Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite, vi um vídeo de um carregador de bateria super simples no youtube, o cara pegou apenas um transformador de 11,5vac por 5A, uma ponte retificadora e as garras, apenas retificou os 11,5vac e mandou para a bateria, nesse caso a bateria se comporta como um capacitor fazendo essa tensão de 11,5vac atingir sua tensão de pico ? aproximadamente 14,8vdc ( considerando 1,4 de queda nos diodos ?)

Postado

@Matthwus Recomendaria colocar algum circuito que corte a energia assim que a bateria carregar, assim não tem que ficar sempre olhando para ver quando a bateria carregar, e muito cuidado na hora de carregar!, se não me engano a bateria pode explodir se carregada em um local sem ventilação, porque ao carregar, ela pode liberar o gás hidrogênio, e qualquer curto ou faisca causa a combustão desse gás. Por isso deve se carregar a bateria em local aberto, ou ventilado.

  • Membro VIP
Postado

Amigo o do video funciona sim. Só não deixe ligado por muito tempo. Uma ou duas horas já dá pra dar partida.

Postado

Ola. 

 

Vamos por partes :

 

A pergunta do usuário foi :

 

2 horas atrás, Matthwus disse:

nesse caso a bateria se comporta como um capacitor fazendo essa tensão de 11,5vac atingir sua tensão de pico ? aproximadamente 14,8vdc ( considerando 1,4 de queda nos diodos ?) 

 

Nãããããoooooo !!!!!!

 

A bateria se comporta apenas como vítima de um processo de carga.

 

Antes de conectar as garras na bateria o rapaz do vídeo  explicou que a tensão de 11,5 VAC foi retificada e esse processo  transforma em 14.8 VDC

(11,5  *  1,41) - 1,4V  = 14,8  VDC

 

Quando um dispositivo está consumindo energia, no caso a bateria está RECEBENDO carga , a tensão do circuito tende a ser menor que a nominal, até o ponto em que a bateria não mais aceita corrente então foi o que ele mostrou, gradativamente a tensão foi aumentando até se aproximar dos 14,xx  que o carregador estivesse oferecendo.

 

O que acontece nesse carregador sem controle de flutuação  é tipo alguns bebedores de cerveja, não sabe o momento de parar  ,  e continua mandando corrente até a bateria ferver e eventualmente bater as botas já que ela não sabe impor limites ao carregador.

 

Um capacitor, tal qual o usuário perguntou já tem uma dinâmica diferente da bateria, quando ligado em um circuito ele recebe a carga para a qual foi projetado e fica ali eternamente sem sofrer qualquer avaria e só vai devolver a carga acumulada quando a tensão de entrada cessar ou sofrer variação .

 

'_'

 

 

 

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Qual sua real intenção? Carregar bateria pois esquece algo ligado no carro e precisa da partida ou manter a carga pra um sistema qualquer? a 2ª de fato requer um sistema mais aprimorado

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Qual sua real intenção? Carregar bateria pois esquece algo ligado no carro e precisa da partida ou manter a carga pra um sistema qualquer? a 2ª de fato requer um sistema mais aprimorado

Curiosidade mesmo, tenho um carregador aqui de 10A funcionando, queria era saber mesmo como esses 11,5vac atinge a tensão de pico, quando colocado na bateria (como se tivesse um capacitor conectado logo depois dos diodos).

  • Membro VIP
Postado

Ah tá. ... perdão mas minha visão 99.9% prática me cegam um pouco. Vamos tentar um outro ponto de vista...

 

A bateria se comporta mais ou menos como um diodo zener de altíssima potência em série com um resisctor de baixíssimo valor. Ao carregar, sua Vz (ou Vbat) vai subindo quase igual a um capacitor de altíssima capacitância de 14V já carregado com uma pré-tensão duns 10V. E pode atingir o vp do ac antes da ponte mas demora um tempo inversamente proporcional à corrente. Se V maior que o Vzmáx ou (como a vmáx do capacitor), como o capacitor, pode explodir. Tudo em maior escala,claro. Imagine também que tal capacitor tem um R alto em paralelo que o faz descarregar naturalmente lentamente.

Postado
2 horas atrás, Matthwus disse:

queria era saber mesmo como esses 11,5vac atinge a tensão de pico, quando colocado na bateria

 

Ola, vamos responder de um jeito diferente agora :

 

O diodo retifica a tensão de PICO, e não a tensão eficaz.

 

Eis o enigma da esfinge !

 

A sua corrente AC residencial é mostrada no multímetro como supostos 110V  mas isso é a tensão eficaz, não a tensão de pico.

 

Que seriam no caso :

 

110V * 1,41 =  155V  ou

220V * 1,41 =  310V

 

Então, o trafo mostra uma saida VAC de 11,5 V mas com a relação de rebaixamento seja digamos 10:1   na verdade ( oculta )  ele está gerando 15,5V  de pico  no caso de 110V. 

 

O diodo retifica esta tensão de pico e tem um dropout

de 0,7 então  fica 15,5 - 0,7 =  14,8V 

 

ISSO SEM LIGAR BATERIA OU CAPACITOR OU QUALQUER COISA NA CARGA !!!!!!!

 

'_'

 

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!