Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, então ontem eu comprei um Hyper TX3 Evo para colocar na minha máquina para eliminar o ruído que o cooler box do FX 6300 emitia. Apanhei um pouco pra conseguir pois era a primeira vez que fazia isso. O "problema" é o seguinte: o processador está com as temperaturas oscilando (de acordo com o HWMonitor). Por exemplo, com o PC rodando apenas o Chrome o HWMonitor computou 17°C e logo em seguida deu um salto pra 45°C, depois voltou pra 25°C, depois foi pra 30°C...e assim continuou variando bastante, POR EXEMPLO e chegou até a bater surreais 193°C ( pareceu ser um bug). Bom, gostaria de saber se algo está com defeito ou se eu instalei errado, passei pouco ou muita pasta térmica...sei lá. Devo me preocupar?

OBS: O pc de fato não está esquentando, nem a fan do Hyper TX3 está girando em excesso. As temperaturas do gabinete estão oks.

Postado

Duas considerações:

1) Algum bug da placa-mãe, esse modelo de placa-mãe (a78) costuma acontecer isso... As vezes a atualização de bios resolve.

2) O principal, esse cooler tem os heatpipes visíveis no contato direto com o processador, para processadores Intel não costuma dar problemas, mas para AMD é meio complicado e uma das razões pode ser essa que você vem notando. Para processadores AMD, o ideal é um cooler cuja base seja lisa sem interferência dos heatpipes como exemplo o zalman cnps10x extreme (apenas como exemplo).  Outra questão é a area de contato da base do cooler com o processador, alguns processadores amd mais antigos costumam ter uma área maior e a base do cooler não cobre todo o processador. Isso gera diferenças nas temperaturas!

Postado
4 horas atrás, Rolando Caio da Rocha disse:

Duas considerações:

1) Algum bug da placa-mãe, esse modelo de placa-mãe (a78) costuma acontecer isso... As vezes a atualização de bios resolve.

2) O principal, esse cooler tem os heatpipes visíveis no contato direto com o processador, para processadores Intel não costuma dar problemas, mas para AMD é meio complicado e uma das razões pode ser essa que você vem notando. Para processadores AMD, o ideal é um cooler cuja base seja lisa sem interferência dos heatpipes como exemplo o zalman cnps10x extreme (apenas como exemplo).  Outra questão é a area de contato da base do cooler com o processador, alguns processadores amd mais antigos costumam ter uma área maior e a base do cooler não cobre todo o processador. Isso gera diferenças nas temperaturas!

Boa mano! Realmente eu notei quando fui instalar que a base do cooler não iria pegar todo o processador (mas isso é questão de pouquíssimos centímetros). De fato, o pc não está esquentando nadinha. Os objetivos em si foram alcançados com esse novo air cooler: refrigerar e eliminar o barulho. 

Joguei PUBG ontem por 30min e a máxima foi de 50C e praticamente sem ruído algum do fan do cooler. O que me deixou encucado foi esse detalhe do HWMonitor estar variando bastante em determinados momentos...mais pareceu ser um bug. E agora, devo me preocupar?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...