Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde turma

Ontem eu estava fazendo overclock e de repente notei que o cooler não estava mais acelerando como deveria. Antes, ele passava fácil dos 5000 RPM, podendo chegar até a 6100 e a temperatura não passava dos 60°C nos testes de estabilidade. No entanto, agora ele simplesmente não acelera conforme a necessidade. Quer dizer, ele acelera, mas bem pouco. O valor máximo que ele atingiu foi de 4326 RPM, a uma temperatura de 66°C. E não é bug no programa, porque como é um cooler bem barulhento, eu consigo notar que ele não está mais girando tão rápido mesmo.

Tentei usar o SpeedFan e configurar manualmente a rotação, mas esse programa é muito antigo e difícil de usar, não sei como ninguém lançou um programa mais atualizado até agora. Enfim, não consegui e estou com medo de atingir temperaturas muito altas, alguém tem alguma dica pra mim?

• Solução
Postado

Verifique na bios a configuração do perfil de rotação do cpu fan.
Desabilite o controle de rotação e confira a rotação na própria bios.

Postado

Uma coisa estranha que eu notei é que a velocidade do cooler diminui muito quando eu abro o gabinete. No caso, esse problema começou a acontecer quando eu o abri. Fechei ele de novo, e o cooler voltou a girar tão rápido quanto girava antes. Entretanto, o gabinete fechado estava abafando demais, então decidi deixá-lo aberto mesmo. Por sorte, descobri que ao desabilitar o Q-Fan (que eu acredito que seja uma tecnologia da Asus para diminuir a rotação e aliviar o ruído), o cooler passou a girar perfeitamente. Agora ele não faz mais barulho enquanto o sistema está ocioso, mesmo com o gabinete aberto, e alcança a rotação máxima quando é necessário.

A minha BIOS não tem essa opção de perfil de rotação, mas a solução foi só desativar o Q-Fan. Obrigado pela ajuda @EdsonSM !

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...