Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dessoldagem SMD complicada GTX970


s3pt0s

Posts recomendados

Pessoal. Comprei uma estação de ar e solda yaxun 881d para hobby.

Aproveitei para substituir um mosfet em curto de uma gtx970 da gigabyte, agora vem o problema. A solda não derrete nem a pau, uso fluxo, uso pasta torro a placa mas o Mosfet não sai da placa, até para retirar capacitores smd é complicado...

Obs: Tenho uma placa de vídeo simples e retiro mosfets e smds  dela, arrumei uma placa-mãe quebrada e em 15 seg estáva retirando os mosfets da placa-mãe, só está bendita gtx que nao dessolda nada.

Obs2: Uso 400º e ar no 4 ou 5 e os componentes saem das outras placas, também uso 350º e o componente também sai, mas nessa GTX nada... ja fiquei 3 minutos esquentando e não sai do canto.

 

Me deem uma luz 

Abrass

 

 

só posso responderao tópico as 20h, pois estou na uni( só p n pensarem que não respondo ou abandonei) kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A explicação é que sua placa é multicamada - além das externas há muitas folhas de cobre internas - o que fazem dissipar o calor, tiram-no do ponto onde quer que funda a solda. você pode tentar aquecer por baixo um pouco - uma pré aquecida - algo que se faz na troca de um bga p.ex.

Uma alternativa nada ortodoxa é você trabalhar com duas ferramentas: o ar quente e um ferro de soldar. Os calores se somariam no ponto certo e meio que espalharia nos arredores pra não dar choque térmico. Algo como: o ar quente dá uma bela mornada geral e o soldador completa a missão. Cuidados óbvios devem ser tomados.

Não me lembro... acho que nunca fiz isso... ou fiz... sei lá...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

A explicação é que sua placa é multicamada - além das externas há muitas folhas de cobre internas - o que fazem dissipar o calor, tiram-no do ponto onde quer que funda a solda. você pode tentar aquecer por baixo um pouco - uma pré aquecida - algo que se faz na troca de um bga p.ex.

Uma alternativa nada ortodoxa é você trabalhar com duas ferramentas: o ar quente e um ferro de soldar. Os calores se somariam no ponto certo e meio que espalharia nos arredores pra não dar choque térmico. Algo como: o ar quente dá uma bela mornada geral e o soldador completa a missão. Cuidados óbvios devem ser tomados.

Não me lembro... acho que nunca fiz isso... ou fiz... sei lá...

então se eu esquentasse a placa/componente com o soprador por muito tempo conseguiria retirar o componente? porque tipo, ja passei 2-3 minutos e nada...

 

mas antes irei fazer o que voce disse. Preaquecer mais a placa...

a questão do ferro+ estação... funcionaria como? o ferro em cima dos contatos do mosfet+o ar em cima dele?

 

ah, e obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
51 minutos atrás, s3pt0s disse:

então se eu esquentasse a placa/componente com o soprador por muito tempo conseguiria retirar o componente?

Se atingir a temperatura de fusão da solda, sim. Algumas são lead free (sem chumbo) e precisam de mais calor. Pode ser que o ar não esteja quente o suficiente. Tente derreter um fio de solda no ar p.ex. E deixar muito tempo, claro não é muito bom pois pode danificar a pci.

Veja se ele não está aparafusado ou arrebitado ou travado ou algo do gênero.

 

51 minutos atrás, s3pt0s disse:

o ferro em cima dos contatos do mosfet+o ar em cima dele?

tipo isso sim mas ao contrário. Primeiro o ar aquece, depois o ferro age. E tem que fundir nos 3 contatos do mosfet. Acho que fiz isso com 3 mãos. Uma segurava o soprador, outra o soldador e outra a pinça.

 

Como disse, não existe método padrão.Crie o seu, treine, erre um pouco, detone alguma placa detonável, melhore com o tempo, e o principal: compartilhe!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se atingir a temperatura de fusão da solda, sim. Algumas são lead free (sem chumbo) e precisam de mais calor. Pode ser que o ar não esteja quente o suficiente. Tente derreter um fio de solda no ar p.ex. E deixar muito tempo, claro não é muito bom pois pode danificar a pci.

Veja se ele não está aparafusado ou arrebitado ou travado ou algo do gênero.

 

tipo isso sim mas ao contrário. Primeiro o ar aquece, depois o ferro age. E tem que fundir nos 3 contatos do mosfet. Acho que fiz isso com 3 mãos. Uma segurava o soprador, outra o soldador e outra a pinça.

 

Como disse, não existe método padrão.Crie o seu, treine, erre um pouco, detone alguma placa detonável, melhore com o tempo, e o principal: compartilhe!

 

 

acabei de chegar em casa e testarei agora.

o problema é que em placas de vídeo comuns e placas mãe dessoldei qualquer componente smd (ci's, resistores, capacitores, mosfets etc) em 15 seg. Somente nessa gtx970 que o ar fica 3 min em cima  de qualquer componente e nada acontece kkkkkk. estou emcabuladíssimo( e muito irado) com isso kkkkkkkkkk

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz acabei de retirar o Mosfet (milagre)

-Pré aqueci a placa

-Aqueci bem o mosfet

-Coloquei solda nos terminais dele

-Continuei pre aquecendo tanto a placa como o mosfet, alternando de um para outro

-As vezes esquentava as pontas dos terminais com o ferro também

-Consegui retirar

 

acho que a dificuldade em retirar esse mosfet foi pro causa que primeiro saiu a parte preta dele e depois a carcaça metálica, pois ela ficou na placa...

acho que também estava com medo de torrar a placa... rsrs

enfim.

consegui retirar

Muito obrigado pela ajuda

adicionado 2 minutos depois
13 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Muito provavelmente esses smd da placa são colados.

 

Creio que não, pois vejo muitos vídeos de conserto de Pc e placas de vídeo e até hoje não vi menção sobre tais serem colados.

Acredito que existam sim mosfets colados as placas, mas esse não era 🤣

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal . Bem lembrado também pelo amigo @Ricardo S Ferreira . Seria algo como o

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

ou travado ou algo do gênero.

A cola é válida pra peças que vão do lado de baixo.

 

4 minutos atrás, s3pt0s disse:

primeiro saiu a parte preta dele e depois a carcaça metálica, pois ela ficou na placa...

Se fosse reaproveitar hein... já era. Com o tempo - e umas queimadurazinhas -  você aprende a remover peças sem ... desintegrá-la kk.  Agora durma em paz.

abç

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Legal . Bem lembrado também pelo amigo @Ricardo S Ferreira . Seria algo como o

A cola é válida pra peças que vão do lado de baixo.

 

Se fosse reaproveitar hein... já era. Com o tempo - e umas queimadurazinhas -  você aprende a remover peças sem ... desintegrá-la kk.  Agora durma em paz.

abç

Quem sabe um dia eu n desintegro né? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sabia. Não sei. Não sei porquê. Não sei se quero saber. Mas não conte pra ninguém! Vai atrapalhar o ganha pão de alguém mas o pior, comprometer a adrenalina da possibilidade de consertar algo!

 

Mas de fato este tipo de serviço não é pra qualquer um. É muito mais fácil e rápido você trocar a placa toda.

off 1/2 on:

Recentemente tentei consertar uma fonte de uma tv led que queimou com um raio. Pensei: fonte? moleza! Identifiquei, comprei peças (ci's) duas vezes (2!! na 1ª não funcionou) no m.l. Derrota total. Com o ego técnico ferido e contra meus princípios, comprei a placa da fonte e... eureka. Cobrei só preço de custo e mais uma família feliz.

 

ok... porque que você acha que...

12 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

aproveitar algum desses componentes removidos não poderá mais

de onde tirou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah tá. Aí sim. Achei que era generalizado. Neste caso tens razão e mais uma razão pra aprimorar sua técnica de remoção pra não destrutiva kk. P.ex. você pode desenvolver uma ponta especial que dê contato derretendo simultaneamente os 3 terminais do mosfet já preaquecido.  Rápido e indolor. Me lembro (ó o passado sempre presente) que fazia algo como isso com uma ponteira em L num ferro 100W pra remover ci dip16. Quando difícil, também havia ponta em U com 2 ferros de 100W.

 

Em breve você estará trocando e reaproveitando microBGA com um chumbão - ferro tipo machadinha - kk.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!