Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Há como fazer dual Channel com memórias de frequências diferentes?


AltairJr.

Posts recomendados

Olá, possuo uma memória Crucial DDR4 8GB 2133Mhz (link no rodapé) e estava pensando em comprar mais uma da HyperX Fury DDR4 8GB 2400Mhz. Gostaria de saber se há como fazer dual Channel destas duas memórias.

Manual da placa-mãe que eu uso.

Se alguém que entenda melhor a linguagem técnica puder ler e explicar para o leigo aqui se há alguma restrição

https://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=881#specification

 

(https://www.amazon.com.br/Memoria-Crucial-DESK-DDR4-2133MHZ/dp/B01BIWLFGQ?tag=goog0ef-20&smid=AMY4A47T37U5H&ascsubtag=go_958097971_47166428825_227572418287_pla-457866826218_m_)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, marcelo-kayo disse:

boa tarde pelo que eu sei não, você ficará com 16 gigas de memória, mais elas irão funcionar na frequençia da menor, ou seja em 2133mhz.

Se esse for o único problema, então está tudo bem, não me importo de usar a frequência mais baixa, futuramente irei vender essa de 2133 e comprar outra de 2400Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, mattaus disse:

@marcelo-kayo funciona sim. As duas operarão na frequência mais lenta, porém em dual Channel. Até com memórias de tamanhos diferentes o dual Channel funciona.

Obrigado pela ajuda. Sem querer contestar, mas chegou a fazer algum teste parecido? Vi muitos dizendo que rola e muitos dizendo que não rola o dual. Os que dizem que não rola, seria por necessitar de uma configuração manual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mattaus @marcelo-kayo Funcionou, estão em dual channel, porém tive que arrumar a frequência delas na bios.

adicionado 1 minuto depois

@Wictor93 Cara, não sei o que tu faz no computador, mas via de regra 16GB é RAM de sobra, não tem necessidade de colocar 24GB. Eu coloque 16GB e provavelmente não vou usar nem 12GB, e isso jogando jogos no ultra com o navegador, discord e spotify abertos.

adicionado 5 minutos depois

@Wictor93 Não sei qual processador tu usa, mas se for o Ryzen, por exemplo, pode vender essa memória de 8GB da HyperX e comprar 16GB com uma frequência maior.

adicionado 10 minutos depois

Se for Ryzen, colocar esse módulo de memória com frequência maior (Mhz), por exemplo, 16GB 2666Mhz (ou até mesmo 3200Mhz, caso queira gastar mais) vai te dar mais desempenho do que colocar 24GB 2133Mhz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wictor93 A memória de 2133 MHz vai limitar o desempenho. Como 16 GB ja são muita coisa, coloque apenas as de clock maior e se conseguir, venda a de 2133MHz. Ou então instale e faça o teste de taxa de transferencia. Se a queda não for significativa para seu uso, nao tem nenhum problema deixar elas instaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!