Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia gente!

Estou com um problema há um bom tempo no computador, e não consigo resolver. O PC roda tranquilo as atividades normais, mas não dá pra jogar.

Entro no jogo, e um tempo depois ou o PC reinicia, ou desliga, ou desliga os monitores e continua rodando e saindo som por um tempo, ou simplesmente fecha o jogo. Isso acontece com o CS GO por exemplo, após 5 minutos de jogo. Na beta do Blackout do BO4, não dava nem esses 5 minutos. Com Realm Royale acontece com menos frequência, mas geralmente em alguma situação mais frenética do jogo, o PC reinicia também.

Já testei uma fonte mais forte, de 600W, e aconteceu a mesma coisa. Descobri que pode ser o cooler (uso o que veio com o processador), mas a temperatura do computador nem está tão alta. Enquanto os jogos estão rodando, o processador fica por volta de 40 a 50°C. O barulho do cooler me incomoda bastante, é realmente muito alto. Roda entre 4500 e 6000 rpm.

Peguei emprestado um processador AMD FX4300 3.8GHZ pra testar, troquei a pasta térmica também, e consegui rodar o CS por uns 20 minutos sem reiniciar o computador, mas aí já fechei porque estava bem travado, não sei se o processador mais fraco deixou meu PC lento.

Minha configuração:

Processador: AMD FX8320e 3,2GHZ Octa Core (Cooler box original)

Placa de vídeo: AMD RX 470 Powercolor 4GB DDR5

RAM: HyperX Fury 8GB DDR4

Fonte: Gigabyte 450W

Gabinete: PCYES Dragon Full tower

Será que é o cooler mesmo? Ou pode ser algum outro problema no PC? Uma hipótese que me surgiu é que como coloquei o processador inferior, ele exigiu menos do cooler e não travou o computador. Não sei se isso faz sentido.

Desde já, agradeço, e qualquer sugestão será bem vinda.

Att.

Matheus Souza

Postado
9 minutos atrás, Angeloz disse:

Bom dia gente!

Estou com um problema há um bom tempo no computador, e não consigo resolver. O PC roda tranquilo as atividades normais, mas não dá pra jogar.

Entro no jogo, e um tempo depois ou o PC reinicia, ou desliga, ou desliga os monitores e continua rodando e saindo som por um tempo, ou simplesmente fecha o jogo. Isso acontece com o CS GO por exemplo, após 5 minutos de jogo. Na beta do Blackout do BO4, não dava nem esses 5 minutos. Com Realm Royale acontece com menos frequência, mas geralmente em alguma situação mais frenética do jogo, o PC reinicia também.

Já testei uma fonte mais forte, de 600W, e aconteceu a mesma coisa. Descobri que pode ser o cooler (uso o que veio com o processador), mas a temperatura do computador nem está tão alta. Enquanto os jogos estão rodando, o processador fica por volta de 40 a 50°C. O barulho do cooler me incomoda bastante, é realmente muito alto. Roda entre 4500 e 6000 rpm.

Peguei emprestado um processador AMD FX4300 3.8GHZ pra testar, troquei a pasta térmica também, e consegui rodar o CS por uns 20 minutos sem reiniciar o computador, mas aí já fechei porque estava bem travado, não sei se o processador mais fraco deixou meu PC lento.

Minha configuração:

Processador: AMD FX8320e 3,2GHZ Octa Core (Cooler box original)

Placa de vídeo: AMD RX 470 Powercolor 4GB DDR5

RAM: HyperX Fury 8GB DDR4

Fonte: Gigabyte 450W

Gabinete: PCYES Dragon Full tower

Será que é o cooler mesmo? Ou pode ser algum outro problema no PC? Uma hipótese que me surgiu é que como coloquei o processador inferior, ele exigiu menos do cooler e não travou o computador. Não sei se isso faz sentido.

Desde já, agradeço, e qualquer sugestão será bem vinda.

Att.

Matheus Souza

Está com cara de ser o cooler mesmo, geralmente esses FX esquentam bastante, tanto é que esses dias eu vi um vídeo de um cara refrigerando um FX com ventilador  kk

Como está a ventilação no seu gabinete? você tem alguma fan frontal, traseira etc?

Postado
4 minutos atrás, RedSkyy disse:

Está com cara de ser o cooler mesmo, geralmente esses FX esquentam bastante, tanto é que esses dias eu vi um vídeo de um cara refrigerando um FX com ventilador  kk

Como está a ventilação no seu gabinete? você tem alguma fan frontal, traseira etc?

Então, mas a temperatura está ok... Tenho um fan traseiro, só.

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Angeloz qual placa-mãe?

utiliza estabilizador?

OBS: o cooler está funcionando normalmente, a temperatura não está alta para um FX, esse cooler que é barulhento mesmo rs

Ah esqueci da placa-mãe, é uma Gigabyte GA-78LMT-USB3, Chipset AMD 760G, Socket AMD AM3+. Não uso estabilizador. Esse RPM é normal então?

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Angeloz Bom dia

Os FXs são meio quente, abra o gabinete e troque a pasta térmica e faz um novo teste com o gabinete aberto para ver se resolve.

Já está com a pasta térmica nova e o gabinete aberto, o problema persiste.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Angeloz disse:

Então, mas a temperatura está ok... Tenho um fan traseiro, só.

adicionado 0 minutos depois

Ah esqueci da placa-mãe, é uma Gigabyte GA-78LMT-USB3, Chipset AMD 760G, Socket AMD AM3+. Não uso estabilizador. Esse RPM é normal então?

Cara, essa chipset é feito pros Phenon com uma gambiara pra funcionar os FXs

provavelmente seu vrm está fritando durante jogos, ai o computador reinicia/desliga para evitar danos maiores.

Postado
7 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Cara, essa chipset é feito pros Phenon com uma gambiara pra funcionar os FXs

provavelmente seu vrm está fritando durante jogos, ai o computador reinicia/desliga para evitar danos maiores.

Então a solução seria uma placa-mãe nova, já que os processadores Phenom são ultrapassados? Como não entendo dessas coisas, comprei o PC pronto na Pichau e não sabia dessa gambiarra.

Postado
1 minuto atrás, Angeloz disse:

Então a solução seria uma placa-mãe nova, já que os processadores Phenom são ultrapassados? Como não entendo dessas coisas, comprei o PC pronto na Pichau e não sabia dessa gambiarra.

Comprou faz tempo?

Postado
1 minuto atrás, felipecardoso9 disse:

Comprou faz tempo?

Comprei em Março de 2017. Esse problema acontecia muito raramente no começo, foi ficando mais frequente, e agora acontece sempre.

• Membro VIP
Postado
35 minutos atrás, Angeloz disse:

Faz muito tempo que você comprou esse PC?

A Pichau é uma excelente loja, só que muitas lojas estão preocupadas mais em vender e com toda razão porque eles sobrevivem disso.

Se eles venderem um produto que dura exatamente um ano e meio, eles estão no lucro.

Essa linha FX esta sendo um tanto problemática, pode pesquisar no fórum e no Google que você vai achar.

Um colega do meu serviço tinha um FX não lembro o modelo e da placa-mãe também, e esta com o mesmo problema que você.

Em uso normal era mil maravilhas era só começar a jogar que a maquina desligava, a fonte que ele tinha era de qualidade acho que uma corsair 450.

E tentei fazer de tudo, só resolveu quando troquei a placa e processador, tinha visto um i7 de 3ª, 4ª ou 5ª no mercado livre não lembro o certo com placa-mãe por um preço bom, troquei e nunca mais o cara teve esse problema. 

No seu caso recomendo fazer o mesmo, se tiver com pouco dinheiro faça o mesmo que o meu colega fez.

Agora se você pode investir um pouco mais, pegue a 8ª ou 9ª geração dos core i3 ou i5 da intel ou AMD Ryzen e 1ª ou 2ª geração.

• Curtir 1
Postado

@Angeloz Só para deixar bem claro. O Chipset 760G foi projetado para os processadores Athlon e Phenom (que é uma linha anterior à FX) porém a AMD permitiu que esse chipset antigo suportasse a linha FX através de um update de BIOS.

Só que os processadores da linha FX possuem requisitos diferentes, o circuito responsável por entregar energia ao processador (VRM) não dá conta da demanda e superaquece. Quando ele ultrapassa uma temperatura limite o clock do processador é abaixado para preservar a placa-mãe e diminuir as temperaturas, nessa hora o clock que está lá na casa dos 4ghz cai para 1ghz e você sente a queda de FPS. Passado alguns segundos a temperatura normaliza e o clock sobe à sua faixa de operação normal até esquentar demais e cair de novo, repetindo várias e várias vezes até você parar de jogar.

No seu caso parece que já está em uma situação mais complexa em que o VRM não consegue manter a estabilidade do sistema causando os congelamentos, desligamentos, etc. No seu caso você pode tentar atualizar a BIOS para a última versão disponível pelo fabricante e desativar o Turbo Boost (também na BIOS), faça isso e veja se nota alguma diferença.

• Curtir 3
Postado

@Angeloz Só um detalhe: se o cooler for do tipo torre pode piorar a situação. O cooler que joga ar de cima para baixo é o ideal pois parte desse ar resfria outros componentes próximo ao processador como o VRM, memórias, etc.

top_down_cooling_003.jpg

Lembrando que quem superaquece é o VRM e não o processador. Se você colocar um watercooler no processador o problema continuará. Se a temperatura do seu processador está aceitável talvez não seja necessário trocar o cooler.

Caso não saiba o VRM é o conjunto de componentes que ficam ao lado do processador, são indutores, mosfets e capacitores

• Curtir 2
Postado

@felipecardoso9 Também ajuda mas existem poucas soluções prontas para isso, no caso teria que fazer algum tipo de gambiarra. O ideal seria também colocar dissipadores de calor em cima dos mosfets conforme imagem abaixo:

90254953_vbattach100113.jpeg

• Curtir 3
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Angeloz disse:

Bom dia amigos, @felipecardoso9 @Edvaldo J. Frederico @grievous! Perdão pela demora, estive de mudança, e só agora tive acesso ao computador. Por algum motivo o post não abria no celular. Estou anexando as fotos do meu gabinete, agradeço desde já por qualquer sugestão.

WhatsApp Image 2018-11-23 at 09.26.06.jpeg

Bom dia @Angeloz

A ventoinha desse cooler do processador esta instalado da maneira correta?

Porque normalmente a parte aonde tem o adesivo (o adesivo que fica parado rsrs) é aonde sai o ar.

images?q=tbn:ANd9GcQx7xjPxTXlhx2fc9tGVTR

Postado
4 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia @Angeloz

A ventoinha desse cooler do processador esta instalado da maneira correta?

Porque normalmente a parte aonde tem o adesivo (o adesivo que fica parado rsrs) é aonde sai o ar.

images?q=tbn:ANd9GcQx7xjPxTXlhx2fc9tGVTR

Olá! Acredito que está sim, é como veio da loja e é o jeito que os parafusos encaixam. É o cooler original do processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!