Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É liguei com o diodo de germânio, mas esta fraco ainda, vou colocar na saída do amplificador mesmo (entrada do crossover), vou por um resistor bem alto, e ir testando.

Postado
12 minutos atrás, Matthwus disse:

É liguei com o diodo de germânio, mas esta fraco ainda, vou colocar na saída do amplificador mesmo (entrada do crossover), vou por um resistor bem alto, e ir testando.

E continue com o diodo, ele serve pra empurrar a agulha só para frente. 

Sem ele a agulha fica vibrando não fica legal. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

E continue com o diodo, ele serve pra empurrar a agulha só para frente. 

Sem ele a agulha fica vibrando não fica legal. 

Quanto a potencia dos resistores, 1/4 esta tranquilho ? mesmo usando na saída do amplificador ?é um amplificador de 200w

Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, se o total der mais de 100k tudo bem. 

Tome cuidado com os potenciômetros pois queimam muito fácil. 

Vou testar ver como fica, e depois tentar associar resistores, para retirar o potenciômetro, pois isso dentro da caixa vibrando, vai acabar saindo fora.

• Curtir 1
Postado

Pois bem, na saída do amplificador obtive bons resultados, o ponteiro chegou até na metade, agora como devo fazer para conseguir a regulagem ideal do ponteiro ?

pensei em abrir o volume no máximo e ir ajustando o potenciômetro do ponteiro até que ele chegue bem próximo do final do seu curso, assim eu conseguiria medir o valor no potenciômetro e encontrar alguns resistores para colocar no lugar, seria isso mesmo ?

Uma dúvida quanto a ligação do capacitor, eu já coloco o capacitor logo após o diodo, ou posso por ele depois dos resistores/potenciômetro ? agora que vou colocar na saída do amplificador, preciso de uma tensão maior no capacitor né ?

Postado
54 minutos atrás, Matthwus disse:

pensei em abrir o volume no máximo e ir ajustando o potenciômetro do ponteiro até que ele chegue bem próximo do final do seu curso, assim eu conseguiria medir o valor no potenciômetro e encontrar alguns resistores para colocar no lugar, seria isso mesmo ?

Sim. 

54 minutos atrás, Matthwus disse:

Uma dúvida quanto a ligação do capacitor, eu já coloco o capacitor logo após o diodo, ou posso por ele depois dos resistores/potenciômetro ? agora que vou colocar na saída do amplificador, preciso de uma tensão maior no capacitor né ?

Se for o capacitor em paralelo é depois do diodo. Tensão de 50V já dá. 

• Curtir 1
Postado
agora, Mestre88 disse:

Sim. 

Se for o capacitor em paralelo é depois do diodo. Tensão de 50V já dá. 

Perfeito, meu projeto ja esta quase pronto, só faltando os toques finais e chegar umas peças, futuramente pretendo colocar um controle de loudness, encontrei um esquema no proprio pdf que postei da placa de tons, só que ficou uma duvida:

esquema_loudness.jpg?1543932874

As 4 linhas ali no canto é a mesma que tem na placa de tons GND, +15, -15 e a linha de master, que é a saída da placa de tons.

a dúvida é a seguinte, só essa parte em verde destacada ja faz o controle de loudness, ou preciso do esquema completo com aquele outro 4558 ali na frente ?

Postado

O importante são os dois amplificadores operacionais do meio, os dois que estão na ponta servem apenas pra aumentar o ganho. 

O loudness que eu conheço era apenas um filtro simples com resistor e capacitor do tipo passivo. 

Antigamente usavam aquele potenciômetro de 4 pinos pra fazer, mas eu descobri outra maneira de fazer sem este tipo de potenciômetro. 

Se achar interessante posso te mostrar como é. 

Mas imagino que com esse circuito ativo deva ser melhor. 

Postado

Em uma ligação simples, apenas o diodo e o potenciômetro, obtive um valor de 39.1k na regulagem do VU, acho que vou colocar dois resistores de 82k em paralelo para obter 41k, ou até mesmo um resistor de 43k, por que estou com uma lampada em série na alimentação do amplificador, então quando tirar essa lampada acredito que a potencia de saída vai aumentar um pouco por conta da aumenta na tensão de alimentação no amplificador.

também já vou adicionar o capacitor.

Postado

Liguei sem a lâmpada série, e precisei colocar 57k de resistores (47k+10k), ficou bom, quanto ao capacitor, achei mais legal sem ele, com ele o ponteiro quase não se movimenta, pois fica a tensão dc, com a carga do capacitor, talvez se colocar um capacitância menor, ele se move mais, mas vou deixar sem mesmo.

Agora só esperar os adesivos chegar para envelopar tudo e montar, ai mando uma foto aqui.

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Pois Bem, a caixa esta praticamente finalizada, esperando apenas chegar o decodificar mp3, com porta USB, cartão de memoria, Bluetooth...

segue umas imagens:

a220334e-2cbf-4fa1-b797-094dec4c5f30.jpg

8e289284-270d-447c-a132-4ea42b6b45f8.jpg

1c76a66b-1bfa-4a1d-a17f-94a87d067cf0.jpg

1049afbb-fb49-491e-bec0-bdf80b5a08ba.jpg

cff02337-dd31-4382-a627-de52b5d1bfaa.jpg

f53b7403-5348-410e-84eb-25f7780afd4c.jpg

Resultado final:

f73e6a1c-39f2-466d-9060-0f9b485b3289.jpg

78e37e19-5092-4a12-a97e-6742a179356d.jpg

Muito Obrigado a todos.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!