Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento do ambiente pelo uso do computador


Posts recomendados

Pessoal,

 

Um assunto que me incomoda muito é o calor que passo quando uso o computador. Nesse exato momento, estou usando um laptop com um Core i7 quad-core e uma placa de vídeo integrada, mas cujos componentes geram menos aquecimento que um desktop. Mesmo assim, estou suando muito do lado dele, graças em grande parte ao calor que ele gera.

 

Vivemos em um país muito quente. Mas o que vejo por aí são usuários montando PC gamers que esquentam horrores, fazendo overclock em processadores de 95W, e usando placas de vídeo dedicadas. O que vejo é que as pessoas estão preocupadas com o resfriamento do sistema, para manter o alto desempenho. Minha preocupação não é essa: é com a temperatura do quarto, e não com a interna do computador. Pelo que vejo, um cooler deixa apenas o computador mais resfriado, mas não altera a temperatura do ambiente, que permanece a mesma: 

 

 

A minha questão é a seguinte. Como fazer para ter um computador bom e rápido, mantendo o quarto (e não o computador resfriado), e sem morrer de calor ao utilizá-lo?

 

Estou pensando em comprar um computador (desktop) novo, mas o que mais me incomoda é o calor que vou sentir ao usá-lo. Hoje tenho um desktop mini, com um processador i5-7500T (de 35W) e uma placa de vídeo dedicada, e não esquenta o quarto, mas é fraquinho. Queria algo melhor, mas também queria manter a temperatura do quarto baixa.

 

Existe alguma solução para isso? Como vocês fazem? Ou a solução é mesmo ter componentes de desempenho mais baixo? Ou todo mundo aqui fica no ar condicionado ou ventilador?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 quanto maior o desempenho do hardware, o esperado é um maior aquecimento de todo o conjunto. Nesses dias quentes não tem jeito, o próprio ambiente já está com temperatura alta e o PC vai fazer com que ela aumente ainda mais. Algo que dá conta do recado é um ventilador de teto, mas procure por marcas conceituadas (Arno, Philips...), os mais baratos não prestam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Erso disse:

@Skaertus2 quanto maior o desempenho do hardware, o esperado é um maior aquecimento de todo o conjunto. Nesses dias quentes não tem jeito, o próprio ambiente já está com temperatura alta e o PC vai fazer com que ela aumente ainda mais. Algo que dá conta do recado é um ventilador de teto, mas procure por marcas conceituadas (Arno, Philips...), os mais baratos não prestam.

 

Ou seja, pelo visto não tem jeito, mesmo, nem com cooler e nem com um gabinete mais arejado?

 

Estou pensando em comprar um computador com componentes de desempenho mais baixo, para gerar menos calor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 na verdade, um sistema de refrigeração mais eficiente do gabinete vai fazer com que a temperatura no ambiente aumente, visto que um melhor sistema de refrigeração irá retirar mais calor do hardware e, consequentemente irá jogar mais calor para o exterior. Mesmo com um hardware mais modesto, vai ter a temperatura da CPU e da GPU (40~60°C), mais a fonte, então não há muito o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

passo pelo mesmo problema, ainda mais agora com esses recordes de temperatura que está tendo no brasil nesse inverno... tenho ar condicionado no quarto, mas tento evitar usar porque a conta de luz no verão vem nas alturas... ai coloca o pc gerando calor e o ar condicionado gerando frio, os dois brigando um com o outro como se fosse um cabo de guerra, e ao mesmo tempo gastando horrores... meu cpu e gpu sozinhos gastam uns 500w juntos quando estou jogando... mais o ar condicionado gastando 200w-300w pra resfriar o ambiente, ai imagina horas assim. Pra economizar um pouco na energia estou pensando seriamente em colocar uns exaustor na parede atrás do pc, pra puxar o ar quente que sai dele pra fora da casa, não precisaria usar o ar condicionado e o cômodo ficaria numa temperatura mais amena, talvez seja um solução pra você também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 Rapaz, lendo a sua situação, não vejo outro jeito do que colocar o seu computador em um "gabinete de parede" por ele ser todo aberto, mas acredito que isto não resolveria muito, mas como todos nos vemos por aqui que a preocupação de todos é a refrigeração do computador, você vai precisar melhor o "airflow" no cômodo que está seu computador, assim como o @Erso disse, um ventilador que dê conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Rapaz estou encarando a mesma situação, eu ligo o pc e fica um forno o quarto e voce só ve a temperatura do quarto e das peças do computador aumentando gradualmente, estou pensando em trocar de gabinete e pegar um que tenha um air flow melhor, o meu gabinete atual é um rise mode z-01 glass (Uma ***** de gabinete) só tenho espaço para 4 fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ar condicionado é a melhor solução para manter o ambiente resfriado nesses dias muito quente q estamos passando e tendo um hardware forte que inevitavelmente vai esquentar mais. 

 

se ar condicionado não for uma realidade e o ambiente tiver uma boa entrada de ar (q é meu caso) eu uso ventilador de teto jogando ar pra cima que resfria o ambiente muito mais do que ele fazendo vento pra baixo. 

 

climatizado também é interessante porque você coloca o ar pra circular e põe agua e gelo no recipiente e vem um arzinho legal, mas acho q o problema maior é tirar o ar quente do ambiente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, sou mecânico de refrigeração a mais de 25 anos. Parte do meu trabalho é aplicar da melhor maneira possível as leis da termodinâmica para obter os melhores resutados climáticos para meus clientes, independente da aplicação: seja ambiente ou de conservação. Não tem por onde. Para haver troca térmica eficiente alterando a temperatura de um ambiente, haverá inevitavelmente consumo de energia. Não exite milagre nem almoço grátis. Um ventilador apenas movimenta as moléculas do ar, sem afetar seu estado, trazendo uma falsa sensação de refrescância, mas tem seu mérito por dar uma "melhorada" num clima abafado.

 

Isto posto, não vou entrar no mérito do arrefecimento de computadores, então, somente um climatizador de ambiente pode resolver esses paradígmas. Para economizar, é preciso gastar. Uma placa solar dá conta de um split de 9.000/12.000 BTU/h tranquilamente sem maiores instalações do tipo. Por conseguinte, os equipamentos sofrerão melhoras significativas em desempenho ao terem suas temperaturas abaixadas. Vejam esse vídeo sobre a refererida placa solar:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!