problemas uma vez que uma boa parte deles so aparece em condicoes extremas de uso, algo que no dia a dia nem sempre chegamos perto de fazer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

da placa de video? 

 

 

tela azul pode ser uma infinidade de coisas, entretanto o barulho alto indica que a placa deve tá esquentando mais do que o normal!!!..

 

 

nao tem como um software desse porte causar defeitos ou danos em absolutamente nada.. aliás, há outros programas de testes e estress que sao muito mais exigentes e ainda assim nao causam nada (passmark, prime95, heaven, 3dmark, etc, etc, etc).. já existem justamente para poder identificar tais problemas uma vez que uma boa parte deles so aparece em condicoes extremas de uso, algo que no dia a dia nem sempre chegamos perto de fazer..

 

Entendi, então é bom saber que o aida64 não causa danos, mas isto não descarta as outras 3 hipóteses que eu citei.

 

Troquei a pasta térmica do processador. Não toquei na placa de vídeo porque ela está nova, comprada em meados de 2016, e como eu disse, ela nunca sequer apresentou esses problemas comigo. É muito conveniente o fato que os tais problemas foram ser apresentados justamente na casa do comprador, e logo na peça que representa praticamente 50% do valor do computador.

 

Pode ser que tenha danificado no transporte, não descarto essa possibilidade, MAS eu acredito ainda mais nas pssibilidade de fraude por parte do comprador, de ter trocado a placa por uma defeituosa, ou na hipótese da loja de informática que ele levou o computador para limpar ter danificado a peça de alguma maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

Não toquei na placa de vídeo porque ela está nova, comprada em meados de 2016, e como eu disse, ela nunca sequer apresentou esses problemas comigo. É muito conveniente o fato que os tais problemas foram ser apresentados justamente na casa do comprador, e logo na peça que representa praticamente 50% do valor do computador.

 

é como falei, esses problemas surgem mais quando sao feitos testes mais rigorosos com esses programas.. eu mesmo uso aqui uma 1050, jogo eventualmente e nunca me deu problema algum.. mas a minha placa pode ter algum problema que eu só va saber quando ela for realmente exigida, algo que no uso diario é quase nada... é por isso que muitas pessoas para certificarem a qualidade do que compram, fazem tais testes..

 

42 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

Troquei a pasta térmica do processador. Não toquei na placa de vídeo porque ela está nova

 

o fato de ser nova nao impede que esses itens vão se degradando com o tempo.. 2 anos já é um tempo considerável para se fazer uma manutencao desse naipe, principalmente se a placa for esquentadinha.. pasta termica de placa de video tem a mesma necessidade de troca do que a do processador por exemplo.. vai ressecando com o tempo e depois perde as propriedades.. se os coolers giram muito rápido como foi dito, entao é porque tá esquentando demais, provavelmente.

 

44 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

É muito conveniente o fato que os tais problemas foram ser apresentados justamente na casa do comprador, e logo na peça que representa praticamente 50% do valor do computador.

 

mas ai é que tá, pode ser uma pessoa má intencionada, certamente.. mas se você nunca executou tais testes e eles foram feitos na casa do comprador, se a placa tá com algum problema é obvio que iria aparecer na casa dele né.. o mais prudente seria você ter feito todos esses testes de estress e gravado em video antes de enviar, até para se proteger mesmo.. esse ano vendi uma gt1030 e fiz isso.. rodei o 3dmark nela, gravei todo o teste e enviei a placa.. porque se o comprador viesse com papo esquisito, eu teria como me defender e provar que vendi algo em perfeitas condicoes.

 

 

no mais, fica a sua palavra contra a de quem comprou.. você pode pedir para que ele grave um video mostrando que é sua placa mesmo e o defeito que ela apresenta realizando tais testes, assim você vê se é safadeza ou nao..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

é como falei, esses problemas surgem mais quando sao feitos testes mais rigorosos com esses programas.. eu mesmo uso aqui uma 1050, jogo eventualmente e nunca me deu problema algum.. mas a minha placa pode ter algum problema que eu só va saber quando ela for realmente exigida, algo que no uso diario é quase nada... é por isso que muitas pessoas para certificarem a qualidade do que compram, fazem tais testes..

 

 

É ai que tá o problema então. Se a pessoa executa o teste de stress e "estraga" a placa, logo o teste tem a capacidade de danificar o componente.

 

É simplesmente inexplicável que uma placa que saiu daqui funcionando perfeitamente, que a menos de um mês atrás rodava The Witcher 3, entre outros jogos por mais de 4hs ou 5hs seguidas não consiga rodar league of legends por mais de 5 minutos. 

 

Eu entendo o que você quer dizer mas acho impossível todos esses problemas terem acontecido do nada. Se eu nunca rodei teste de stress e a placa sempre funcionou perfeitamente, sem nunca apresentar barulho nos fans e sem nunca travar, logo era para ela continuar operando da mesma maneira.

 

Se o teste modificou a maneira como a placa funciona, logo isso é sim uma forma de estragar ela.

 

Repito: Antes de eu enviar eu enviar a placa com o computador eu vinha usando ela normalmente e ela nunca deu problema algum. Se fosse algo de superaquecimento já era para estar dando isso faz tempo então.

 

Se o teste causou tamanho mau funcionamento na placa, que nunca existiu, logo ele (o teste de stress) tem a capacidade de danificar o componente. Ou seja, se formos para uma situação hipotética que o comprador nunca executaria estes testes, ele teria a placa funcionando 100%, como sempre funcionou aqui desde o primeiro dia.

 

Parece muito contraditório isso ai.

 

Quer dizer que após ele estressar a placa ela não consegue nem mais rodar league of legends por 5 minutos? Muito estranho mesmo.

 

Ele mandou o vídeo pra mim (com o gabinete fechado), onde mostra o league of legends rodando, e o jogo sequer passa da tela de load. O barulho que fan está fazendo é absurdo e parece uma turbina de avião.

 

Isso nunca existiu aqui.

 

Mas não tem problema não. Assim que ele mandar o computador de volta eu vou conferir o número de série da placa e comparar com o que tem na caixa e no manual e ver se são os mesmos. Se não for, eu já vou saber que ele apenas "comprou" o computador com a intenção de substituir a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

É ai que tá o problema então. Se a pessoa executa o teste de stress e "estraga" a placa, logo o teste tem a capacidade de danificar o componente.

 

 

o detalhe é que o teste nao estraga.. o problema está na placa, so que como falei, o uso comum que nao faz com que ela seja testada no maximo acaba mascarando problemas. é como exames de saude.. você pode fazer inumeros e nao acusar nada, mas um determinado e especifico pode revelar um problema que você tem mas que ainda nao se manifestou

 

se esses programas existissem pra causar danos, as desenvolvedoras ja teriam entrado em falencia e seus donos processados por inumeras pessoas.. sao programas largamente usados, seja por profissionais ou por pessoas comuns que saibam o que fazem e para que fazem..

 

5 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

mas acho impossível todos esses problemas terem acontecido do nada

 

rapaz, pra coisas eletronicas, sempre pense que tudo é possivel.. e impossivel tb.. eu posso usar um pc aqui por 5, 10 anos numa tarefa corriqueira que nao exija nada dele e ele permanecer inalterado.. mas basta um uso mais direcionado, mais exigente para a aparente normalidade ir por agua abaixo..

 

7 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

Se o teste causou tamanho mau funcionamento na placa, que nunca existiu, logo ele (o teste de stress) tem a capacidade de danificar o componente. Ou seja, se formos para uma situação hipotética que o comprador nunca executaria estes testes, ele teria a placa funcionando 100%, como sempre funcionou aqui desde o primeiro dia.

 

o teste nao causou o mal funcionamento e sim levou a placa a um grau de exigencia maior que revelou um defeito oculto que você nem ele saberiam da existencia.. quem comprou pode ser uma pessoa que saiba o que esteja fazendo e o fez com precaucao.. se você compra um carro usado, a primeira coisa q vai fazer é saber como ele está, ou nao? pelo menos é a atitude que a maioria faz pra saber se nao levou prejuizo comprando coisas com defeitos e vicios ocultos que nao sao possiveis de verificacao sem uma maior inspecao atraves de testes e manutencoes preventivas

 

 

enfim, eu falo isso por experiencia propria, ja sao mais de 20 anos mexendo com computador, ja montei varios, ja comprei muita coisa e vendi tb.. nao to aqui defendendo o cara que comprou e nem dizendo que você tá errado, entretanto as coisas devem ser colocadas as claras..

 

eu hj nao tenho costume de comprar nada usado mais, entretanto se fosse, pra placa de video um dos testes que eu exigiria ser feito com certeza seria o de estress dela.. se fosse um hd, pelo menos o print do S.M.A.R.T., se fosse uma memoria o relatorio de algum teste feito, etc, etc, etc.. e como falei, quando vendi a minha gt1030 este ano fiz questão de realizar tal teste pois sendo o comprador uma pessoa com conhecimento ou leiga, nao há motivos para você vender algo que possa ter um defeito e isso depois se tornar um problema.. tem gente q vende coisa bichada, ruim? há diversos casos, como há quem faca tudo dentro dos conformes, justamente se precavendo de possiveis golpistas..

 

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!