Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Setup Ryzen 7 1700 + GTX 1050ti 4gb - Desempenho abaixo do esperado


Posts recomendados

Sou novo por aqui e estou abrindo esse tópico para tentar solucionar minhas dúvidas quanto ao desempenho do meu setup recém configurado. Antes de colocar minha questão queria dizer que sou iniciante com a utilização de um setup voltado para melhor desempenho, sendo a primeira vez que monto um setup personalizado no qual utiliza processador AMD.

Bom, dado o contexto em que me encontro vou agora falar sobre a configuração que eu possuo na minha máquina e em seguida apresentarei minhas dúvidas quanto ao desempenho que eu esperava desse setup. Espero que alguém possa me ajudar a concluir se há algo mal configurado ou se há algum componente que não está de acordo com o contexto da minha configuração.

 

Primeiramente o meu setup:

 

Sistema operacional: Windows 10 pro x64
CPU: Ryzen 7 1700 
Mobo: Biostar B350GT5
Memória RAM: Crucial Ballistix 8gb 2667mhz
Armazenamento: 1HD 500gb Toshiba, 1HD 1TB Western Digital e 1 SSD SanDisk 240gb
Fonte alimentação: EVGA 600W 80plus silver

 

Minhas dúvidas quanto ao desempenho e configuração:

 

: Na mobo, a conexão de alimentação do CPU apresenta 2 slots de 4 pinos e como não achei nenhuma informação mais detalhada sobre essa ligação, segui o manual da mobo e liguei apenas os 4 pinos da direita. Deveria ter ligado os 8 pinos?

 

:  O desempenho de aplicativos e programas(Photoshop, Fireworks, After, etc) em geral está excelente porém os jogos, mesmo com o multithreading desativado, ainda apresentam algumas engasgadas até mesmo rodando nas configurações recomendadas e no caso do World of Warcraft até mesmo em configurações abaixo do recomendado apresenta engasgos.

 

: Eu estou usando a memória ram configurada na mobo para usar XMP. Isso pode estar diminuindo o desempenho? Ele serve de alguma coisa se não estou usando overclock da RAM?

 

: Já existe uma atualização de bios disponível para essa mobo e minha dúvida é se vale a pena fazer a atualização dela?

 

Certamente ainda vou descobrir mais alguns detalhes mas em suma era isso! Aguardo confiante a ajuda dos amigos entusiastas AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua BIOS é de qual data? Se for muito antiga vale a pena sim fazer o update, resolveram inúmeros problemas até o começo de 2018.

Sim, deveria ter ligado o EPS 12v 8 pinos, na sua fonte ele vem em 4+4, só encaixar e plugar.

 

Quanto aos games, tem que ver a resolução que tu joga e qualidade gráfica. 1080p 60fps com tudo no talo não roda nesta 1050TI, tem que ser uma 1060, 1070, algo por aí.

 

Não tem porque desativar o SMT (multithreading), qual o sentido nisso? Só se algum aplicativo muito específico exigir, mas na maioria dos casos não faz sentido desativar.

 

E este game não deveria pesar na sua máquina, não será conexão com a Internet com problemas? O jogo está no HD? Este HD está saudável? Passou o HDTune nele em busca de setores defeituosos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Phoenyx disse:

Sua BIOS é de qual data? Se for muito antiga vale a pena sim fazer o update, resolveram inúmeros problemas até o começo de 2018.

Sim, deveria ter ligado o EPS 12v 8 pinos, na sua fonte ele vem em 4+4, só encaixar e plugar.

 

Quanto aos games, tem que ver a resolução que tu joga e qualidade gráfica. 1080p 60fps com tudo no talo não roda nesta 1050TI, tem que ser uma 1060, 1070, algo por aí.

 

Não tem porque desativar o SMT (multithreading), qual o sentido nisso? Só se algum aplicativo muito específico exigir, mas na maioria dos casos não faz sentido desativar.

 

E este game não deveria pesar na sua máquina, não será conexão com a Internet com problemas? O jogo está no HD? Este HD está saudável? Passou o HDTune nele em busca de setores defeituosos?

 

Sobre a Bios: a versão dela é de Abril desse ano, mas há no site da biostar uma versão atualizada de agosto desse ano. Tenho medo de atualizar pois não possuo no break e a atualização é feita direto pela bios e não pelo SO

Sobre os pinos de alimentação: Mesmo ela estando funcionando com só 4 pinos tu reforça a ligação do outro conjunto de 4 pinos?

 

Sobre a resolução dos games: Rodo todos em 720p (1366x768) e nas configurações recomendadas por cada game. No WoW chego a ter resultados melhores usando configuração personalizada mais alta que o recomendado. Isso é o que está me deixando mais desconfiado

 

Sobre o SMT: Lí em vários fóruns gringos que a galera tava melhorando o desempenho na maioria dos games desativando a opção do SMT. Vou fazer as alterações que o amigo sugere e na noite retorno com feedback

Sobre o hd e a conexão: Os jogos estão no SSD e minha conexão é 30mb full duplex. Não acredito que a conexão seja problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucio Pires Wegner Sim, reforço. Se tá lá os 8 pinos e você tem uma fonte com EPS 4+4 não faz sentido não utilizar.

Pra atualizar não precisa de nobreak, mas é de bom senso atualizar sem chuvas ou ventanias.

 

Não sei sobre a qualidade dos BIOS da Biostar, mas se é de agosto deve estar ok pro seu sistema.

 

WoW tem engine muito antiga, pode colocar tudo no talo aí, ainda mais nesta resolução de vídeo. Nesta resolução você vai rodar quase todos os games no talo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@Lucio Pires Wegner Sim, reforço. Se tá lá os 8 pinos e você tem uma fonte com EPS 4+4 não faz sentido não utilizar.

Pra atualizar não precisa de nobreak, mas é de bom senso atualizar sem chuvas ou ventanias.

 

Não sei sobre a qualidade dos BIOS da Biostar, mas se é de agosto deve estar ok pro seu sistema.

 

WoW tem engine muito antiga, pode colocar tudo no talo aí, ainda mais nesta resolução de vídeo. Nesta resolução você vai rodar quase todos os games no talo.

 

Então... Depois de ligar os pinos que faltavam notei que houve diminuição dos engasgos, agora estão muito mais breves e quase imperceptiveis. Quanto a rodar os games no talo, aí é que mora toda minha insatisfação com o desempenho. Nem mesmo o Wow rola liso no máximo. O Destiny 2 até vai, mas o fps cai pra 50 - 55. Se eu ativar o XMP da ram vai dar diferença? Essa placa só trabalha com ddr4 até 2666. A tardinha vou instalar o cinebench e o RivaTuner pra fazer um log do uso do setup. Outra dúvida é se é normal a temp do cpu entre 50 e 65 graus? O máximo desse cpu é 90. Acho que tá ok né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, a temperatura está normal em games. Aqui bate os 60~65ºC.

Sim, utilize o XMP da RAM, se deixar em default irá operar em 2133MHz e latências relaxadas. Não trará lá grande diferença de desempenho em games, mas se você tem esta opção porque não utilizá-la?

 

Sua placa na real aguenta nativamente até 3200MHz, mas eles dizem que é OC, porque a controladora do Ryzen primeira geração foi certificada para até 2666MHz. Aqui utilizo o XMP em 3200MHz sem problemas. Estas placas ultrapassam este valor, tudo depende dos chips de memória e qualidade do controlador interno do Ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu levantar esse clock de 2666 pra 2800 será que a memória aguenta? Claro que precisaria estudar os parâmetros pra isso, mas teria retorno em questões de desempenho?

 

Quanto ao fps nos jogos, há possibilidade desses engasgos terem relação com o fato da minha vga não ter alimentação extra? Não consigo ver razão pra esses engasgos. Vou tentar gravar um video pra ver se consigo demonstrar como e quando eles ocorrem

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em desempenho a grosso modo você está limitado a VGA e não processador ou memória, ainda mais jogando em 720p 60fps. Se você quisesse atingir 150fps num exemplo hipotético com baixa qualidade de imagem aí sim CPU e RAM poderiam influenciar.

 

Nada a ver alimentação extra da VGA, ela foi pensada pra consumir no máximo 75W, que o PCI-E já oferece.

 

Engasgos podem ocorrer de alguma operação em paralelo, antivirus, aplicativos, nego no xvideos aí na rede da sua casa em outro PC, utilizar wifi pra jogar, uma série de coisas.

 

Quanto ao overclock na RAM, só testando pra saber. No geral estes chips 2400/2666MHz suportam até 2933MHz com configurações finas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Já havia esquecido de fechar o tópico por aqui. Antes de fechar queria dizer que deu certo a questão de ligar o outro 4-pin de alimentação no processador. Agora consigo usar tudo com o SMT ativo. Estou ainda com problema na questão do vídeo que ainda não apresenta o desempenho esperado porém irei abrir um tópico na seção devida! Mais uma vez, muito obrigado @Phoenyx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!