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Pessoal estou montando um circuito no-break para utilizar em meu sistema. O circuito consiste em uma fonte 12V 10A que alimenta o sistema, juntamente com uma bateria 12V 7ah (ligada a uma fonte flutuante 13,8V 1A) que é acionada quando há falta de energia. O Relé 1 é para troca da fonte para bateria, e o Relé 2 é para desligar a bateria caso a bateria chegue próximo de 11,5V. Montei um circuito e gostaria de saber se ele está correto quanto a utilização de zener e do capacitor? Qual seria a capacitância ideal para segurar o circuito que drena aproximadamente 7A com a comutação do relé?

 

Segue imagem do circuito.

Capturar.PNG

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D4 é desnecessário. Pode ligar o relé direto na fonte. 

O relé 1 esta com os contatos invertidos, o Borne nº 5 vai na carga, o três na fonte e o dois na carga. 

D1 derruba a tensão do carregador para 13,1V. Também dá pra deixar sem. 

O relé dois também está invertido, a bateria vai no pino 3.

O que é esse U1? 

Se a sua carga é de 7A, por que não uma bateria maior? 

Essa de 7Ah vai trabalhar no limite. 

E por que a fonte principal é mais forte do que a bateria? 

 

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38 minutos atrás, Mestre88 disse:

D4 é desnecessário. Pode ligar o relé direto na fonte. 

O relé 1 esta com os contatos invertidos, o Borne nº 5 vai na carga, o três na fonte e o dois na carga. 

D1 derruba a tensão do carregador para 13,1V. Também dá pra deixar sem. 

O relé dois também está invertido, a bateria vai no pino 3.

O que é esse U1? 

Se a sua carga é de 7A, por que não uma bateria maior? 

Essa de 7Ah vai trabalhar no limite. 

E por que a fonte principal é mais forte do que a bateria? 

 

Obrigado pela ajuda.

 

Não entendi a questão do Relé 1.

Sem o D1 a bateria, quando ocorrer uma falta de energia, não ia passar para o sentido da fonte fazendo a mesma consumir?

beleza

O U1 é um conversor de 13,8V para 12V

A carga vai chegar próximo aos 7A mas não preciso de muita autonomia da bateria, pois ela só vai ser utilizada para o tempo que leva para o gerador do prédio acionar.

A fonte é mais forte porque achei por um preço mais em conta do que a de 7A. Mas pode ser de 7A também.

 

Minha carga são 2 câmeras IP (máx. 2A), 1 modem (máx. 1A), 1 hub (máx. 1A), 1 sinalizador (máx. 1A), e 1 raspberry (máx. 1A) com alguns acessórios.

 

O raspberry já medi a corrente pelo multímetro e para meu uso deu aproximadamente 0,31A

 

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2 horas atrás, marcoslucianops disse:

Não entendi a questão do Relé 1.

É a maneira como deve ligar, pra quando tiver energia suas câmeras serem alimentadas pela fonte e quando não tiver serem alimentadas pela bateria. 

O contato do pino 5 é o que se move, a carga vai nele. Pois se move para a conexão com a fonte ou com a bateria. 

2 horas atrás, marcoslucianops disse:

O U1 é um conversor de 13,8V para 12V

Então também não precisa dele, pois enquanto houver energia o relé 1 não deixa os 13,8V irem para a carga. Quando não tiver terá só 12V da bateria mesmo. 

2 horas atrás, marcoslucianops disse:

A fonte é mais forte porque achei por um preço mais em conta do que a de 7A. Mas pode ser de 7A também.

Tá certo, eu pensei que fosse por isso mesmo. 

2 horas atrás, marcoslucianops disse:

Minha carga são 2 câmeras IP (máx. 2A), 1 modem (máx. 1A), 1 hub (máx. 1A), 1 sinalizador (máx. 1A), e 1 raspberry (máx. 1A) com alguns acessórios.

Talvez nem chegue a 7A então. Esses valores são meio arredondados, tipo 700, 800 ou 900mA e aí arredondam pra 1A.

Só medindo pra saber exato, mas nesse caso não é necessário. 

Pode ser essa bateria aí mesmo. 

2 horas atrás, marcoslucianops disse:

Sem o D1 a bateria, quando ocorrer uma falta de energia, não ia passar para o sentido da fonte fazendo a mesma consumir?

É que lá dentro do carregador já tem outro diodo justamente pra isso, colocar outro só vai servir pra diminuir a tensão de saída. 

Se o seu carregador tiver como aumentar a tensão pra 14,5V aí pode deixar o diodo se quiser. 

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4 horas atrás, Mestre88 disse:

É a maneira como deve ligar, pra quando tiver energia suas câmeras serem alimentadas pela fonte e quando não tiver serem alimentadas pela bateria.

O contato do pino 5 é o que se move, a carga vai nele. Pois se move para a conexão com a fonte ou com a bateria.

Entendi

 

4 horas atrás, Mestre88 disse:

Então também não precisa dele, pois enquanto houver energia o relé 1 não deixa os 13,8V irem para a carga. Quando não tiver terá só 12V da bateria mesmo.

Quando a fonte flutuante desliga a tensão da bateria cai pros 12V instantaneamente?

 

4 horas atrás, Mestre88 disse:

É que lá dentro do carregador já tem outro diodo justamente pra isso, colocar outro só vai servir pra diminuir a tensão de saída. 

Se o seu carregador tiver como aumentar a tensão pra 14,5V aí pode deixar o diodo se quiser. 

Entendi

 

Uma dúvida, a colocação do zener está correta? Seria para quando a bateria chegar em 11,5V aproximadamente ele desligar a bateria. Sobre o capacitor para segurar a carga na comutação do relé, qual posso colocar?

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9 horas atrás, marcoslucianops disse:

a uma fonte flutuante 13,8V 1A que é acionada quando há falta de energia

Acho que não entendi direito... (se é que entendo de alguma coisa)

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4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Acho que não entendi direito... (se é que entendo de alguma coisa)

A bateria é acionada quando falta energia, no caso. Escrevi meio errado. Editei lá.

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Eu que meio que entendi errado que você tinha 3 fontes de energia. Depois pensei ... uai, se falta luz onde ele vai ligar a flutuadora de 13,8V? Depois vi o desenho....a propósito, o lance do zener tá sinistro. Se relé 12V, não deve acionar.

Numa tradicional visão minimalista pessoal, penso que você pode ligar só a fonte e bateria e nem precisa do regulador. De fato, de quase nada a não ser o lance da subtensão da bat...

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10 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu que meio que entendi errado que você tinha 3 fontes de energia. Depois pensei ... uai, se falta luz onde ele vai ligar a flutuadora de 13,8V? Depois vi o desenho....a propósito, o lance do zener tá sinistro. Se relé 12V, não deve acionar.

Numa tradicional visão minimalista pessoal, penso que você pode ligar só a fonte e bateria e nem precisa do regulador. De fato, de quase nada a não ser o lance da subtensão da bat...

O zener eu coloquei para, quando a tensão da bateria chegar próximo de 11,5V, ele desligar o relé. O diodo antes dele da uma queda de tensão de 0,7V +/-, chegando menos de 11V, desligando o relé. É só para a bateria não abaixar muito a tensão e dar problema.

Eu não sei como fica a ligação correta do zener, coloquei ele assim porque vi que uma das funções dele poderia ser essa que citei.

 

O conversor eu coloquei para o tempo em que a bateria levar para chegar aos 12V após a queda de energia e o tempo que ela ficar abaixo dos 12V até 11,5V. O processo dele abaixar a tensão para 12V, quando o carregador flutuante desliga, é rápido?

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3 horas atrás, marcoslucianops disse:

O processo dele abaixar a tensão para 12V, quando o carregador flutuante desliga, é rápido?

Depende do que tem ligado na saída. 

Quando acabar a energia vai ficar em 13V, suas coisas não vão queimar com essa tensão. 

 

3 horas atrás, marcoslucianops disse:

O zener eu coloquei para, quando a tensão da bateria chegar próximo de 11,5V, ele desligar o relé. O diodo antes dele da uma queda de tensão de 0,7V +/-, chegando menos de 11V, desligando o relé. 

Eu nunca usei isso, mas acho que funciona sim. 

Já fiz de outra forma, usando transistor. 

adicionado 2 minutos depois
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

a propósito, o lance do zener tá sinistro. 

Bem minimalista, não acha? 

Achei até que você já tinha oferecido isso a alguém aqui no fórum. 

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Postado
17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Bem minimalista, não acha? 

Achei até que você já tinha oferecido isso a alguém aqui no fórum. 

Este não. Minimalista mas ainda não entendo como funciona naquele caso (pra mim o rele só vai atracar se a bateria estiver com uns 20V) mas normalmente não entendo nada mesmo.

17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eu nunca usei isso, mas acho que funciona sim.  

 

 

17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Já fiz de outra forma, usando transistor. 

Ilustre amigo, ilustre amigo... algo como...

F7G56U3IQCBI3JW.LARGE.gif...aí sim hein...

 

O minimalismo total que vislumbro é alimentar tudo com os 14v: fonte e bateria em paralelo + o sisteminha acima.

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Postado
9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Este não. Minimalista mas ainda não entendo como funciona mas normalmente não entendo nada mesmo.

Este sistema é para, quando houver uma falta de energia, a bateria alimentar o circuito. Se o gerador não acionar ou não tiver gerador, ele segura a carga por um tempo. Se tiver gerador, ele segura a carga até o gerador alimentar as fontes novamente, desligando a bateria.

 

9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Ilustre amigo, ilustre amigo... algo como...

F7G56U3IQCBI3JW.LARGE.gif...aí sim hein...

 

O minimalismo total que vislumbro é alimentar tudo com os 14v: fonte e bateria em paralelo + o sisteminha acima.

Mas essa bateria pode ser alimentada diretamente (sem flutuação)?

Esse sistema eu substituo no caminho que fiz do zener, certo? Como faço a regulagem de tensão para ele desarmar o relé?

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Postado

Ok... A essencia eu entendi e obrigado pelo esclarecimento. A grosso modo você tem mesmo 3 fontes de energia mas a ideia é considerar só duas mesmo: a rede e a bateria. simples: sua fonte em paralelo com a bateria e ja era. Os aparatos que funcionam com 12 devem funcionar de boa com 14. Sua...

13 horas atrás, marcoslucianops disse:

fonte 12V 10A que alimenta o sistema

... se possível, deve ser ajustada pra 14V e já era.

 

10 minutos atrás, marcoslucianops disse:

Mas essa bateria pode ser alimentada diretamente (sem flutuação)?

Esse sistema eu substituo no caminho que fiz do zener, certo? Como faço a regulagem de tensão para ele desarmar o relé? 

Sim 14V seria sua flutuação... ok...então ajuste pra 13,8.

Sim é pra desligar o rele se bat baixa. Não tem regulagem. Considere ~10,7V ... 10 do zener + 0,7 do VBE...

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Postado
54 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Ok... A essencia eu entendi e obrigado pelo esclarecimento. A grosso modo você tem mesmo 3 fontes de energia mas a ideia é considerar só duas mesmo: a rede e a bateria. simples: sua fonte em paralelo com a bateria e ja era. Os aparatos que funcionam com 12 devem funcionar de boa com 14. Sua...

... se possível, deve ser ajustada pra 14V e já era.

 

Sim 14V seria sua flutuação... ok...então ajuste pra 13,8.

Sim é pra desligar o rele se bat baixa. Não tem regulagem. Considere ~10,7V ... 10 do zener + 0,7 do VBE...

 

Meu medo era colocar a fonte em paralelo com a bateria e ela estragar devido a corrente alta da fonte.

 

Ficaria assim então?

 

Capturar2.PNG

 
 

o sistema mais simples seria assim (levando em consideração que a bateria nunca chegasse abaixo dos 12V):

 

A questão ainda seria se a bateria poderia ser carregada por essa fonte.

Capturar3.PNG

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Postado

O + simples, como já te disse, seria sem o regulador. Mas pode deixá-lo. Só considere que se ele não for LDO, vai comer um pedaço maior da tensão.

E continuo achando de você deve usar o contato n.a. do relé ... mesmo sabendo que a bobina dele vai comer uma fatia pequena da energia da bateria...

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Postado
16 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

O + simples, como já te disse, seria sem o regulador. Mas pode deixá-lo. Só considere que se ele não for LDO, vai comer um pedaço maior da tensão.

E continuo achando de você deve usar o contato n.a. do relé ... mesmo sabendo que a bobina dele vai comer uma fatia pequena da energia da bateria...

Me tire uma dúvida, se eu ligar tudo em paralelo vai funcionar normalmente?

Capturar4.PNG

Postado
10 minutos atrás, marcoslucianops disse:

Me tire uma dúvida, se eu ligar tudo em paralelo vai funcionar normalmente?

Capturar4.PNG

Sim. 

Para se ter uma ideia, é assim que fazem nos carros e motos por exemplo. 

Com a diferença de que no lugar da fonte vai um gerador. 

Indo mais próximo ao seu objetivo, nas centrais de alarme também é assim. 

 

Os circuitos eletrônicos de proteção e com relês são mais úteis quando se tem conversões de tensão (caso dos no-breaks de 110/220V). 

No seu caso é tudo uma tensão só. 

 

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Postado
4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim. 

Para se ter uma ideia, é assim que fazem nos carros e motos por exemplo. 

Com a diferença de que no lugar da fonte vai um gerador. 

Indo mais próximo ao seu objetivo, nas centrais de alarme também é assim. 

 

Os circuitos eletrônicos de proteção e com relês são mais úteis quando se tem conversões de tensão (caso dos no-breaks de 110/220V). 

No seu caso é tudo uma tensão só. 

 

Então vou fazer assim, fica mais simples e menos custoso. Eu tinha pensado no circuito la de cima, porque pensei que não podia ligar a bateria na fonte chaveada.

 

Obrigado

 

Postado
1 hora atrás, marcoslucianops disse:

Então vou fazer assim, fica mais simples e menos custoso. Eu tinha pensado no circuito la de cima, porque pensei que não podia ligar a bateria na fonte chaveada.

Eu não disse antes porque não me veio a cabeça se a sua fonte de 12V tinha como aumentar a tensão para os 13,8V.

Postado
10 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eu não disse antes porque não me veio a cabeça se a sua fonte de 12V tinha como aumentar a tensão para os 13,8V.

Eu irei usar uma fonte 13,8V 10A no lugar da de 12V 10A.

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Postado
Em 09/12/2018 às 13:06, marcoslucianops disse:

A questão ainda seria se a bateria poderia ser carregada por essa fonte.

Capturar3.PNG

 

Ola.

 

Tecnicamente NÃO PODE !!!

 

Pelo menos do ponto de vista da durabilidade ou mesmo da sobrevivência da bateria.

 

Vamos lembrar que baterias do tipo estacionária tem algumas frescuras com relação a corrente de carga, que no caso seria de 0,1 a 0,25C.

 

Sendo C  = 7Ah  então a corrente máxima que ela aceita sem fazer drama é 1,75A  ( 7 * 0,25 )  .

 

Eu não quero estar perto quando a fonte tentar empurrar 10A nela, acredite !

 

A tensão de flutuação é 13,5V a 13,8V  , mas eu considero essencial a presença do carregador inteligente que 'entenda' o momento de baixar a corrente para uns 10mA/Ah  por elemento quando a tensão da bateria atingir este o valor de 'repouso ativo' .

 

Se fosse uma bateria AUTOMOTIVA  de 12V por 40Ah talvez eu deixasse alimentada direto por essa fonte, como lembrou  o @Mestre88 de ser o modo default de uso nos carros e motos, porque elas tem uma arquitetura interna muito mais robusta e respondem a outros parâmetros de carga e descarga.

 

'_'

 

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