Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Recentemente adquiri uma GTX 1060 6GB da Galax, modelo OC, e acabei notando temperaturas não tão agradáveis ao jogar PUBG.

No caso, nas últimas semanas estava batendo a marca de 75ºC, que creio que seja uma temperatura normal para a placa.

Mas nos últimos dias, provavelmente pelo calor infernal que está fazendo (Interior do estado de SP), acabou chegando a 78ºC. Não é TÃO alto, não afeta no desempenho do jogo, mas acabei me preocupando.

Pesquisei um pouco, e vi que uma das formas de resolver isso é fazendo Undervolt, ou Underclock, mas não achei informações 'exatas' de quanto de Tensão eu posso diminuir em uma GTX 1060 6GB. Por isso estou aqui, alguém que possui essa GPU ou tem conhecimento sobre Undervolt, poderia me explicar ou mostrar como fazer a curva de Tensão/Frequência? Realmente vale a pena? Li um pouco sobre e vi que aparentemente não há perigo em aplicar o Undervolt em uma GPU, é verdade?

INFORMAÇÕES QUE PODEM SER IMPORTANTES:
Sobre a velocidade das ventoinhas da GPU

Spoiler

Obtive resultados super interessantes ao aumentar curva das velocidade das ventoinhas em 10% (80% quando atinge 70ºC e 85% quando atinge 75ºC).

A GPU não passa de 72ºC no PUBG. Mas não sei o quanto isso é eficaz, na questão da vida útil das ventoinhas. Por isso estou buscando soluções alternativas.

Sobre o airflow do meu gabinete:

Spoiler

É um AERO-500, ele possui 3 ventoinhas, uma delas fica na parte de trás (jogando ar para fora), e as outras duas ficam na parte da frente (jogando ar para dentro), já estou providenciando mais uma ventoinha para colocar na parte de cima e jogar ar para fora também.

As especificações do meu PC se encontram no meu perfil, ou ao lado esquerdo desse texto, no botão Meu PC.

Precisando de mais alguma informação, basta pedir.

Obrigado!

Postado

Para atualizar o post e talvez conseguir alguma resposta.

Agora a placa de vídeo está atingindo 73-74ºC, em 100% de uso (no PUBG) e com as ventoinhas a 85%.

Creio que essa temperatura não é problemática, mas como já disse no primeiro post, não sei se é recomendado deixar as ventoinhas trabalhando a 85%. Será que pode causar algum problema a longo prazo?

E caso alguém tiver alguma informação sobre Undervolt nessa GPU, agradeço...

Postado
2 horas atrás, juniorasmj disse:

Agora a placa de vídeo está atingindo 73-74ºC, em 100% de uso (no PUBG) e com as ventoinhas a 85%.

Creio que essa temperatura não é problemática, mas como já disse no primeiro post, não sei se é recomendado deixar as ventoinhas trabalhando a 85%. Será que pode causar algum problema a longo prazo?

Possuo placas operando 24 horas a mais de dois anos com ventoinhas acima de 80%, até então não tive problemas, porém deve ser de faixo a redução da vida útil para um sistemas de ventilação que opera em porcentagens mais baixas. Lembrando que os fabricantes limitam na BIOS da placa um percentual máximo tolerável para a sua utilização mesmo que em 100%. O undervolt é uma faca de dois gumes, assim como o overvolt, mexer em tensões sempre acarreta um procedimento divergido pelo original do fabricante, são principios elétricos basicos... Quanto menor for a tensão, maior é a corrente, quando maior a tensão, menor a corrente... São grandezas inversamente proporcionais, quando você aliviar a temperatura do GPU CORE através de um undervolt por exemplo, saiba que temperaturas de outros setores da placa como PWM estão com corrente maior aplicada por trabalharem em tensões mais baixas, quanto maior a corrente, maior o efeito joule (calor), é como tirar de um buraco e colocar no outro, pesquise bem sobre o que você está fazendo antes de se preocupar somente com temperatura de GPU Core.

• Obrigado 1
Postado

@DecryptorBR Entendi! Interessante essa questão sobre o Undervolt, vou pesquisar um pouco mais antes de tentar algo. Já que as temperaturas estão dentro do normal, e aparentemente as ventoinhas a 85% não é problemático, não deve ter problema.

Obrigado!

• Curtir 1
  • 9 meses depois...
Postado
Em 17/12/2018 às 10:37, juniorasmj disse:

Colega, você resolveu seu problema? Estou passando por isso também, em jogos mais pesados minha 1060 tá pegando 77° a 80°.

Técnicos falam que a temperatura tá de boa pro verão, é alta mas a placa aceita. Quando forço as fans consigo fazer elas ficarem a 75 ou 76° com 93% de giro.

Postado

Resolvi com o que eu mencionei ali, aumentando a velocidade das ventoinhas.

Normalmente não passa de 70°C. Mas no calor que tá fazendo ultimamente (40°C na minha cidade), de vez em quando ela pega 72-74°C, que é uma temperatura completamente normal.

Acredito que a tua placa tá normal também, assim como os técnicos te indicaram.

A melhor solução pra esse caso era ter nascido em um país onde o calor não é tão infernal assim 😅.

Postado
38 minutos atrás, juniorasmj disse:

Resolvi com o que eu mencionei ali, aumentando a velocidade das ventoinhas.

Normalmente não passa de 70°C. Mas no calor que tá fazendo ultimamente (40°C na minha cidade), de vez em quando ela pega 72-74°C, que é uma temperatura completamente normal.

Acredito que a tua placa tá normal também, assim como os técnicos te indicaram.

A melhor solução pra esse caso era ter nascido em um país onde o calor não é tão infernal assim 😅.

Entendi, aqui mesmo aumentando a ventoinha, ela chega nos 77° em alguns mais pesados.

Mas isso só aconteceu depois que sai de um i5 7400 e coloquei um Ryzen 5 3600, acho que o calor interno do gabinete aumentou. Antes com a FAN em 90% ela segurava uns 72°.

Vou colocar um dissipador maior no processador que assopra pra fora do gabinete, vamos ver se melhora.

Pode compartilhar sua curva de FAN comigo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...