Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CX 500 com problemas?


Breno200

Posts recomendados

Bom dia!  Eu estou com uma imensa dúvida, meu pc estava funcionando normalmente (troquei placa-mãe a 3 meses),  até que nesse final de semana o mesmo começou a desligar sozinho, sem nenhum motivo aparente. Fiz  testes de estress com o aida64,  deixei a cpu por 45 min sendo estressada,  nada de desligar.  Depois, fiz o teste com minha vga,  e novamente, nada de desligar após 45 min.  (65-70% de tdp da vga nos testes).  E ai,  curiosamente, quando fui jogar killing floor 2 (que puxa 80-85% do tdp) o pc desligava com 5-7 minutos.  Fiz mais testes,  o pc funcionava por 2-3 horas sem nenhuma função pesada e desligava da mesma forma. O mais óbvio é que a fonte estava provavelmente com algum defeito, visto que tem uns 6-7 anos. Porém, algo curioso aconteceu,  hoje pela manhã o pc desligou depois de 10 minutos, e não dava nenhum sinal de vida ao toque de ligar.  Desmontei a placa de vídeo e tirei a placa-mãe do gabinete, tentei ligar só com o básico e nada.  Eu estava querendo evitar ter que testar no pc da minha mãe, mas fui fazer o teste. Pra minha surpresa,  a fonte ligou o pc (não deu pra verificar se tava dando vídeo). Ai tentei ligar minha placa-mãe na fonte genérica da minha mãe,  e ligou! Curiosamente, funcionou normalmente.  Depois tentei novamente ligar minha fonte na minhq placa-mãe,  funcionou mas sem vídeo. Pro teste final,  coloquei minha placa de vídeo novamente,  o pc nem dá sinal de vida,  nem gira coler ou algo acontece. 

 

Estou um pouco perdido aqui,  não tenho nenhum equipamento para realizar testes, mas,  pelo descrito, alguém saberia dizer o que pode estar acontecendo? 

 

Resumindo, não sei se ficou confuso :

 

 

O pc desligava com cargas maiores,  parou de funcionar depois de 2-3 dias,  tirei a vga e ainda não ligava,  tentei minha fonte em outro pc e ligou,  depois tentei outra fonte no meu pc e também ligou, colocando a minha fonte de volta no meu pc,  ligou mas não deu vídeo,  e pra finalizar liguei a vga na minha placa-mãe com minha fonte e novamente nem sinal de vida. 

 

*EDIT

Não testei minha placa de vídeo na fonte da minha mãe porque a mesma é genérica e não deve suportar a 970, para evitar problemas, nem arrisquei.

Configurações :

 

Cx500

Gtx 970

placa-mãe u3s3-h61m asrock

I5 3470 

8GB DDR3.

 

 

 

Um detalhe,  minha placa-mãe tem 3 meses,  a minha antiga morreu (curiosamente de forma parecida).

 

Agradeço desde já! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Breno200 disse:

Bom dia!  Eu estou com uma imensa dúvida, meu pc estava funcionando normalmente (troquei placa-mãe a 3 meses),  até que nesse final de semana o mesmo começou a desligar sozinho, sem nenhum motivo aparente. Fiz  testes de estress com o aida64,  deixei a cpu por 45 min sendo estressada,  nada de desligar.  Depois, fiz o teste com minha vga,  e novamente, nada de desligar após 45 min.  (65-70% de tdp da vga nos testes).  E ai,  curiosamente, quando fui jogar killing floor 2 (que puxa 80-85% do tdp) o pc desligava com 5-7 minutos.  Fiz mais testes,  o pc funcionava por 2-3 horas sem nenhuma função pesada e desligava da mesma forma. O mais óbvio é que a fonte estava provavelmente com algum defeito, visto que tem uns 6-7 anos. Porém, algo curioso aconteceu,  hoje pela manhã o pc desligou depois de 10 minutos, e não dava nenhum sinal de vida ao toque de ligar.  Desmontei a placa de vídeo e tirei a placa-mãe do gabinete, tentei ligar só com o básico e nada.  Eu estava querendo evitar ter que testar no pc da minha mãe, mas fui fazer o teste. Pra minha surpresa,  a fonte ligou o pc (não deu pra verificar se tava dando vídeo). Ai tentei ligar minha placa-mãe na fonte genérica da minha mãe,  e ligou! Curiosamente, funcionou normalmente.  Depois tentei novamente ligar minha fonte na minhq placa-mãe,  funcionou mas sem vídeo. Pro teste final,  coloquei minha placa de vídeo novamente,  o pc nem dá sinal de vida,  nem gira coler ou algo acontece. 

 

Estou um pouco perdido aqui,  não tenho nenhum equipamento para realizar testes, mas,  pelo descrito, alguém saberia dizer o que pode estar acontecendo? 

 

Resumindo, não sei se ficou confuso :

 

 

O pc desligava com cargas maiores,  parou de funcionar depois de 2-3 dias,  tirei a vga e ainda não ligava,  tentei minha fonte em outro pc e ligou,  depois tentei outra fonte no meu pc e também ligou, colocando a minha fonte de volta no meu pc,  ligou mas não deu vídeo,  e pra finalizar liguei a vga na minha placa-mãe com minha fonte e novamente nem sinal de vida. 

 

*EDIT

Não testei minha placa de vídeo na fonte da minha mãe porque a mesma é genérica e não deve suportar a 970, para evitar problemas, nem arrisquei.

Configurações :

 

Cx500

Gtx 970

placa-mãe u3s3-h61m asrock

I5 3470 

8GB DDR3.

 

 

 

Um detalhe,  minha placa-mãe tem 3 meses,  a minha antiga morreu (curiosamente de forma parecida).

 

Agradeço desde já! 

Pode ser tanta coisa que fiquei confuso só de ler seu post kkkkk.

Tira a fonte CX500 do gabinete, abre ela e olha se tem algum capacitor estufado ou vazado óleo. Não acredito que seja a Fonte nesse caso.

Pode ser que sua Placa de Vídeo estava superaquecendo...talvez por falta de refrigeração, Pasta térmica velha ou faltando, Dissipador soltando da placa de vídeo, cooler travado etc...

Em algum desses testes voce esqueceu de ligar a alimentação extra da placa de vídeo? Se tiver ligado sem, a GPU da placa queimou e provavelmente o slot PCI também.

Por incrível que pareça, eu ja perdi uma placa-mãe por causa de um Painel USB frontal em curto. Pra voce ver o tanto de motivos pra placa-mãe desligar.

 

Faça o mesmo procedimento fora do gabinete. Faça HardReset na mobo, Limpe todos os contatos da memória e placa de video com borracha, limpe com um pincel retirando a poeira acumulada e coloque a fonte CX500 pra ligar ela depois de ter verificado o interior dela,

Se der vídeo pela VGA integrada. Depois coloque a placa de vídeo ja verificada também a pasta térmica, dissipador e cooler girando, a alimentação extra da fonte e veja se da sinal. Se depois de tudo isso ainda não funcionar,  infelizmente só resta condenar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a ambos,  eu uso filtro de linha clamper,  passo longe de estabilizadores.  

 

 

Todas as temepraturas estão normais,  pastas térmicas foram trocadas recentemente, limpeza em todos os componentes também,  todos os cabos de força estavam ligados corretamente. 

 

 

E não fiz o teste de estresse no pc da minha mãe,  pelo simples fato de que rodei o teste no meu pc e ele não desligou,  onde cheguei a conclusão que não era o processador,  memória ou algum componente da placa-mãe. Idem para placa de vídeo, nos testes não apresentou nenhum problema, joguei jogos mais leves normalmente, fps normal,  sem stuttering, temepraturas normais,  sem desligamentos. Porém, em algum jogo mais pesado,  pc desligava com poucos minutos. Aparentemente o problema está em puxar + de 200watts na vga,  ou ficar mais de 3 horas ligado,  o que me leva de volta pra fonte.  O esquisito foi o pc não ligar mais de uma hora pra outra, e funcionar numa fonte genérica, e depois a fonte funcionar de novo... Bem incomum. O pior de tudo,  eu comprei uma fonte nova (cx 650) no domingo,  pois estava quase certo de que era fonte... Deve hegar até sexta.  Sei que com ela vou  conseguir eliminar a minha fonte da jogada, mas esses últimos acontecimentos me deixaram muito em dúvida.  

 

*Edit 

Todos os testes foram feitos na bancada,  só com a placa-mãe e sem gabinete. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem provável que seja a fonte mesmo, até pelo tempo de uso dela, se você usa 24/7 o PC a vida útil da fonte é mais baixa mesmo.

 

O ideal seria ter outra placa-mãe semelhante à sua para testar, pode também muito bem ser sua placa-mãe que não está legal.

 

Qualquer novidade poste. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, bom dia.  A situação acabou de ficar mais bizarra. 

 

Eu realizei os testes novamente, com os mesmos resultados, pc não liga com cx500 mas liga com genérica, e outro pc ligando com a cx500.  

 

E ai,  quando fui testar uma última vez,  decidi resetar a bios pra tentar acessar a placa de vídeo onboard da minha mobo, visto que não tava rolando. Quebrei a cabeça por uns 5 minutos(isso ela ligada na fonte genérica). E ai desisti. Pois, coloquei a cx500 de volta no meu pc,  e funcionou.  Achei estranho,  então coloquei a placa de vídeo..  Funcionou.  Eu achando que poderia ter sido uma "sobrevida" curta,  fui jogar.  Não desligou.  Não apresentou nenhum problema.  Desmontei tudo,  montei no  gabinete, joguei 2 horas de csgo,  3 de wow, deixei o pc ligado no YouTube a madrugada inteira, nada de desligar...  Tudo normal.  

 

Po,  será que tinha algo em "curto"  e quando eu resetei a bios sumiu?  Isso é possível?  Não mudei nada nas configs da bios.  Realmente não sei o que dizer.  Eu liguei e desliguei o pc umas 5x, e ele ligou normalmente.  A única diferença é que tô ligando na chave de fenda e resetei a bios. 

 

 

Aparentemente minha fonte me deu uma cx650 de natal,  com o meu dinheiro. 

 

 

 

Alguém sabe o que tá rolando? 

 

 

*EDIT

 

Eu tô com medo de colocar a fonte nova quando ela chegar e o pc não ligar mais, halp.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Update 

A fonte chegou na segunda, fiz a instalação ontem. 

 

Primeiramente queria ressaltar a diferença de qualidade da cx500 pra cx 650... Muito absurdo. Literalmente outra coisa.  Tudo encaixa perfeitamente,  nada é duro e a qualidade dos cabos é muito superior. Vale cada centavo. 

 

 

Pc ligou  e funcionou normalmente.  Joguei o dia inteiro com minha namorada,  assisti filmes e tudo normal.  

 

 

 

Notei também um acréscimo de fps nos jogos,  alguns de  até 40%. Definitivamente tinha algo de errado com a cx500. 

 

 

Testarei mais hoje e trarei o veredito! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmado,  o problema era de fato a fonte. 

 

Como eu tinha dito,  acho que essa fonte está com problemas faz um tempo, visto que o pc tinha alguns comportamentos estranhos. Então fica ai para todos:

 

Se seu pc tá reiniciando do nada, principalmente com load, provavelmente é fonte.  Mesmo que a fonte ligue em outro computador e venha funcionar normalmente as vezes. 

 

E mesmo a cx500 sendo suficiente pra minha gtx 970, aparentemente eu tava perdendo performance. A cx650 me deu 25-40% de performance em alguns jogos.  É isso!  Agradeço a ajuda de todos e pode fechar o tópico! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!