Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera,boa noite!

To montando um PC novo e to com uma dúvida, a placa-mãe é uma vai ser uma GIGABYTE B450M DS3H.

Entre uma Ryzen 5 2400G e uma Ryzen 5 2600, qual seria melhor para jogar?

Achei uma promoção de duas memórias de 8gb de 3000MHz DDR4, vale a pena comprar 3000MHz ou é melhor comprar duas de 2400, ou 2666?

Tanto a 2400G quanto a 2600 aceitam bem a memória de 3000MHz?

Pretendo fazer Overclock, com uma GTX 1070 Ti.

Obrigado!!

Postado

Opa.

Dimitri, como você vai usar o pc com uma placa de vídeo , não há necessidade nenhuma de usar uma APU (o ryzen 2400g) no seu setup. Ainda mais porque o ryzen 2600 é bem mais rápido e tem dois núcleos físicos a mais.

Agora, sobre as memórias: o ryzen suporta memórias ddr4  de 3000Mhhz, sim. Mas como tem uma série de memórias imcompatíveis com ele  é melhor checar o modelo certinho das memórias antes de comprar. Lembrando sempre que (desde que as memórias sejam compatíveis) o ryzen adora memórias com frequencias mais altas, entao achando uma memória compatível com ele, a com maior frequência (na maioria dos casos) funcionará melhor.

Outra coisa a se lembrar, também, é que memórias que tem perfis de xmp (extreme memory profile) tem melhor chance de ter timings mais apertados (que o ryzen gosta também)

• Curtir 1
Postado

@Di bp Ok, irei comprar a Ryzen 5 2600, eu achei uma promoção boa da de 3000Mhz, mas na descrição diz que é feito para um modelo intel Skylake, como você pode ver no link.

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-dark-pro-16gb-2x8-3000mhz-ddr4-cinza-tdpgd416g3000hc15adc

Eu pesquisei um pouco mas acredito que isso não muda o fato de ser uma ótima memória para a Ryzen 5 2600 numa placa-mãe gigabyte B450 DS3H, além do preço acessível, acho que irei comprá-la mesmo.

Vendo a descrição da memória, você contraindica minha compra?

Postado

@Dimitri Lima No QVL da placa-mãe em especifico que você citou nao consta a memoria na lista de compatibilidade, pode ser que simplesmente a Gigabyte nao testou esse modelo em especifico nessa mobo, como também não é garantido que funcionara os 3000mhz. Abraço

Postado

@rusty1 Em um email que mandei à Pichau, eles me disseram que se está disponível a escolha dessa memória é porque os modelos são compatíveis. Agora fiquei com medo de comprar essas memórias hahaha, seria melhor comprar de 2400Mhz?

Postado
2 minutos atrás, Dimitri Lima disse:

@rusty1 Em um email que mandei à Pichau, eles me disseram que se está disponível a escolha dessa memória é porque os modelos são compatíveis. Agora fiquei com medo de comprar essas memórias hahaha, seria melhor comprar de 2400Mhz?

Compativel ela é com qualquer placa-mãe que use DDR4 operando a 2133mhz, ela funcionar a 3000mhz é outra historia.

Ryzen é meio chatinho com compatibilidade de RAM e esse modelo que você quer comprar parece ser meio antigo pelo marketing "feito pra skylake".

Tenta ver outros mobo's com suporte a essa RAM, ou outro modelo de RAM, quanto maior a frequencia de RAM mais interessante, principalmente nos Ryzen.

Postado

@rusty1 Tem alternativas que são mais caras, mas possuem menos frequência!

https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-team-group-t-force-dark-16gb-2x8-2666mhz-ddr4-cinza-tdged416g266hc15bdc

https://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-corsair-vengeance-rgb-pro-16gb-2x8-3000mhz-ddr4-preta-cmw16gx4m2c3000c15

Até onde eu sei, toda a série Dark é compatível com XMP, esse modelo que achei de 2x8gb 3000Mhz por 1000 reais me parece um negócio muito bom para ser verdade, pois as duas de 8gb de 2666 estão a mais de 1100 reais...E a outra opção mais barata de 2x8gb 3000mhz ta saindo por 1400.. é  A mobo é compatível com memórias de 2993 e 3200mhz, eu comprando a barata de 3000 não consigo fazer overclock para fazer funcionar a 3200?

Postado

Overclock tem o fator sorte, talvez consiga sim subir alguma memoria com frequencia mais baixa pra 3200mhz, mas como falei é meio que loteria. O preço tá bom, mes passado eu peguei Hyperx Predator 3000mhz 2x8 pelos mesmos r$999

Postado

Então,sobre o medo da compatibilidade das memórias. No caso da plataforma ryzen, quem dita a compatibilidade das memórias é o processador utilizado, já que o controlador de memórias está dentro dele e não no chipset da placa-mãe. A série 2000 do ryzen ainda é chata com a compatibilidade das memórias, mas não chega nem perto do que era a primeira geração. O que eu faria se fosse você é comprar a memória e, caso ela não funcionasse como deveria, devolveria o produto. A lei brasileira estipula um prazo pra se arrepender de compras feitas pela internet, o que é ideal nesse tipo de situação. Em geral lojas online nem dão muita dor de cabeça pra devolucões, mas não sei como a pichau é com esse tipo de coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!