Ir ao conteúdo

Pasta do Raid 1 do Ubuntu não abre na Rede.

Ir à solução Resolvido por A G da Silva,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Tenho 1 PC com 3 hds: 1 com o SO (ubuntu 18.04) e instalei o raid 1 via software nos outros 2 hds. Coloquei 1 pasta no raid
e configurei o "compartilhamento de rede local" e criei o compartilhamento. No outro PC também com Ubuntu (17.10) que está na rede eu não consigo abrir a pasta e aparece a mensagem "Não foi possível exibir..." "o tipo de arquivo é desconhecido". Já outra pasta que tenho no 18.04 fora do raid ele abre. O mesmo acontece com o Windows 10 que tenho em dual boot. Neste aparece a mensagem que "não tenho permissão". Como eu faço p/ acessar a pasta do raid pela rede?

Postado

Boa Noite Fabiano. Eu desfiz o raid, deixei só 2 hds no pc:1 hd c/o ubuntu e outro / dados. Estou tentando fazer experiência p/ ver se consigo abrir o hd de dados na rede, mas está dando o mesmo resultado: não abre. Tentei usar o chmod:

alvaro@alvaro-POS-EIH61CE:~$ chmod o+wx /mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1
chmod: alterando permissões de '/mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1': Operação não permitida

Coloquei 1 pasta no hd mas também não abre na rede. Também usei o chmod:

alvaro@alvaro-POS-EIH61CE:~$ chmod o+wx /mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1/pastadedados
chmod: alterando permissões de '/mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1/pastadedados': Operação não permitida.

No compartilhamento da pasta aparece: Proprietário:root

tentei mudar o proprietário c/ chown:

alvaro@alvaro-POS-EIH61CE:~$ chown alvaro /mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1/pastadedados
chown: alterando o dono de '/mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1/pastadedados': Operação não permitida

Não sei mais o que fazer.

Postado

Boa Noite 

Pelo que vi a estrutura de comando está correto você tentou executar esse comando como usuário root pelo que vi você está com o usuário padrão: "alvaro@alvaro-POS-EIH61CE:~$" pode ser em função disso que apresenta o erro "Operação não permitida".?

• Solução
Postado

Boa noite, Fabiano. Refiz o Raid 1 que tinha feito inicialmente, e desta vez deu certo. O array está montado em /mnt/md0. Abri o terminal do Ubuntu e digitei: #chmod o+w /mnt/md0 p/ criar uma pasta dentro do array, coisa que não estava conseguindo no modo gráfico. Depois de criada a pasta dentro do array, abri um terminal dentro do array e digitei o mesmo comando p/ fazer o compartilhamento dessa pasta, coisa que também não estava conseguindo, e deu tudo certo. Resolvido. Obrigado pela atenção e um bom fim de semana.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...